Últimas notícias

Fique informado

Registrato passa a contar com o Pix

10/11/2020

Spotlight

ONLYOFFICE, plataforma colaborativa, apresenta sua estrutura de segurança de dados

Confira a entrevista na íntegra com Nadya Knyazeva, Gerente de Comunicação da ONLYOFFICE, a plataforma open source que possui mais de sete milhões de usuários no mundo

27/11/2020

Lei da Internet das Coisas segue para sanção presidencial e deve impulsionar o mercado de eIDs

Os equipamentos que utilizam a Internet precisam ser identificados para a autenticação precisa máquina a máquina e, em alguns casos, é primordial estarem blindados contra invasões hackers.

26/11/2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25/11/2020

A certificação de plataformas de telemedicina para uso da assinatura digital

O uso de certificados digitais para assinatura de documentos clínicos é adotado no Brasil desde a primeira resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2007

25/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

Ferramenta de consulta a relatórios bancários agora também tem informações sobre as chaves do novo meio de pagamento Pix

Registrato, serviço do Banco Central que permite aos seus usuários consultar relatório de dívidas, operações de câmbio e informações sobre contas em bancos, agora também possui dados sobre o Pix.

Desde terça-feira (3), o serviço passou a contar com o Relatório de Chaves Pix, aumentando o rol de opções que podem ser consultadas pelo cidadão. 

O Relatório de Chaves Pix é um documento que que traz a lista dos bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras e de pagamento onde o cidadão possui uma chave do novo meio de pagamento. 

“O relatório apresenta detalhes de cada chave Pix que a pessoa ou empresa possui. Por meio dele, é possível, por exemplo, consultar quais dados estão vinculados a cada chave Pix cadastrada e, se for o caso, verificar se os seu dados foram vinculados a uma instituição sem sua autorização”, explicou Paula Barbosa, do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central. 

Os dados do relatório são fornecidos pelas próprias instituições participantes do Pix. A atualização do relatório é em tempo real – assim que a chave Pix é registrada, o sistema do Banco Central é informado e o dado é incluído no relatório. 

Caso alguma informação esteja errada, o recomendado é entrar em contato diretamente com a instituição responsável pela chave Pix em questão. Se o problema não for resolvido, pode-se registrar uma reclamação pelo site consumidor.gov ou entrar em contato com o Fale Conosco do Banco Central. 

Com a inclusão do Pix no rol de opções do Registrato, a expectativa do BC é que haja um incremento no número de cadastros e acessos à plataforma.  

Minha vida financeira

Além da página do Registrato, as informações sobre o Relatório de Chaves Pix, incluindo a forma de acesso, também estarão disponíveis no site Minha Vida Financeira, do BC.

No espaço, é possível ter acesso a informações sobre empréstimos e financiamentos obtidos, dívidas com o setor público federal,  emissão de cheques sem fundo entre outras.

Fonte: BCB

FEBRABAN e 28 bancos promovem 2ª Semana da Segurança Digital

Pix reduzirá uso de dinheiro em espécie e trará mais agilidade ao comércio, avalia FEBRABAN

Black Friday em tempos de PIX: uma ‘prova de fogo’ para o varejo on-line em 2020

Acesso a suas contas bancárias em um só aplicativo do Banco Central

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest |Instagram | Twitter | Facebook | Linkedin