Conhecimentos fundamentais da indústria 4.0, como robótica colaborativa, computação em nuvem e digitalização de processos são algumas das novidades entre os cursos oferecidos
A era digital é agora. A indústria está em acelerado processo e transformação e precisa, cada vez mais, de profissionais que compreendam essas mudanças e que estejam capacitados para trabalhar em ambientes com tecnologias da chamada quarta revolução industrial.
Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lança este mês uma carta de novos cursos de aperfeiçoamento totalmente voltados aos conhecimentos necessários para a indústria 4.0.
Com valores a partir de R$ 35, os cursos são 100% a distância, tem duração média de 40 horas, e as inscrições podem ser feitas no Mundo SENAI.
Há outros três cursos totalmente gratuitos: Desvendando a Indústria 4.0, Desvendando a Blockchain e Desvendando o BIM (Building Information Modeling).
Na indústria contemporânea, o processo de produção está cada mais baseado em dados em tempo real. Essas informações são capturadas por sensores, lançadas em ambientes virtuais, analisadas, para só então se partir para a tomada de decisões. Se feita de forma correta, a análise dos dados pode contribuir de forma substancial para o aumento da produtividade e da eficiência de uma empresa.
Os dezenove cursos que o SENAI passa a oferecer têm como objetivo capacitar os profissionais nas competências exigidas por esta nova indústria. Entre as áreas de conhecimento, está a computação em nuvem, essencial para o armazenamento dos dados capturados por sensores na linha de produção. Neste curso, o profissional aprende a fazer a migração dos dados e armazená-los de forma segura em um ambiente virtual (da nuvem).
“As empresas tendem a migrar para este tipo de armazenamento de dados porque é mais acessível e flexível, o que possibilita uma melhor dinâmica de trabalho em todo mundo, com atualização em tempo real para toda a equipe”, explica Felipe Morgado, gerente-executivo de Educação Profissional do SENAI.
Entre as novidades, destaca-se o curso de Robótica Colaborativa. Os robôs já fazem parte da vida das indústrias, mas, até então, o trabalho deles era feito de forma isolada, sem grandes interações com pessoas. Na indústria 4.0, os robôs já fazem parte do processo de forma integrada.
Ou seja, trabalham em conjunto com humanos. Neste curso, você vai entender como isso funciona e vai aprender qual a melhor forma de integrar esses robôs ao sistema de produção, tornando-o mais ágil e produtivo.
SENAI oferece curso sobre digitalização de processos industriais
Com o objetivo de apresentar este universo digital das indústrias, sensibilizando as pessoas de seus aspectos mais impactantes, o SENAI também lança o curso Desvendando a Digitalização dos Processos Industriais.
E seguindo uma trilha de aprendizagem, pode aprofundar os conhecimentos fazendo o curso de digitalização de processos Industriais, para aprender, na prática, o processo de produção, visibilidade e análise de dados, essencial para a tomada de decisões sobre os processos produtivos.
No curso Explorando Big Data, o aluno poderá compreender a evolução da informação digital até chegar ao que hoje conhecemos como Big Data e apreender as possibilidades da conversão de dados em valores.
Assim, o aluno aprenderá a usar ferramentas e técnicas das atividades de coletar, armazenar e analisar os dados, sabendo identificar padrões e interpretar o que os dados dizem sobre a produção.
Há curso sobre a integração de sistema de produção
O curso Sistemas de Execução da Manufatura ensina a integrar sistemas de produção de forma inteligente, gerando aumento na produtividade e a competitividade da empresa. No curso de Manufatura Aditiva, o participante vai aprender tudo sobre impressão 3D, técnica cada vez mais presente na indústria.
“Nesse tipo de equipamento você incorpora técnicas de impressão na linha de produção, podendo produzir desde peças simples até as mais complexas, então, é um equipamento que está se tornando indispensáveis nas indústrias”, explica Morgado.
E essa indústria contemporânea e digitalizada também precisa simular cenários, experimentar coisas novas e olhar para o futuro. Por isso, o SENAI também já lançou o curso de Desenvolvimento de RA (realidade aumentada) e RV (realidade virtual). Esses conhecimentos são fundamentais para criação de rotinas virtuais para segurança, operação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais.
Confira a lista de novos cursos:
- Desvendando a Indústria 4.0
- Inteligência Artificial (IA: aplicações na indústria)
- Desvendando a Blockchain
- Conectando-se a Indústria 4.0
- Explorando o BigDATA
- Programação Móvel para IoT (Internet of Things)
- Segurança Cibernética aplicada a Indústria 4.0
- Sistemas de Execução da Manufatura
- Robótica Colaborativa Aplicada
- Cloud computing: Arquitetura e Aplicações
- Manufatura Aditiva Aplicada
- Desenvolvimento de Aplicações em Realidade Virtual e Aumentada
- Desvendando o BIM – Building Information Modeling
- Desvendando o Lean Manufacturing
- Ferramentas do Lean Manufacturing
- Softskills: Competências do Profissional da Indústria 4.0
- Desvendando a digitalização dos processos industriais
- Digitalização dos processos industriais
- Microsoft Azure AI Engineer Associate
- Prático de simulação hiper-realista de ataques cibernéticos
Thales abre as portas para estudantes do ensino médio e oferece cursos profissionalizantes
Google adiciona ao Chrome recursos de segurança com uso de biometria
Fortinet disponibiliza gratuitamente todos os seus cursos on-line sobre segurança cibernética
- Dahua e Connectoway anunciam parceria para impulsionar projetos de alto valor agregado
- Prêmio TOTVS Brasil que FAZ abre as inscrições com nova categoria de marketing e vendas
- Vertiv anuncia Felipe Vasco como Diretor de Aplicações de Tecnologia da Vertiv LATAM
- Andriei Gutierrez é o novo Presidente da ABES
- Elea Data Centers anuncia fortalecimento da liderança C-Levels
- Nova diretoria da Federação Assespro-SP toma posse e marca nova fase de representação do setor de tecnologia
- Diebold Nixdorf anuncia Évelin Gardenal como Diretora Sênior de Recursos Humanos para as Américas
- Luís Eduardo Viegas é o novo diretor comercial da Soluti: “Uma empresa bem posicionada para o futuro”
- ITI tem novos diretores nomeados
- Francisco Degelo assume a liderança da área de canais da Vertiv Brasil
- Nova profissão no radar: Gestor de IA chega com força ao Brasil
- Dahua Technology anuncia a contratação de dois novos diretores
- Tatiana Sanches retorna à FICO como VP de vendas
- Além do código: carreira em tecnologia nem sempre exige especialização
- Buscando emprego? Veja 5 dicas do LinkedIn para se proteger de golpes
- Grupo Stefanini, referência em IA, reestrutura liderança feminina de People & Performance na América Latina
- TOTVS abre inscrições para o Programa de Estágio 2025
- Rogério Moreira é nomeado Coordenador do Comitê de Estudos de IoT e Gêmeo Digital na ABNT
- Ana Carla Abrão assume liderança do Open Finance no Brasil