Últimas notícias

Fique informado

Rede Serpro: conectividade e serviços exclusivos para governo

20 de outubro de 2020

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

CGU confia ao Serpro a guarda de seu Centro de Dados

Controladoria-Geral da União contrata serviço de colocation da empresa para hospedagem de servidores, manutenção e monitoramento de dados do órgão.

24 de agosto de 2020

Conheça a família de produtos de Rede Serpro especialmente desenhada para a gestão pública e a segurança no relacionamento com o cidadão

Conectar governos e cidadãos não é uma tarefa simples. Recursos escassos, crescente demanda por serviços públicos, barreiras geográficas e diferenças socioeconômicas são desafios para uma eficiente gestão pública e um ágil atendimento ao cidadão.

E é pensando em facilitar a vida de órgãos públicos municipais, estaduais e federais que o Serpro disponibiliza uma diferenciada linha de serviços de redes de dados.

A família Rede Serpro é composta, basicamente, por três produtos principais:

1- Conectividade em Longa Distância: solução que compreende um conjunto de serviços de rede para tráfego de dados, voz e imagem, possibilitando a comunicação entre unidades organizacionais territorialmente dispersas. Permite acesso para usuários internos (intranet) ou externos (internet).

2- Infovia: é um serviço de conexão de órgãos e entidades públicas nas esferas federal e estadual através de uma infraestrutura metropolitana de fibras ópticas.

3- Administração de Serviços de Rede Local: uma suíte de serviços de administração e suporte a redes corporativas, voltada para garantir a disponibilidade, segurança e o bom desempenho do ambiente operacional de Rede Local do cliente.

De acordo com Lidiane Lins da Rocha, gerente de produtos de Ambientes e Conectividade de TI do Serpro, cada órgão público tem um perfil e uma necessidade específica de conectividade.

Pode ser que o cliente precise de uma conexão mais robusta, como um circuito dedicado para sua comunicação interna ou acesso a sistemas estruturantes, ou pode ter necessidade de um acesso sem muita demanda, permitindo o uso flexível de diferentes tecnologias de conectividade e gestão de ambientes.

“Nossos produtos são são constantemente adaptados para modelos de negócios mais flexíveis. Afinal, ninguém precisa pagar por uma característica que não lhe será útil. Oferecemos uma consultoria de conectividade para que nossos clientes tenham a melhor relação custo x benefício em relação às diferentes tecnologias à disposição”, explica.

Por que a Serpro é a melhor rede para governo?

Na avaliação de Weldson Queiroz, gerente de Infraestrutura do Serpro, o valor diferenciado da Rede Serpro pode ser percebido em três diferentes dimensões cruciais para o setor público.

A primeira é a contratual, já que os produtos da empresa podem ser contratados sem a complexidade de um processo de licitação, a partir de modelos de negócio flexíveis que tornam o serviço adaptável às características e requisitos de cada órgão.

A segunda dimensão é a de gestão. De acordo com o gerente, a produção da Rede Serpro, enquanto recurso de natureza pública, assume responsabilidade solidária pela qualidade de entrega dos serviços digitais de seus órgãos participantes. O gestor público contratante tem acesso direto às equipes de produção, a partir de um modelo de gestão compartilhada dos serviços.

“Disponibilizamos, aos nossos clientes, mapas personalizados de monitoração, por meio dos quais é possível acompanhar em tempo real os indicadores de desempenho da rede. Adotamos o princípio da transparência operacional, que convida o gestor público a tomar assento em nosso Centro de Comando e participar da dinâmica produtiva dos serviços”, informa Weldson.

Por fim, em uma dimensão de produção do serviço de rede, o órgão contratante usufrui de recursos sofisticados em diferentes camadas. Estão disponíveis a todos os participantes da Rede Serpro serviços de valor agregado, recursos de engenharia, controles e segurança de rede transparentes aos participantes.

“Facilidade de contratação, gestão compartilhada e transparência total nos aspectos de produção, monitoração e controle. Essas são três perspectivas que não encontram paralelo em nenhum serviço oferecido pelo mercado brasileiro”, pontua Weldson.

Acima de tudo, segurança

O Serpro é reconhecido como referência em segurança da informação, condição básica para produzir com eficiência e garantia de sigilo os dados de órgãos estratégicos da Administração Pública Federal.

Certificações, controles e processos rigorosos, especialização contínua da equipe técnica, denotam a qualidade dos serviços prestados e fazem com que o Serpro seja considerada a única empresa do mercado público com competência, excelência e meios para manter os dados de governos em segurança da informação, considerando todo o processo de desenvolvimento até a produção dos sistemas estruturantes.

Weldson Lima

Segundo Weldson Lima, a qualidade e a segurança da Rede Serpro são os itens mais destacados nas pesquisas de satisfação realizadas junto aos clientes da empresa. “A Rede Serpro possui disponibilidade agregada de 99,8%. Isso significa que em um ano ocorrem indisponibilidades acumuladas por apenas 17 horas, normalmente vivenciadas em recuperação de catástrofes ou mudanças programadas”, esclarece.

Os dados trafegados na rede de governo são de altíssima criticidade, analisa Lidiane Lins da Rocha, e a presença de vulnerabilidades pode colocar em risco a segurança da sociedade ou do Estado, por isso são praticados sofisticados controles de segurança e serviços agregados e ofertas estratégicas que contribuem para robustez da rede, a exemplo do Firewall, IPS/IDS, Filtro de Conteúdo, Anti-DDoS, dentre outros.

“A Rede Serpro foi construída para conectar o governo e a sociedade, para ser formada por participantes que compartilham com o Serpro da mesma responsabilidade pela coisa pública”, assegura a gerente.

Fonte: Serpro

Serpro compartilha reflexões e experiências sobre LGPD com o Poder Judiciário

Tecnologia de blockchain do Serpro é referência para programa de segurança americano

Identidade descentralizada é a nova aposta do Serpro