Últimas notícias

Fique informado

Registrato passa a contar com o Pix

10 de novembro de 2020

Spotlight

Tecnologia referência em segurança chega ao ramo educacional através da CredDefense

Além de universidades e faculdades, a CredDefense quer oferecer seus serviços para escolas de ensino fundamental e médio e também para cursinho pré-vestibular

8 de junho de 2021

Philip Zimmermann: “Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0.”

PGP Marks 30th Anniversary – 6 June 2021 – Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0

8 de junho de 2021

O que é uma cifra de bloco e como ela funciona para proteger seus dados?

Uma cifra de bloco tem alta difusão (as informações de um símbolo de texto simples são distribuídas em vários símbolos de texto cifrado).

7 de junho de 2021

Comissão Europeia propõe uma identidade digital segura e de confiança para todos os europeus

As Orientações da Comissão para a digitalização até 2030 definem uma série de metas e marcos que a identidade digital europeia ajudará a alcançar.

7 de junho de 2021

Ferramenta de consulta a relatórios bancários agora também tem informações sobre as chaves do novo meio de pagamento Pix

Registrato, serviço do Banco Central que permite aos seus usuários consultar relatório de dívidas, operações de câmbio e informações sobre contas em bancos, agora também possui dados sobre o Pix.

Desde terça-feira (3), o serviço passou a contar com o Relatório de Chaves Pix, aumentando o rol de opções que podem ser consultadas pelo cidadão. 

O Relatório de Chaves Pix é um documento que que traz a lista dos bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras e de pagamento onde o cidadão possui uma chave do novo meio de pagamento. 

“O relatório apresenta detalhes de cada chave Pix que a pessoa ou empresa possui. Por meio dele, é possível, por exemplo, consultar quais dados estão vinculados a cada chave Pix cadastrada e, se for o caso, verificar se os seu dados foram vinculados a uma instituição sem sua autorização”, explicou Paula Barbosa, do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central. 

Os dados do relatório são fornecidos pelas próprias instituições participantes do Pix. A atualização do relatório é em tempo real – assim que a chave Pix é registrada, o sistema do Banco Central é informado e o dado é incluído no relatório. 

Caso alguma informação esteja errada, o recomendado é entrar em contato diretamente com a instituição responsável pela chave Pix em questão. Se o problema não for resolvido, pode-se registrar uma reclamação pelo site consumidor.gov ou entrar em contato com o Fale Conosco do Banco Central. 

Com a inclusão do Pix no rol de opções do Registrato, a expectativa do BC é que haja um incremento no número de cadastros e acessos à plataforma.  

Minha vida financeira

Além da página do Registrato, as informações sobre o Relatório de Chaves Pix, incluindo a forma de acesso, também estarão disponíveis no site Minha Vida Financeira, do BC.

No espaço, é possível ter acesso a informações sobre empréstimos e financiamentos obtidos, dívidas com o setor público federal,  emissão de cheques sem fundo entre outras.

Fonte: BCB

FEBRABAN e 28 bancos promovem 2ª Semana da Segurança Digital

Pix reduzirá uso de dinheiro em espécie e trará mais agilidade ao comércio, avalia FEBRABAN

Black Friday em tempos de PIX: uma ‘prova de fogo’ para o varejo on-line em 2020

Acesso a suas contas bancárias em um só aplicativo do Banco Central

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest |Instagram | Twitter | Facebook | Linkedin