Últimas notícias

Fique informado

QR Code: Valid explica o que é e como funciona. Ouça

29/07/2020

Spotlight

Identificar, confiar e conectar. Quantas vezes por dia nos autenticamos?

Controlar credencias de acesso nas organizações é tão difícil quanto

02/12/2020

ONLYOFFICE, plataforma colaborativa, apresenta sua estrutura de segurança de dados

Confira a entrevista na íntegra com Nadya Knyazeva, Gerente de Comunicação da ONLYOFFICE, a plataforma open source que possui mais de sete milhões de usuários no mundo

27/11/2020

Lei da Internet das Coisas segue para sanção presidencial e deve impulsionar o mercado de eIDs

Os equipamentos que utilizam a Internet precisam ser identificados para a autenticação precisa máquina a máquina e, em alguns casos, é primordial estarem blindados contra invasões hackers.

26/11/2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25/11/2020

A certificação de plataformas de telemedicina para uso da assinatura digital

O uso de certificados digitais para assinatura de documentos clínicos é adotado no Brasil desde a primeira resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2007

25/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

Erro de certificado no site: por que isso acontece e o que fazer? Ouça

O erro de certificação do site traz, consigo, inúmeros problemas tanto para o visitante como para o negócio. Neste post, explicaremos o que ele é, por que isso acontece e o que fazer para resolver o problema e melhorar a experiência do usuário.

09/07/2020

Conheça as regras para renovação de certificado digital para condomínio durante pandemia. Ouça

A AARB levou a pauta ao ITI, que aprovou alterações nas regras para renovação de certificados digitais para condomínio durante a pandemia.

08/05/2020

A tecnologia QR Code tem sido muito utilizada. Seja nas notas fiscais, seja em lives durante a quarentena, certamente você já a viu em algum lugar

Por Valid

Será que você entende o que ela é e como funciona? Vamos descobrir juntos.

A tendência é que ao longo do tempo, seu uso se torne cada vez maior, tornando o conhecimento sobre ela muito importante.

Desenvolvido no Japão, o código Quick Response (resposta rápida) revolucionou diversos segmentos, tanto online quanto offline. Ele otimiza a comunicação das empresas, supera barreiras de localização, substitui códigos — como o de barras — e promove agilidade e custo-benefício.

As vantagens de investir nessa opção, com segurança, são inúmeras.

O que é QR Code?

A definição técnica da norma ISO 18004 define QR Code como uma simbologia que utiliza métodos específicos de codificação de caracteres e dados.

Na prática, eles são códigos 2D que conseguem armazenar altos volumes de dados.

É possível ler as informações contidas nele por meio de câmeras simples de smartphones e existem também, aplicativos designados para essa função.

Do lado das empresas, o código QR é um facilitador, pois permite aos consumidores serem encaminhados para uma página ou serviço com agilidade e de uma só vez, sem precisar cumprir diversas etapas.

Dessa forma, minimiza-se o risco de que desistam da compra, do download ou de pegar informações que precisam facilitando a passagem pelo funil da experiência de uso.

As marcas também são fãs da tecnologia, uma vez que podem lançar ações publicitárias por meio delas, seja em prol da sociedade, conforme visto na doação de alimentos nas lives, seja para si, seja para a venda ou conversão para uma determinada meta.

Já pela visão dos consumidores, o QR Code torna toda a jornada de compra mais interessante.

Se eles observam um produto ou serviço específico que desejam adquirir, não é necessário buscar o site em um mecanismo de pesquisa, acessando e procurando por ela. É possível apenas apontar a câmera para o código que aparece na tela.

Quais são os benefícios de utilizar QR Code?

Apontar a câmera de seu celular, em qualquer lugar, para um padrão e acessar um serviço já é uma grande vantagem. Afinal, tempo é poupado e pode ser gasto em outras atividades. Contudo, ainda mais benefícios são percebidos no uso do QR Code.

Praticidade

Aqueles que desejam obter informações detalhadas sobre uma compra, produto ou ação contam com a praticidade do código QR. Em segundos é possível tirar dúvidas, compartilhar a informação com terceiros e chegar onde deseja. Inclusive, nem sempre é preciso ter um celular ou tablet moderno para isso!

Facilidade para os usuários

Pessoas que não são tão familiarizadas com o universo digital também enxergam no QR Code uma vantagem. Afinal, ele é simples de ser usado: é um atalho ao alcance das mãos. Isso permite, por exemplo, evitar problemas e fraudes em compras ao verificar informações relacionadas à nota fiscal, manuais e obter mais detalhes em embalagens e cupons.

Efetividade

Na visão de muitas organizações e clientes, a maior vantagem da tecnologia Quick Response é sua efetividade. Com poucos esforços e boas estratégias, é possível chegar onde deseja e garantir resultados. Porém, para que o melhor do QR Code seja aproveitado, é imprescindível saber como utilizá-lo de forma segura — sendo consumidor ou empresa.

Quais são os principais pontos de atenção ao utilizar o QR Code?

Três grandes pontos chamam atenção para o uso do código QR. Eles impedem que o usuário seja enganado e, ao apontar sua câmera para a tela, caia no endereço eletrônico errado, expondo-se a fraudes. É possível portanto:

• usar o QR Code como um elemento gerador de confiança;

• testar e validar códigos de acessos rapidamente sem necessidade de digitação;

• verificar, na apresentação do destino, se o site para o qual o QR Code direciona, possui um certificado SSL/TLS válido.

Afinal, o certificado digital é uma das garantias que o consumidor tem de que as informações acessadas são confiáveis e estão no endereço correto da organização, de fato e não de terceiros se passando por ela. Isso se torna especialmente importante em vendas no e-commerce.

Em suma, quando o QR Code direciona para um site, o usuário deve verificar se o endereço é seguro. É possível percebê-la pela presença de um cadeado localizado do lado esquerdo da barra de endereços.

Certificado em nuvem e o QR Code

Já pensou em acessar um site por QR Code com o seu certificado digital?

Isso já é possível com o VIDaaS, o certificado digital em nuvem Valid.

O que alguns ainda não sabem, é que existe a inovação e praticidade da autenticação com QR Code e o certificado em nuvem.

Em sites como o e-CAC, da Receita Federal, você poderá conferir. Ao clicar em “Certificado em nuvem”, quem já tem o certificado digital perceberá que o acesso ao site é por meio do QR Code.

Isso demonstra, de forma simples, que essa tecnologia já está revolucionando o acesso à informação.

Por meio deste artigo, foi possível compreender a importância, o funcionamento e o futuro do Quick Response.

Quer saber mais? Trabalhamos com venda, validação e emissão de Certificados Digitais ICP-Brasil e GlobalSign. Credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e autoridade no assunto, se você busca por segurança para aproveitar ao máximo os benefícios do QR Code, saiba que é possível contar uma das maiores empresas do segmento.

Fonte: Pode Contar por Valid

Conheça as transformações digitais na indústria 4.0. Ouça

Conheça 10 tipos de notas fiscais e suas diferenças. Ouça

Por que o compliance digital é indispensável no cenário tecnológico? Ouça

Leia mais sobre as recentes tecnologias usadas no mercado financeiro e de eIDS!

  Explore outros artigos!