Segurança e privacidade aparecem como os principais atributos na hora de realizar transações, aponta Visa
Pesquisa inédita encomendada pela Visa e realizada pela empresa Morning Consult, em março de 2021, mostra que os portadores de cartões Visa querem realizar transferências no WhatsApp: 79% dos entrevistados demonstraram interesse em usar o app para transferências rápidas entre pessoas.
O público com mais de 65 anos é o mais interessado na solução, com 83% afirmando ter interesse em usar o WhatsApp para transferências de dinheiro.
A pesquisa também revelou os atributos mais valorizados pelos consumidores ao realizar uma transferência, entre eles: conveniência, custo, usabilidade, privacidade, segurança, velocidade e confiança.
Segurança e privacidade foram os pontos mais importantes ao enviar dinheiro para amigos e familiares, com 83% afirmando que a segurança é muito importante e 80% destacando a relevância da privacidade. Pessoas entre 35 e 44 anos são as mais preocupadas com esses dois atributos, privacidade (89%) e segurança (93%).
As entrevistas também mostram uma variação dessas respostas conforme a região do país. Moradores dos estados do Sul do país são os que mais valorizam a segurança, com 90% dos entrevistados destacando esse atributo como muito importante, seguidos pelo Centro-Oeste (88%), Nordeste (85%), Sudeste (79%) e Norte (78%).
Quando o assunto é privacidade, os entrevistados da região Norte do país são os que menos valorizam esse atributo, com 70% afirmando ser esse um ponto de muita importância. Por outro lado, estão os moradores do Sul (84%), Nordeste (82%), Sudeste (81%) e Centro-Oeste (80%).
“Garantir a segurança está no DNA da Visa e essa também foi uma das premissas dentro do projeto com o WhatsApp. As transferências via WhatsApp são viabilizadas a partir dos recursos da plataforma Visa Direct, que possibilita transferências rápidas por meio da rede global da Visa.
O projeto adota ainda, a solução de segurança Visa Cloud Token, que protege informações confidenciais, convertendo os dados em tokens e armazenando-os com segurança”, conta Percival Jatobá, vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa do Brasil.
O perfil brasileiro em relação às transferências rápidas
A pesquisa encomendada pela Visa também buscou entender como o brasileiro costuma transferir dinheiro. Descobriu-se que 57% dos entrevistados realizam ao menos uma transferência por mês e 32% realizam esse tipo de movimentação financeira uma ou mais vezes na semana.
Abaixo os principais destaques da análise da Visa
• Os homens são os que mais transferem – em média 63% dos entrevistados afirmaram fazer isso pelo menos uma vez ao mês -, enquanto entre as mulheres entrevistadas, apenas 51% realizam transferências na mesma frequência. Quando analisado quem faz transferências mais de uma vez por semana, os números são: homens 36 % e mulheres 28%.
• Já comparando as regiões do país, os entrevistados que vivem nos estados do Norte do Brasil são disparados os que mais transferem dinheiro: 45% afirmaram enviar dinheiro para parentes ou amigos toda semana e 61% realizam mais de uma transação por mês.
– Nordeste – 58% mais de uma vez por mês e 23% toda semana
– Sudeste – 56% ao menos uma vez por mês e 33% toda semana
– Sul – 53% mais de uma vez por mês e 25% toda semana
– Centro-Oeste – 55% mais de uma vez por mês e 35% toda semana
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 19 de março com 1.000 adultos brasileiros. As entrevistas foram realizadas online e os dados foram ponderados para aproximar uma amostra com base em idade, sexo, educação e região. Os resultados completos possuem uma margem de erro de mais ou menos 3 pontos percentuais.
Sobre a Visa Inc.
Visa Inc. (NYSE:V) é a empresa líder em pagamentos digitais no mundo. Nossa missão é conectar o mundo por meio do que há de mais inovador, confiável e seguro em meios de pagamentos – permitindo que pessoas, negócios e economias prosperem. Nossa avançada rede de processamento global, a VisaNet, oferece pagamentos seguros e confiáveis em todo o mundo e é capaz de processar mais de 65.000 transações por segundo. O foco implacável da empresa em inovação é um catalisador para o rápido crescimento do comércio conectado em qualquer dispositivo e uma força motriz por trás do sonho de um futuro sem dinheiro em papel para todos, em todos os lugares. À medida que o mundo passa do analógico para o digital, a Visa insere sua marca, produtos, pessoas, rede e escala para remodelar o futuro do comércio. Para mais informações visite www.visa.com.br ou acompanhe nossa página no LinkedIn. Para saber mais sobre como a Visa realiza suas transações clique aqui .
Visa participa do 14º CMEP - Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento, promovido pela ABECS
Juliano Manrique, diretor executivo de soluções da Visa fala sobre a segurança com a chegada do PI
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!