Últimas notícias

Fique informado

Qual é o impacto da transformação digital nas empresas de software?

03/02/2020

Spotlight

Leia o Parecer de Plenário sobre a MP 983/20 e diversos artigos e entrevistas

Leia também outros artigos e entrevistas sobre a MP 983 2020 publicados pelo Portal Crypto ID

12/08/2020

Como gerenciar seus certificados TLS sob as novas regras do Google?

Em 01 de setembro de 2020, os principais navegadores passam a bloquear certificados TLS que têm um período superior a 398 dias.

10/08/2020

Quatro motivos para investir na autenticação de múltiplos fatores com Inteligência Artificial

Uma maneira de resolver problemas de acessos de usuários é aplicar sistemas de autenticação de múltiplos fatores, como a autenticação condicional.

10/08/2020

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

Como é possível governar sem papel? Entenda a transformação digital no governo brasileiro

Tecnologia já ajuda administrações de cidades a reduzir despesas e agilizar o atendimento da população devido a transformação digital.

18/12/2019

ACSoftware anuncia tecnologias e serviços em apoio à adequação LGPD

Pesquisas apontam que a maioria das empresas não estará em condições plenas para atender às novas regras.

15/11/2019

Indústria de software deve se transformar primeiramente para então oferecer a transformação digital para o seu cliente final

Por Ricardo Brandão

Ricardo Brandão – CEO da Sky.One

Com o declínio das incertezas globais, as empresas estão redobrando os investimentos em TI à medida que antecipam o crescimento da receita, diz recente estudo do Gartner. O estudo destaca o software como o principal mercado em ascensão em 2020, alcançando um crescimento de 10,5%. Neste contexto, associado às novas tecnologias que emergem em um ritmo acelerado e aos modelos de negócios que evoluem continuamente, torna-se imperativo que a indústria de software seja a grande protagonista dessa história.

No Brasil, as organizações brasileiras estão atentas à importância deste momento. De acordo com pesquisa encomendada pela SAP, localmente, 56% das empresas pretendem aumentar a sua receita em até 10% como resultado direto da transformação digital nas empresas. E os desenvolvedores de software e integradores têm um papel crucial neste processo, já que serão em grande parte, os responsáveis por suportar essa inovação. A indústria de software deve se transformar primeiramente para então oferecer a transformação digital para o seu cliente final, lá na ponta.

Transformação digital nas empresas de software: crescer ou morrer

Pode parecer alarmante, mas a verdade é: ou a empresa de software adere a essa revolução tecnológica que está acontecendo cada vez mais rapidamente, modernizando-se e acompanhando a nova indústria, ou ficará no meio do caminho.

Os desafios são vários e passam principalmente por três pilares:

Inovação tecnológica e softwares

Abrange desde a maneira como a empresa costumava desenvolver seu software (passando por linguagem, modelo nuvem e on premise, uso de containers e micro serviço, etc.) até o processo atual, que contempla a aderência do software a tendências como Big Data, Internet das Coisas, Machine Learning, entre outras.

Modelo de negócio com software

Evolui de um modelo de licenças para o de assinatura mensal, mudando o fluxo de caixa do fabricante do software e do cliente final, já que sai de um modelo Capex para Opex, além de exigir novas técnicas de vendas SaaS, como a criação de uma verdadeira máquina de vendas.

Velocidade

A agilidade que a empresa terá para sair na frente e conquistar o mercado passa a ser essencial. E normalmente o empresário esbarra no orçamento disponível para investir em crescer. É aí que entra o universo dos investidores (Venture Capitals, Angels, etc.). Crescer apenas com o dinheiro do bolso tornou-se muito mais difícil porque o mercado não tem mais este tempo – ou ele será engolido por uma grande corporação ou a necessidade já terá mudado quando a empresa alcançar a escala necessária e ele estará obsoleto.

Há ainda um outro agravante: como conduzir este processo? Essa camada, a do fabricante de software, é carente de conteúdo. Não há hoje um canal, um evento, que fale diretamente com essas empresas.

Não existe tampouco uma solução mágica para a alavancagem da transformação digital nas empresas, mas sim um conjunto de ações que passam pelos pilares comercial, técnicos em captação e de aceleração do negócio. Ao aderir a essas diretrizes, as empresas de software e integradores adquirem, na mesma proporção, maior vantagem competitiva, alinhamento com as novas tecnologias digitais que contribuem para aprimorar o desenvolvimento de produtos e serviços, além de maior segurança e agilidade para tomar decisões no dia a dia.

Estamos falando na verdade de um processo, que deve ser constante, mas também muito veloz. Como referência: todo o histórico de evolução dos últimos dez anos deve agora ocorrer novamente, mas em três anos apenas, e assim sucessivamente.

O amadurecimento do Brasil na transformação digital

O Brasil e a América Latina estão sempre um ou dois anos atrás dos Estados Unidos. No entanto, da forma como a tecnologia e as informações estão cada vez mais globalizadas, esse delay tende a diminuir cada vez mais. A infraestrutura brasileira ainda é um gargalo, com atrasos em relação à conectividade, 5G, 4G, que demoram mais para chegar e que são responsáveis por habilitar todas essas novas tecnologias associadas à transformação digital.

Indústrias inteiras serão reescritas. O segmento de logística está sendo reinventado por meio de aplicativos, a área bancária passa por um forte processo de digitalização, provavelmente os próximos serão os setores de seguros, saúde e imobiliário. Estamos em um momento de transformação digital de mercados tradicionais. E o Brasil, como grande mercado potencial que é, passa a ser uma das maiores apostas em todo o mundo.

Fonte: CIO

De Software as a Service para Experience as a Service SM pela Genesys Cloud

O cliente deve ser o pilar central da transformação digital da sua empresa

Para os C-levels, perder clientes é a principal ameaça de não aderir à transformação digital