Últimas notícias

Fique informado
Privacidade e o poder do Big Data

Privacidade e o poder do Big Data

04/02/2015
Sergio Leal

Sergio Leal

Big Data é uma nova área de conhecimento que se consolida um volume enorme de dados e utiliza ferramentas de alto desempenho para identificar correlações e padrões entre eles. Hoje são usadas por empresas como grandes varejistas e empresas de cartão de crédito para “entrar na sua mente” e oferecer o produto certo nas condições ideais.

Pesquisadores têm acesso a grandes volumes de dados “anonimizados” para análise, e acredita-se que a retirada de dados chave como nome, CPF e afins impediriam a identificação das “cobaias” analisadas.

O fato é que as ferramentas de Big Data ganham novos super poderes a cada versão e podem “desanonimizar” os analisados na maioria das vezes. Junto com grandes promessas temos grandes riscos.

Estudos mostram que dados de cartão de crédito como local e valor da compra podem ajudar a quebrar a barreira do anonimato.

Um recente estudo da revista Science  mostra que pessoas podem ser identificadas em 90% dos casos.

Estudando três meses de dados de cartões de crédito, que atingiu 1,1 milhões de pessoas que compram em 10.000 lojas. Os dados de compra foram coletados em um país não revelado, provenientes de registros fornecidos por um “grande banco.”

Outro estudo que ficou famoso no último ano foi feito sobre os dados de 173 milhões de corridas de táxis e limusines de Nova Iorque. Ao identificar fotos públicas de celebridades entrando e saindo de táxis, foi possível conectar todos os itinerários de cada pessoa a partir dos seus hábitos e padrões comportamentais.
Os resultados obtidos com o poder crescente da tecnologia nos mostram que não podemos ficar passivos. Existe necessidade de uma vigilância permanente e a manutenção de mecanismos efetivos de proteção da privacidade.

Sérgio Leal 

  • Ativista de longa data no meio da criptografia e certificação digital.
  • Trabalha com criptografia e certificação Digital desde o início da década de 90, tendo ocupado posições de destaque em empresas lideres em seu segmento como Modulo e CertiSign.
  • Criador da ‘ittru’: Primeira solução de certificação digital mobile no mundo.
  • Bacharel em Ciências da Computação pea UERJ desde 1997.
  • Certificações:
    – Project Management Professional (desde 2007)
    – TOGAF 9.1 Certified
    – Oracle Certified Expert, Java EE 6 (Web Services Developer, Enterprise JavaBeans Developer)
  • Sérgio Leal  é colunista e membro do conselho editorial do Instituto CryptoID.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<