Últimas notícias

Fique informado

Projetos de inclusão digital e social impactam população jovem e idosa de cidade do interior pernambucano

14 de maio de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Realizado pela Associação Conexão Social, o Passaporte Digital vai preparar 150 alunos para o mercado de trabalho em TI

Adolescentes e idosos da cidade de Lagoa de Itaenga, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, serão impactados por dois grandes projetos de inclusão digital e social.

As iniciativas da Associação Conexão Social (ACS), por intermédio da Prefeitura Municipal de Lagoa de Itaenga, contam com apoio de instituições como a CESAR School, Cantus Pneus, Elecnor do Brasil e Nubank.

O Conecta Vidas – Inclusão Digital e Social na Terceira Idade vai atender a cerca de 200 pessoas até o próximo ano. Já o Passaporte Digital – Formação, Tecnologia e Inovação, no mesmo período, vai capacitar 150 estudantes entre 13 e 17 anos.

O Conecta Vidas se destina ao público 60+ e terá quatro turmas, cada uma com 25 alunos. Serão 100 idosos atendidos neste ano e mais 100 em 2024. As aulas são presenciais, com dois encontros de uma hora por semana. A carga total é de 80 horas.

A iniciativa surgiu com o intuito de promover a independência das pessoas idosas nos meios digitais para o desenvolvimento de atividades básicas, além da integração social dos participantes através do esporte, com hidroginástica.

Já o Passaporte Digital contará com cinco turmas de 30 alunos, oriundos de escolas públicas de Lagoa de Itaenga. Serão dois encontros semanais, de 1h30 de duração cada, totalizando 162 horas de programa.

O objetivo é desenvolver o protagonismo dos estudantes através de jornadas de aprendizagem. Eles vão produzir soluções de base tecnológica para o seu entorno e, assim, a escola poderá democratizar o acesso a tecnologias digitais e sociais, oferecer letramento e cidadania digital.

“Estamos muito contentes em fazer parte destes projetos tão importantes e que certamente irão mudar a vida de muitas pessoas”, diz Victor Hugo D’Albuquerque, diretor executivo da CESAR School. “Os adolescentes poderão contar com módulos como Cidadania e Mundo Digital, Pensamento Computacional, Programação, Mídias Digitais e outros, enquanto as turmas da terceira idade terão, por exemplo, aulas de Proteção e Privacidade de Dados e Experimentação e Socialização. Estas aulas foram pensadas no desenvolvimento e potencial inserção destes alunos na sociedade. Estamos seguros de que será um período de muita aprendizagem para todo”, comenta o diretor.

A necessidade da inclusão digital

Segundo dados do Pew Research Center, em 2021, dos 29 milhões de brasileiros idosos, apenas 5 milhões estavam conectados. Ou seja, 80% não aproveitam os benefícios da tecnologia. Diante disto, a iniciativa Conecta Vidas surge para promover a inclusão.

O programa é realizado pela Conexão Social, através da Prefeitura de Lagoa de Itaenga e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com o apoio do Nubank e letramento digital desenvolvido pela CESAR School.

Enquanto o Passaporte Digital consiste na formação profissional de adolescentes e jovens nos meios digitais, com conhecimento teórico e prático, além de ensinar habilidades e atitudes para um melhor desempenho e proatividade dos participantes em suas futuras carreiras profissionais.

Com isso, o projeto contribui diretamente na ampliação da oferta de mão de obra qualificada para diversos setores, além de estimular o empreendedorismo dos participantes através de seu domínio dos princípios da tecnologia digital da informação e comunicação.

Os cursos são desenvolvidos em parceria com a CESAR School e as empresas Cantus Pneus, Elecnor e Nubank são apoiadoras da iniciativa da Conexão Social, por intermédio da Prefeitura de Lagoa de Itaenga e do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Sobre a Associação Conexão Social

A Associação Conexão Social (ACS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que foi fundada em maio de 2005 no município de Lagoa de Itaenga, na zona da Mata Norte de Pernambuco.

A organização possui o objetivo principal de mobilizar a população em busca da garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Acreditando que a educação é uma poderosa ferramenta para a transformação social, a ACS atende em seus projetos, crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.

Sobre a CESAR School

A CESAR School é a escola de liderança e inovação do CESAR. Criada em 2007, tem como objetivo desenvolver e formar profissionais capazes de transformar os ambientes e as empresas onde atuam, para fomentar, planejar, implementar e executar projetos e ações que promovam mudanças relevantes e de impacto para a sociedade.

O centro de ensino faz parte do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e de inovação do Brasil, com mais de 350 empresas, localizado no Recife. Uma oportunidade única de se conectar com centenas de profissionais e entidades de todo o país.

Com abordagem centrada no ser humano e suas relações, são utilizadas metodologias ativas para a resolução de problemas complexos que estimulam a criatividade, o protagonismo, o trabalho em equipe, a liderança, a empatia e o auto empreendedorismo.

Essas abordagens unidas a um ecossistema de tecnologia e inovação proporcionam uma experiência de aprendizagem singular e significativa.

CESAR School é a melhor instituição de ensino superior de Pernambuco, de acordo com avaliação do MEC

CESAR participará do Web Summit Rio e tem a missão de atrair mulheres para participarem do evento

CESAR School e Tempest lançam curso de segurança cibernética com oportunidades para o mercado de trabalho

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!