Últimas notícias

Fique informado

Principais formas de ransomware que preocupam as empresas identificadas

1 de agosto de 2022

Por Dr. Tim Sandle

Uma análise dos hábitos de pesquisa na Internet no Reino Unido revelou os tipos mais comuns de ransomware que estão sendo rastreados, juntamente com uma ideia das estratégias defensivas que os usuários desejam implementar. Isso vem de uma revisão realizada pelo Firewall Technical .

As principais formas de preocupação de ransomware são lideradas por preocupações contínuas com o ataque de ransomware Wannacry. Essa ameaça global continua sendo o ransomware mais pesquisado em todo o mundo. O Wannacry foi lançado em 2017 e é conhecido por afetar PCs com Windows. No Reino Unido, é o ransomware que atacou o NHS. Ao ser lançado em 2017, fica claro que o Wannacry ainda está infectando computadores em 2022.

Segue-se o Ryuk ransomware, um código malicioso lançado pelo grupo de hackers WIZARD SPIDER, mais uma vez direcionado aos serviços de saúde no Reino Unido e nos EUA, foi o segundo ransomware mais pesquisado e teve o maior número de buscas por pessoas que procuram informações sobre o que é o Ryuk .

Ryuk é considerado um dos ataques de ransomware mais perigosos por profissionais de segurança cibernética e é responsável por algumas das maiores demandas de resgate em todo o mundo.

Petya ransomware é uma família de ataques de ransomware que foi lançada em 2016. Em 2022 é o terceiro ataque de ransomware mais pesquisado. O ransomware Petya tornou-se conhecido em 2017, quando uma variante da família Petya infectou o Banco Nacional da Ucrânia antes de passar para outros alvos na Europa. Estima-se que os ataques de 2017 tenham causado mais de US$ 10 bilhões em danos.

Cryptolocker, Locky, Cerber, Jigsaw, Bad rabbit e GandCrab ransomware representam outras formas de software malicioso que preocupam os usuários de sistemas online.  

A maioria dos principais vetores de ataque de ransomware preocupantes são:

– Wannacry
– Ryuk
– Petya
– Cryptolocker
– Locky
– Cerber
– Jigsaw
– Bad rabbit
– GandCrab
– CryptoWall

Os tipos de ataques de ransomware que são menos pesquisados ​​incluem: Crysis, Reveton e GoldenEye.

Software antivírus Kaspersky e Bitdefender foram os softwares antivírus que obtiveram o maior número de pesquisas no Reino Unido.

Um porta-voz da Firewall Technical disse ao Digital Journal : “A extorsão cibernética é muito real e empresas menores com menos medidas de segurança podem ser alvos fáceis e lucrativos para os cibercriminosos. Observando os dados deste estudo, fica claro que o ransomware não vai desaparecer tão cedo.”

Fonte: Digital Journal

Acompanhe os principais artigos, matérias e cases sobre Cibersegurança, aqui!

Siga o Crypto ID no LinkedIn e acompanhe artigos e notícias sobre segurança da informação, cibersegurança e transformação digital com foco em Criptografia e Identificação Digital!