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Reconhecimento facial: o futuro dos pagamentos chega ao Brasil

27/05/2020

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11/02/2020

PicPay, com auxílio do Banco Original, implementa “pagamento fácil” após o fim da quarentena

Visionária no uso do QR Code para transações financeiras desde 2012, a carteira digital PicPay, com 20 milhões de usuários, dará próximo passo na evolução digital dos pagamentos ao incluir no processo o reconhecimento facial.

Diferente da China, onde o consumidor pode fechar uma compra apenas ao sorrir em frente a uma tela, essa implementação da tecnologia é disruptiva em estabelecimentos comerciais brasileiros.

O movimento é condizente com o momento atual de pandemia, em que o contato físico – necessário em outras formas de pagamento, como em espécie ou com máquinas de cartões – é desaconselhado por especialistas.

Desde que a quarentena foi estabelecida, o uso de carteiras digitais e transações eletrônicas têm crescido no País, acelerando a mudança de hábitos da população. Somente em abril, mais de 3 milhões de novas contas foram abertas no PicPay, o que demonstra como os aplicativos financeiros têm sido úteis na crise.

Já o reconhecimento facial representa a nova fronteira dessa transformação digital em pagamentos, que continuará acentuada no mundo pós-coronavírus.

Gueitiro Genso – CEO da PicPay

“O PicPay tem como propósito revolucionar a forma como as pessoas lidam com o dinheiro. Apostamos no QR Code lá atrás por ser uma tecnologia democrática e, após termos realizado mais de 5 milhões de transações por código, hoje vemos ele se popularizar nos estabelecimentos comerciais.”

“Sem dúvidas, o mesmo ocorrerá com o reconhecimento facial e, novamente, queremos estar na vanguarda do setor”, explica Gueitiro Genso, CEO da fintech.

O “pagamento fácil”, com reconhecimento facial, chegará ao público após o fim da quarentena em São Paulo. O primeiro local de implantação será no novo endereço do Banco Original, controlador do PicPay.

Agora com sede no Brooklin, a instituição modernizou o prédio com reconhecimento facial nas catracas de acesso e no Café Original, com o apoio das empresas E-Vertical e WBA Gestão.

Por meio da divisão de Bank as a Service (BaaS), o Banco Original teve papel importante no desenvolvimento do novo método de pagamento.

“Os pagamentos instantâneos e sem contato serão cada vez mais importantes para o processo de digitalização da economia e inclusão financeira da população”, afirma Raul Moreira, diretor executivo de Tecnologia, Produtos e Operações do Banco Original.

“O reconhecimento fácil nesse contexto surge como uma tendência de ferramenta de digitalização, segurança e melhoria no atendimento do mercado, tanto para pagamentos instantâneos quanto para o e-commerce”, complementa.

Como mais um exemplo da digitalização de seus processos, o banco tem ampliado o uso de inteligência artificial no atendimento bancário e oferecido soluções para fintechs por meio da unidade BaaS.

Da mesma forma, neste ano o PicPay montou uma estrutura para aplicação de IA e machine learning em todos os processos e áreas do negócio, com um time liderado pelo britânico Isaac Ben-Akiva.

Como funciona o pagamento

Seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o reconhecimento facial pode ser utilizado apenas com o consentimento do consumidor. Por esse motivo, a novidade chega primeiro aos colaboradores do Banco Original, que já terão seus rostos cadastrados e suas autorizações emitidas para uso da tecnologia no edifício.

No café, após o caixa registrar o pedido, o usuário PicPay deve se posicionar em frente a um tablet para o reconhecimento facial. Com a confirmação imediata da identidade da pessoa, o atendente libera a cobrança direto para o aplicativo do cliente, que recebe uma notificação e precisa verificar o valor para confirmar a compra. Toda a operação dura em torno de 30 segundos.

“Como os dados para a transação estão todos cadastrados no celular do cliente, a operação é mais prática e segura. Isso é empoderar o consumidor, uma tendência cada vez mais forte e inescapável”, diz Genso, que enxerga caminhos de mudança no setor.

“O mundo será outro no pós-pandemia e já estamos vivendo uma nova economia, com novos hábitos financeiros. No PicPay, avançamos em direção ao futuro dos pagamentos”.

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Rio Grande do Sul cria Banco de Dados de Reconhecimento Facial e Digital

Nessa entrevista a seguir falamos sobre como as empresas estão enfrentando o grande desafio em atender as demandas de gerenciar a escala e complexidade crescentes dos ecossistemas de nuvem corporativa.

Os ambientes de tecnologia das organizações são acessados por todos os níveis hierárquicos da empresa, nos vários dispositivos que cada um possui, por meio dos mais variados tipos de acessos e em horários livres de controle. Como fazer o gerenciamento eficiente das identidades digitais nesse cenário complexo?

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