Para especialista da Blaze Information Security, com aumento de ciberataques, empresas e usuários devem investir em VPNs para proteger dados e garantir acesso seguro à internet
À medida que os ciberataques se tornam cada vez mais frequentes, com um aumento de 220% registrado no Brasil em 2023 pela Fortinet, a proteção dos dados pessoais e financeiros nunca foi tão importante.
Nesse contexto, as Redes Privadas Virtuais (VPNs) têm se destacado como ferramentas fundamentais para empresas e usuários individuais, ao oferecer uma conexão segura e criptografada entre o dispositivo e a internet.
De acordo com Julio Cesar Fort, diretor da Blaze Information Security, uma das principais empresas globais especializadas em segurança ofensiva com foco em pentest, as VPNs mascaram o endereço IP dos usuários, especialmente quando estão conectados a redes Wi-Fi públicas, onde as vulnerabilidades são maiores. “Com o uso cada vez mais frequente de redes compartilhadas, é fundamental que as empresas e usuários adotem plataformas como a VPN, que proporciona uma camada adicional de segurança e protege contra interceptações de dados,” afirma.
A importância das VPNs
Para o especialista em cibersegurança, a implementação dessas ferramentas em ambientes corporativos oferece vantagens significativas, incluindo a proteção de informações confidenciais e o acesso remoto seguro para colaboradores que trabalham fora do escritório.
De acordo com um estudo da Gartner, empresas que utilizam essas medidas para proteger arquivos reduziram em 50% a probabilidade de sofrerem vazamentos de informações, mostrando como essa prática é essencial para a segurança corporativa. “Além disso, muitas das violações de dados envolvem senhas roubadas ou fracas, destacando a importância de VPNs com fator múltiplo de autenticação como camada extra”, pontua Fort.
Para escolher uma VPN confiável, o especialista alerta que é necessário se atentar a critérios como política de privacidade, criptografia forte e suporte a múltiplos dispositivos. “Além disso, a adoção de protocolos modernos, como o WireGuard, garante um desempenho otimizado e segurança reforçada, aspectos cruciais para quem busca uma experiência de navegação segura e eficiente”, afirma.
Ainda é necessário investir em estratégias abrangentes
Entretanto, mesmo com o uso de uma Redes Privadas Virtuais, recomenda-se que as empresas invistam em uma estratégia de segurança mais abrangente para proteger suas operações contra ameaças cada vez mais sofisticadas. “A VPN protege o tráfego, mas não bloqueia ataques que utilizam outras técnicas, como phishing, malware ou exploração de vulnerabilidades nos sistemas dos usuários”, explica Fort.
Para isso, o especialista recomenda o investimento em testes de intrusão, também conhecidos como Pentest, que funcionam como um raio-x da segurança da informação. “Eles identificam falhas que podem ser facilmente exploradas por criminosos virtuais, possibilitando a implementação de medidas corretivas antes que um ataque real aconteça”, pontua.
A técnica envolve a aplicação de uma simulação controlada que visa avaliar a segurança de um sistema, descobrindo e explorando pontos fracos para obter acesso a redes, bancos de dados e sistemas de informações essenciais de uma organização. “Pentests permitem que as empresas detectem pontos fracos antes que se tornem um problema sério, pois, ao descobrir vulnerabilidades antecipadamente, as organizações podem identificar correções antes que os criminosos tenham a chance de explorá-las”, finaliza.
Sobre a Blaze Information Security
A Blaze Information Security é uma das principais empresas globais especializadas em segurança ofensiva com foco em pentest (teste de intrusão) e desenvolvimento seguro contra ataques cibernéticos. com hackers profissionais experientes em sua equipe, a companhia se destaca por conseguir antecipar a criatividade das estratégias dos cibercriminosos, entregando para seus clientes um planejamento sob medida e seguro. Com presença na Alemanha, Polônia, Portugal e Brasil, a empresa atende os principais players do setor financeiro, petrolífero, seguradoras, e-commerce e startups, e prepara expansão de atuação no mercado norte-americano e em outros países da América Latina.
Mais de 2 bilhões de cookies vazados na dark web são do Brasil, divulga NordVPN
Grupo de cibercriminosos ameaça usuários de Android com aplicativos VPN falsos
Ataques BEC: Zero Trust e Educação de Funcionários são a Melhor Linha de Defesa
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.