Brasil é o primeiro país da América Latina em número de ataques cibernéticos no primeiro semestre deste ano
Segundo dados do Cenário Global de Ameaças do FortiGuard Labs, o Brasil é o primeiro país da América Latina em número de ataques cibernéticos no primeiro semestre deste ano.
O País, sozinho, respondeu por mais de 30% dos 63 bilhões de tentativas de invasão na região, ou seja, 23 bilhões de ataques.
Esse cenário levanta preocupações, especialmente para as empresas que dependem do ambiente virtual para conduzir seus negócios.
“As estratégias de prevenção de ataques cibernéticos são de suma importância para empresas de todos os tamanhos e setores. Com o aumento constante da dependência da tecnologia e da internet no ambiente de negócios, a segurança cibernética tornou-se uma prioridade crítica”, diz Luis Ladereche, Gerente de TI/SI da Zallpy, empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais personalizadas para empresas de grande porte.
O executivo aponta, ainda, que as empresas armazenam uma quantidade significativa de informações confidenciais, desde dados financeiros e pessoais de clientes até propriedade intelectual e informações estratégicas de negócios.
A perda ou comprometimento desses ativos pode ter impactos financeiros e legais graves. Por isso, compartilhou seis estratégias que podem ser adotadas por empresas para contribuir na prevenção de ataques cibernéticos.
Inteligência Artificial e ‘machine learning’: utilizando algoritmos avançados, é possível que empresas possam monitorar o tráfego em tempo real e identificar padrões suspeitos, mesmo antes que um ataque ocorra, permitindo uma resposta rápida e eficaz;
Segmentação de rede dinâmica: em vez de manter uma rede estática, as empresas podem adotar uma abordagem de segmentação dinâmica, criando microperímetros de segurança em torno de aplicativos e dados sensíveis, dificultando a movimentação de invasores dentro da rede;
Treinamento contínuo de funcionários: os colaboradores são frequentemente a primeira linha de defesa. Invista em treinamento de conscientização de segurança cibernética para garantir que todos estejam cientes dos riscos e saibam como identificar ameaças.
Atualizações regulares: manter sistemas e software atualizados é essencial para evitar vulnerabilidades conhecidas. Automatize a aplicação de patches para evitar brechas.
Monitoramento de terceiros: empresas muitas vezes dependem de terceiros para diversos serviços. Certifique-se de que os parceiros também adotem rigorosos padrões de segurança cibernética, pois eles podem servir como pontos de entrada para ataques.
Políticas de privacidade e proteção de dados: cumpra rigorosamente regulamentações de privacidade, como o GDPR e a LGPD. Certifique-se de que os dados dos clientes sejam segregados e tratados de forma segura.
Sobre a Zallpy Digital
A Zallpy Digital reúne talentos para acelerar a transformação digital de negócios. A empresa desenvolve soluções digitais customizadas, com tecnologia de ponta e de alto valor agregado. Parceira estratégica de grandes players internacionais, entrega inovação e inteligência a empresas de diversos segmentos por meio de serviços como desenvolvimento de software, soluções digitais, consultoria e outsourcing de TI.
Ataques cibernéticos em ascensão: prejuízo anual pode chegar a USD$10,5 trilhões previsto até 2025
Cibersegurança na cadeia de suprimentos: como proteger seu negócio de ataques
Os três ciberataques mais comuns à indústria de jogos
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.