Últimas notícias

Fique informado

Representantes da ABES apresentam em Recife o programa “Uma Empresa Ética”

27 de abril de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Objetivo é contribuir para o sucesso do Programa Pernambuco Mais Íntegro (PPMI), instituído recentemente em todo o estado

Recentemente, o estado de Pernambuco iniciou a primeira fase do seu Programa Anticorrupção e instituiu o Programa Pernambuco Mais Íntegro (PPMI), que busca estabelecer diretrizes para promoção da ética e probidade na gestão pública.

Atenta a este importante movimento que contribui para o seu propósito de construção de um Brasil mais digital e menos desigual, a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software envia ao Recife três de suas lideranças – Clara Savelli (responsável pelo relacionamento com os associados), Paulo Milliet Roque (Presidente da ABES) e Rodolfo Fücher (Presidente do Conselho) – para reuniões estratégicas de apresentação do programa “Uma Empresa Ética”, de modo a contribuir para a segunda fase do PMMI, desta vez voltado à iniciativa privada.

Entre os compromissos agendados, está o encontro com Pierre Lucena, presidente do Porto Digital – considerado um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil.

De acordo com Flávia Brito, Vice-Presidente da ABES em Pernambuco, a ideia é disseminar entre as empresas locais o programa “Uma Empresa Ética”, destinado às associadas da ABES e que concede um certificado em reconhecimento aos esforços na implantação de programas de integridade.

“Para a concessão do certificado e o selo é necessária a inscrição da empresa no programa, além da demonstração da efetiva aplicação dos três pilares essenciais de uma política de integridade e conformidade legal, que são o Código de Ética, Treinamento de Compliance e adoção de canal de denúncias independente. Compartilhar essa expertise com todos os empresários que estiverem interessados em desenvolver uma cultura efetiva de integridade ajudará o governo pernambucano no combate à corrupção”, explica.

Para Paulo Milliet Roque, Presidente da ABES, levar o programa “Uma Empresa Ética” a Pernambuco ajudará na construção de um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo. “Vamos ao recife para incentivar a adesão das empresas em torno de iniciativas que atendam a legislação brasileira anticorrupção e as melhores práticas internacionais”, declara.

Ações de integridade da ABES tiveram início em 2018

A ABES implementou seu programa de integridade em 2018. Em seguida, a partir de uma pesquisa feita suas associadas para avaliar o grau de maturidade em relação aos programas de integridade e compliance, a ABES lançou o Programa “Uma Empresa Ética”, que estimula a adoção formal dos mais altos padrões éticos no trato de assuntos internos ou externos; o aprimoramento do padrão de comportamento no trato com clientes, fornecedores, concorrentes, colaboradores e agentes governamentais; e a criação de normas formais para a execução de tais ações.

O programa conta com três componentes – Política de Compliance, Treinamento de Compliance e Canal de Denúncias -, oferecidos gratuitamente aos associados, que também têm à disposição o apoio do Compliance Officer e do Departamento Jurídico da ABES para dirimir dúvidas, quando desenvolverem suas próprias iniciativas e para implantarem os três pilares.

Em 2020, a Associação passou a conceder o certificado Uma Empresa Ética, que é conferido às empresas que aderiram oficialmente ao programa e promoveram todos os três pilares.

O certificado tem validade de 12 meses, prazo contado a partir da data de emissão do documento, quando a associada precisará comprovar que os pilares estão sendo respeitados e fazem parte do dia a dia da empresa.

Meios alternativos de resolução de conflitos na Administração Pública

ABES apresenta tendências para o mercado brasileiro de software em 2023

ABES remove mais de 60 mil conteúdos ilegais na internet em 2022

Fintech brasileira recebe certificação da Abes

Sobre a ABES     

ABES

ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 80 bilhões em 2020.  

CATEGORIAS

Destaques

TAGS

Abes programa