Equipe de investigação de ameaças do SonicWall Capture Labs identificou um novo ransomware, conhecido como Instabot
A SonicWall, empresa de segurança da informação que protege mais de 1 milhão de redes em todo o mundo, revela que a equipe de investigação de ameaças do SonicWall Capture Labs encontrou um novo ransomware, conhecido como Instabot.
Trata-se de um tipo de ataque por meio de software malicioso que infecta o computador do usuário e exibe mensagens que exigem o pagamento de um resgate para que o sistema volte a funcionar. O objetivo dos cibercriminosos é receber dinheiro e, neste caso, segundo as evidências da SonicWall, o que está sendo solicitado é o pagamento de Bitcoin.
A ameaça está se estendendo ativamente e o servidor web utilizado pelos operadores está, atualmente, online.
Os cibercriminosos cobram US$ 980 em Bitcoin para a recuperação de arquivos, mas também oferecem um desconto de 50% se o pagamento se realizar dentro de 72 horas.
Segundo o relatório anual de ciberameaças da SonicWall, os ataques direcionados de ransomware paralisam as vítimas. Embora o volume total de ransomware (187,9 milhões) tenha diminuído 9% durante o ano, os ataques altamente seletivos deixaram paralisados muitos governos federais, estaduais e municipais, eliminando os serviços de comunicações por e-mail, sites, linhas telefônicas e também escritórios inteiros.
Ciclo de infecção
O malware usa o seguinte ícone:
Faz a seguinte solicitação de DNS:
akbz.top
Instabot informa a infecção a um servidor remoto. Isso inclui a chave pública:
São feitas solicitações a um servidor remoto para fazer download de malware adicional. Nem todas as solicitações tiveram sucesso:
Os seguintes arquivos são agregados ao sistema de arquivos:
- % APPDATA% \ cef8b3be-77de-4842-b1ba-45fe8e197331 \ {nombre de archivo original} .exe
- % APPDATA% \ 456888e5-7040-4fd5-8f4b-c39f07380640 \ updatewin1.exe [Detectado como: GAV: Instabot.RSM_7 (Troyano)]
- % APPDATA% \ 456888e5-7040-4fd5-8f4b-c39f07380640 \ updatewin2.exe [Detectado como: GAV: Instabot.RSM_8 (Troyano)]
- _readme.txt (copiado en directorios donde se cifraron los archivos)
Os arquivos criptografados recebem uma extensão. sqpc.
_readme.txt contém a mensagem de resgate mostrada a seguir. Exige USD 490 para a recuperação de arquivos após um desconto de 50%:
A equipe de investigação de ameaças do SonicWall Capture Labs se comunicou com os operadores por e-mail e recebeu algumas instruções, que são as mesmas recebidas pelos usuários vítimas para continuar ameaçando-os.
Na mensagem de e-mail é fornecido um link para um vídeo que mostra como usar a ferramenta de descriptografia.
Eis algumas capturas de tela do vídeo:
SonicWall Capture Labs fornece proteção contra essa ameaça por meio das seguintes assinaturas:
GAV: Instabot.RSM_7 (trojan)
GAV: Instabot.RSM_8 (trojan)
Essa ameaça também é detectada pelo SonicWALL Capture ATP com RTDMI e as soluções de end point como Capture Client.
As empresas podem detectar em tempo real o ransomware com serviços avançados de segurança de múltiplas camadas, incluindo segurança de terminais, serviços de firewall de última geração, segurança de e-mail e acesso remoto seguro. Com a plataforma da SonicWall, as empresas podem deter as variantes de ransomware novas, conhecidas e atualizadas, e fazer voltar os terminais ao seu estado inicial por meio da opção de rollout.
Cidade da Colômbia lança aulas online gratuitas de blockchain
Plataforma que usa blockchain para autorizações no sistema financeiro entra em funcionamento
Sobre a SonicWall
A SonicWall oferece o modelo Boundless Cybersecurity, algo essencial na era da computação hiper distribuída. Resolvemos os desafios de segurança dos negócios digitais, protegendo PMEs, corporações e governos, quaisquer que sejam seus pontos de exposição a ataques. Ao revelar ameaças ainda desconhecidas, fornecendo visibilidade em tempo real ao gestor de segurança, a SonicWall possibilita a contínua inovação da economia. A inteligência SonicWall interrompe os ataques cibernéticos mais evasivos.
Para mais informações, visite www.sonicwall.com/pt-br/ ou siga-nos no Twitter (Brasil), LinkedIn (LATAM), Facebook e Instagram.
Hackers que atacaram Binance transferiram bitcoins roubados, dizem pesquisadores