Últimas notícias

Fique informado

Prof Jean Martina participa do webinar da MetaRed sobre o uso da Blockchain para suporte acadêmico em IES

7 de dezembro de 2020

Spotlight

O que é PKI? Definição e guia para infraestrutura de chaves públicas.

A infraestrutura de chave pública – PKI, em português ICP – gerencia a identidade e a segurança nas comunicações da Internet para proteger pessoas, dispositivos e dados.

13 de maio de 2021

GlobalSign anuncia mudanças no comprimento da chave de assinatura de código

Os clientes TSA devem migrar para os novos URLs até 1º de junho de 2021.

12 de maio de 2021

Entrevista com Daniela Costa – VP da Arcserve LATAM – sobre Proteção de dados e soluções de backup

Daniela Costa, VP Arcserve Latam, fala sobre o porque as corporações precisam repensar suas estratégias de backup.

7 de maio de 2021

Viviane Bertol explica o que é AR Eletrônica e fala sobre os novos procedimentos de validação da ICP-Brasil

Drª Viviane Bertol, fala sobre os novos procedimentos da ICP-Brasil, panorama mundial de eIDs e sobre LGPD.

8 de abril de 2021

O que o futuro da segurança na Internet mantém em 2019 segundo especialistas da Sectigo – Ouça

Especialistas em identificação digital e criptografia da Sectigo se reúnem para traçar as principais questões sobre segurança na internet em 2019

21 de janeiro de 2019

Data e hora do webinar: 12/09/2020 11:00 UTC-3

O  Grupo de Administração Eletrônica da MetaRed Argentina promove este webinar para abordar seus possíveis usos como suporte para a parte acadêmica de nossas IES por meio de duas abordagens:

Divulgar as experiências dos representantes de cada país na utilização do Blockchain.

Mostrar quais aplicativos o Blockchain pode ter em IES e como eles podem se beneficiar dessa tecnologia.

MetaRed é um projeto colaborativo que forma uma rede de gestores de Tecnologia da Informação (TI) de Universidades Ibero-americanas com o objetivo de compartilhar melhores práticas, casos de sucesso e realizar desenvolvimentos tecnológicos colaborativos.

A inevitável Transformação Digital das Universidades atinge todas as suas áreas de atuação e é tremendamente complexa para ser enfrentada individualmente por cada universidade, em cada país e o MetaRed ajuda nessa transformação compartilhando esforços e contribuindo com as melhores práticas dos diferentes países. 

Principais objetivos do Webinar sobre Blockchain da MetaRed Neste webinar será analisada a aplicação da tecnologia blockchain em casos específicos implementados em universidades argentinas. 

Também por meio de diferentes palestrantes, será feita uma tentativa de abordar as questões sob diferentes perspectivas, como os problemas da universidade a serem resolvidos, os desafios técnicos no desenvolvimento de software e a infraestrutura de blockchain.

Programa do Webinar ” Uso da Blockchain para suporte acadêmico em IES”

Bem-vindo (5 min)

  • Yamila Spada . Co-coordenador do Grupo de Administração Eletrônica MetaRed Argentina.
  • Guillermo Diorio . Co-coordenador do Grupo de Administração Eletrônica MetaRed Argentina.

Apresentações

Argentina. ” BFA Blockchain Federal Argentina, a história de sucesso de uma rede colaborativa”  (20 min)

Luciano Minuchin

Luciano Minuchin (Blockchain Federal Argentina)

Consultor de Tecnologia da Informação e Segurança, especialista em infraestruturas tecnológicas críticas. Especialista universitário em segurança cibernética. Representante da Comissão de Administração do BFA (Blockchain Federal Argentina) integrante da diretoria da ArNog, e membro do Grupo de Trabalho Anti-Abuso (LAC-AAWG) para a América Latina e Caribe. 

Luciano Minuchin . Representante da Comissão de Administração do BFA (Blockchain Federal Argentina).

Brasil. “ Diploma Digital no Brasil e sua Evolução Técnica em Pesquisa ”  (20 min)

Jean Martina  Professor e membro titular da área de Segurança da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Dr Jean Martina

Jean Martina Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela UFSC, Doutor em Ciência da Computação pela University of Cambridge. 

É professor titular da UFSC desde 2013, onde atua na área de segurança da informação. Ele é um Newton Advanced Fellow da Royal Society. 

Ele trabalhou em vários projetos de pesquisa e extensão financiados por governos e empresas relacionados aos seguintes tópicos: Certificação digital, gerenciamento de identidade, documento eletrônico, protocolos de segurança para IoT, Blockchain e criptomoedas, etc.Graduação e Mestrado em Ciência da Computação pela UFSC, Ph.D. em Ciência da Computação na Universidade de Cambridge. 

É professor titular da UFSC desde 2013, onde atua na área de segurança da informação. É Netwon Advanced Fellow da Royal Society. 

Tem trabalhando com vários projetos de pesquisa e extensão financiados por governos e empresas privadas na área de certificação digital, gerenciamento de identidade, documento eletrônico, protocolos de segurança para IoT, blockchain e criptomoedas, e uso de aprendizado de máquina e clustering para detecção de fraude.

O Brasil com a instituição das portarias 330 / MEC / 2019 e 554 / MEC / 2019 instituiu um padrão de interoperabilidade para a emissão de diplomas que contempla o uso de garantias digitais qualificadas e permite que o diploma digital cumpra, além de sua função tradicional, Papel auxiliar na implementação e acompanhamento das políticas públicas do Ensino Superior no Brasil. Nesta apresentação vamos mostrar conceitos, desafios e respostas sobre o projeto Diploma Digital no Brasil. Vamos falar sobre sua composição, implantação e uso, sobre ou respeitando a privacidade e como ainda pode ser avançada. Nesta apresentação vamos também elaborar propostas que estamos a investigar no momento em que agilizamos ou processamos o registo de diplomas, diz Jean Martina.

Espanha. ” Crue-TIC Y BlockChain ”  (20 min)

Lluís Alfons Ariño Martín

Lluís Alfons Ariño Martín (Crue-TIC) Engenheiro da Computação com mais de 25 anos de experiência em TI, especializado no setor de ensino superior vinculado à Universidade Rovira y Virgili. Em relação ao Blockchain, Lluís colabora com o grupo de trabalho BlockChain da Conferência de Reitores de Universidades Espanholas (CRUE), vinculado ao Comitê Setorial de TIC (CRUE-TIC), na implantação da rede BLUE (Blockchain Universidades espanholas), e é membro da delegação espanhola da European Blockchain Partnership (EBP) no caso de utilização de Diplomas, da qual também é convocador

Na União Europeia, existe uma grande estrutura de confiança transfronteiriça, o regulamento eIDas, e um regulamento para garantir a privacidade desde a concepção, o regulamento GDPR. Com base nesses dois pilares, a Comissão Europeia está liderando um novo serviço de confiança baseado em blockchain pan-europeu chamado EBSI – European Blockcahin Service Infrastructure. CRUE participa diretamente da aplicação no setor educação, modelando um novo paradigma para o setor educação“, Lluís Alfons Ariño Martín . Membro do grupo de trabalho BlockChain do setor de TIC da Conferência de Reitores de Universidades Espanholas (CRUE).

Perguntas e respostas (10 min) 

Fechamento (5 min)

Reynolds alemão . Secretário Executivo MetaRed Argentina.

Organizado pelo Grupo de Administración Electrónica MetaRed Argentina

Missão MetaRed

  • Incentivar a colaboração, nacional e internacional, no campo das tecnologias de informação e comunicação entre universidades.
  • Documentar e divulgar boas práticas e casos de sucesso na utilização das TICs nas universidades e realizar uma prospecção tecnológica associada.
  • Apoiar a transformação digital de universidades com base na colaboração, compartilhando projetos.
  • Promover, realizar e publicar estudos de interesse.
  • Criar fóruns de estudo, aprendizagem e debate, nos assuntos de sua abrangência.
  • Colaborar com outras organizações, instituições e administrações públicas em temas de interesse do MetaRed, bem como com associações, empresas e fóruns relacionados com as TIC.
  • Ajudar as Universidades a melhorar sua competitividade e eficiência, fornecendo ferramentas típicas do ambiente universitário que as ajudam a analisar e implementar boas práticas de governança de TIC.
  • Servir como ponto de encontro, debate, reflexão e trabalho colaborativo sobre o uso das TICs nas Universidades.

Países MetaRed
 

Existem 9 países que atualmente compõem o MetaRed:

Entrevista com Prof. Jean Martina sobre a Assinatura Digital ICP-Brasil de Arquivamento

Fazendo uma Identidade Digital na Itália. Por professor Jean Martina

Equipe do Professor Jean Martina implanta Diploma Eletrônico na UFSC

Primeira reunião aberta online sobre Diploma Digital da UFSC. Assista aqui se você perdeu.

Como funciona a tecnologia por trás do diploma digital lançado pelo MEC

Diploma Digital assinado com Certificado ICP-Brasil é lançado hoje -10/12 pelo MEC

Content Syndication

Content syndication – distribuição de conteúdo é um método de republicar conteúdo desenvolvido por sua empresa em outros sites para atingir um público mais amplo e levar novos visitantes a seu site. Fale conosco sobre Content Syndication, contato@cryptoid.com.br | +55 11 3881 0019.

Surpreenda-se com a qualificação da nossa audiência! Mídia Kit.