Últimas notícias

Fique informado

Pulseiras inteligentes Schood chegam às escolas

08/11/2019

Dispositivo chamado de Schood, baseado em IoT, aumenta eficiência de rotinas escolares e melhora a segurança de alunos e professores

A Positivo Tecnologia, por meio da unidade de soluções educacionais, apresenta a primeira solução brasileira com sistema de localização indoor. Trata-se do Schood, pulseira inteligente baseada em IoT (sigla em inglês para Internet das Coisas). Essa tecnologia vestível (wearable) fornece a localização de alunos e professores, assim como o tempo de permanência nas escolas. Além disso, envia notificações e alertas relacionados à segurança, como no caso de aproximação de alunos a áreas de risco.

SchoodCom design moderno e em várias opções de cores, o Schood também facilita a entrada e saída de alunos da escola: basta aproximá-lo das catracas para liberá-las.  A solução também otimiza tempo por permitir ao professor fazer chamadas de alunos de maneira automática. “A presença ou ausência do estudante é apresentada ao professor para confirmação ou alteração de informações, já que o Schood tem como propósito ajudar o professor sem interferir na autonomia”, explica Alvaro Cruz, vice-presidente de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia.

O dispositivo também facilita as compras na cantina ao permitir pagamentos com créditos pré-pagos, sem a necessidade de uso de cédulas ou cartões. Pais e responsáveis podem acompanhar os gastos e o que foi consumido em alimentação na escola, bem como bloquear tipos de produtos ou estabelecer limites diários de compra. Além disso, o Schood favorece o processo de embarque dos alunos ao saírem da escola no término das aulas. Quando os pais chegam para buscá-los, recebem notificações na pulseira.

“O Schood foi idealizado justamente para dar mais segurança aos pais e alunos. Porém, as possibilidades de aplicação superaram esse atributo e o dispositivo tornou-se uma solução de otimização de rotina e gestão escolar”, explica Alvaro. “O dispositivo permite ainda a integração com as câmeras de segurança da escola”, acrescenta o gerente de Produto da unidade de soluções educacionais da Positivo Tecnologia, Thyago Taher.

O Schood é a primeira solução brasileira de IPS (Indoor Position System). A pulseira traz uma série de tecnologias que fazem parte do ecossistema de Internet das Coisas. Uma delas é o Bluetooth Low Energy, que reduz o consumo de energia. Tem ainda a Near Field Communication, que possibilita troca de informações sem fio e segura quando dispositivos compatíveis são aproximados. A energia para funcionamento da pulseira é obtida de uma bateria com duração de um ano, sem necessidade de carregamento nesse período.

O Schood já passou pela fase de validação técnica e de desempenho em uma escola no Amazonas, que já adotou a solução em definitivo. Desde o lançamento oficial, a empresa já recebeu pedido de mais de dez escolas, que devem estar com a solução implantada até o final do ano letivo de 2019.

O Colégio Moriah é uma das escolas pioneiras no uso do Schood no Brasil. A escola de Santo André, região do ABC Paulista, foi convidada pela unidade de tecnologia educacional Positivo Tecnologia para conhecer e testar a solução. Após a fase experiencial, Lucas Marques, responsável pela Área de Tecnologia do Moriah, recomendou a aquisição do Schood em definitivo. Desde agosto de 2019, mais de 400 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio utilizam o Schood no Colégio Moriah.

Segundo Lucas, o processo de gerenciamento dos alunos dentro da escola se tornou bem mais preciso. A agilidade na entrada e saída ficou bem maior e a administração da cantina está mais prática. Outra funcionalidade do Schood bem recebida pelos alunos e professores foi o quizz, ferramenta de perguntas e respostas, em que a pulseira é utilizada como votador. “Auxilia na tabulação e correção, como também na identificação de possíveis dificuldades de aprendizagem e a criação de estratégias para superação de desafios”, comenta Lucas Marques.

O Schood pode ser adquirido por escolas e redes de ensino no site.

Sobre a positivo tecnologia educacional 

A Positivo Tecnologia Educacional tem a missão de melhorar a educação com o uso criativo da tecnologia. Desenvolve e distribui soluções inovadoras que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. A Positivo Tecnologia Educacional – assim como as marcas Anker, Boreo, Positivo, Positivo BGH, Quantum, VAIO e 2A.M. – conta com investimento e suporte da Positivo Tecnologia. Mais informações no site.

Entenda como o machine learning e a inteligência artificial podem revolucionar a educação

Educação | Segurança da informação como disciplina obrigatória nas escolas

Tecnologia aliada a educação: a era das Edtechs chegou ao Brasil