O código baixo ou low-code já era uma tecnologia em expansão porque preenche essa lacuna e turbina o crescimento dos negócios
Por Ricardo Recchi
Na Era da Transformação Digital, desenvolver sistemas com agilidade é uma condição essencial para as empresas responderem às demandas e imprevistos de mercado.
Com a chegada da Covid-19, entretanto, o low-code ganhou força como uma tecnologia catalisadora para empresas responderem às mudanças imediatas em seus processos.
À medida em que o mundo dos negócios se tornava virtual, praticamente da noite para o dia, as ferramentas low-code apoiaram na criação de controles para a migração das operações ao home office.
Por outro lado, a crise sanitária sem precedentes também exigiu a adaptação, a criação e a otimização das ofertas para atender um modelo virtual alinhado às medidas de isolamento social para evitar o contágio ao vírus.
Num modelo tradicional de desenvolvimento, esse time-to-market teria sido 90% mais demorado. Neste período, soluções de gerenciamento de missão crítica para controlar o avanço do vírus também foram disponibilizadas a partir do desenvolvimento low-code. Enfim, com o baixo código, as possibilidades são infinitas.
A tecnologia permite criar e entregar aplicações utilizando as melhores práticas em linguagens de programação, porém economizando tempo e esforço em escrever códigos do zero porque se utiliza de modelos visuais, eliminando a necessidade de conhecimento em códigos de programação.
Até mesmo profissionais de negócios podem desenvolver ferramentas úteis para resolver os problemas diários mantendo a governança ao alcance do departamento de TI.
Independentemente do porte, toda empresa precisa de desenvolvedores para apoiar suas estratégias digitais. A diferença é que os produtos precisam ser entregues de forma ágil para atender os movimentos de mercado.
A Covid-19 deflagrou uma demanda de desenvolvimento que já estava em curso. Agora resta às empresas decidirem se continuam a operar no modelo tradicional ou se aproveitam os benefícios do low-code de agilidade, flexibilidade e baixo custo.
The ultimate guide to encryption key management
5 dicas para escolher entre software e hardware para segurança de chaves criptográficas. Ouça
Sobre a Genexus
GeneXus é uma plataforma de desenvolvimento software multiplataforma líder há mais de 25 anos, que permite adotar novas tecnologias rapidamente. A plataforma usada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, bem como em dispositivos móveis. low
Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software. low
Fundada em 1988, a GeneXus está sediada em Montevidéu (Uruguai) e possui escritórios no Brasil, Estados Unidos, Japão e México. Além disso, está presente em 45 países da África, Ásia, Europa, Oceania e Américas.
Chrome terá preparando seu próprio armazenamento de raiz de certificado