Últimas notícias

Fique informado

Rede Ideia é a centésima Autoridade Certificadora credenciada à ICP-Brasil

31 de janeiro de 2020

Spotlight

Zero Trust e viagens pós-COVID ocupam o centro das atenções no Identity Week 2021

Identity Week 2021 será realizado de 22 a 23 de setembro de 2021 em Londres e reúne as mentes mais brilhantes do setor de identidades.

27 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

ICP-Brasil e o cenário da LGPD. Por Marcelo Buz

Agosto de 2020 é o prazo para a entrada em vigor da LGPD, inspirada no Regulamento (UE) 679/2016 do Parlamento Europeu DE 2016.

30 de janeiro de 2020

Site reúne serviços que utilizam certificação digital ICP-Brasil

Aqui Tem CD lista em um só local serviços aplicações para facilitar digitalização da rotina dos brasileiros com segurança.

22 de janeiro de 2020

A empresa gaúcha Rede Ideia, que atua na área de tecnologia, conquistou nesta semana o credenciamento para passar a atuar como Autoridade Certificadora. A decisão foi publicada no diário oficial da última segunda-feira (27)

Com isso, a partir de agora a empresa, que trabalha com Certificação Digital há cerca de dez anos, pode ampliar o seu escopo no segmento, criando novos produtos, fortalecendo parcerias e aumentando a capilaridade em todo o Brasil.

Gustavo e Victor Paiva

A Rede Ideia é comandada pelos irmãos Gustavo e Victor Paiva. Os dois empresários, apaixonados por inovação, acreditam que essa é uma nova etapa para empresa na qual se dedicam desde a sua criação.

Segundo eles, a expectativa é que em 2020 a Rede Ideia mostre a sua força e os seus diferenciais como provedores de tecnologia e de produtos inovadores para o setor de Identificação e Certificação Digital. Para tanto, os investimentos devem ter como foco o reforço da marca e a conquista de uma considerável fatia do mercado.

Ocupando o cargo de Diretor-Geral da Rede Ideia, Gustavo Paiva explica que esse credenciamento tem sido esperado há muito tempo, e que por isso muitos projetos estão prontos para sair do papel.

“No período em que esperávamos pela conclusão do nosso processo, não deixamos de já trabalhar em propostas inovadoras e que impulsionariam ainda mais nossos planos. Estamos muitos felizes com essa conquista. Agora nossa missão é trabalhar e mostrar a todos que a Rede Ideia tem muito a protagonizar e contribuir com o mercado da Certificação Digital no Brasil”, enfatizou.

Já Victor Paiva, Diretor de Operações da empresa, chama atenção para importância da manutenção e também da conquista de novos parceiros.

“O setor da Certificação Digital foi criado tendo como base a formação de parcerias e, na nossa opinião, isso tem se tornado cada vez mais forte com o passar dos anos. A Rede Ideia, como o próprio nome já diz, uma REDE, irá apostar e investir nisso.”

“Queremos crescer, e queremos que todos que estão com a gente cresçam, na mesma proporção, e com o mesmo propósito. Somos uma REDE em uma só IDEIA, a ideia de desenvolver e de promover o melhor para todos que estão envolvidos no processo, nossos parceiros, nossos colaboradores, nossos clientes, todos que de alguma forma são impactados pelo nosso trabalho”, reforçou.

Segundo foi publicado pelo ITI em seu site, a Rede Ideia é a primeira Autoridade Certificadora de 2º nível credenciada pelo  ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – em 2020 é a centésima a integrar a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O credenciamento da AC foi publicado em Despacho na edição desta segunda-feira, 27 de janeiro, do Diário Oficial da União.

Uma Autoridade Certificadora é uma entidade credenciada, pública ou privada, subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, responsável por emitir, expedir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais.

O diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz, comentou que a centésima AC marca a expansão do setor

marcelo-buz-fala-sobre-certificado-digital

Marcelo Buz, diretor-presidente do ITI

“É o resultado da confiança das empresas na infraestrutura brasileira. O setor de certificação digital está atento à crescente demanda de digitalização de informações, da qual a ICP-Brasil é aliada, sendo a única tecnologia capaz de garantir simultaneamente os requisitos de segurança e presunção legal de veracidade”, destacou.

Conforme informou o ITI, em 2019, o setor registrou crescimento de 24% em relação ao ano anterior. Foram emitidos mais de 5,4 milhões de certificados digitais pelas autoridades que compõem a infraestrutura.

Os dados referentes ao setor de certificação digital no padrão da ICP-Brasil estão disponíveis e podem ser acessados pelo painel interativo “ITI em Números”.

Com informações do ITI.

Autoridade certificadora: você sabe o que é e como escolher uma? – Ouça

Empreendedor, veja três facilidades proporcionadas pelo Certificado Digital – Ouça

Certificados digitais essenciais para gerenciar dispositivos móveis