Últimas notícias

Fique informado

Seis tendências no local de trabalho para 2024

1 de dezembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A Deel identificou algumas das principais tendências no ambiente de trabalho que estão moldando o cenário em direção a 2024

No atual cenário pós-pandemia, muitas empresas estão percebendo mudanças significativas no ambiente corporativo. No que diz respeito à sua estrutura de trabalho, muitas organizações adotaram modelos híbridos, algumas optaram por um retorno integral ao ambiente presencial, enquanto outras escolheram a implementação permanente do home office.

Diante dessa diversidade, os profissionais enfrentaram suas responsabilidades de maneiras mais diversas do que nunca.

A Deel, plataforma líder em contratação e pagamento de talentos globais, identificou algumas das principais tendências no ambiente de trabalho que estão moldando o cenário à medida que avançamos em direção a 2024, independentemente do local em que o trabalho seja realizado.

Modo Avião: Para auxiliar os profissionais a aumentar a concentração, mantendo o foco nas tarefas de trabalho, eliminando distrações do ambiente, a empresa Density está encorajando os funcionários a ativar o Modo Avião por 100 minutos, dedicando esse período à leitura, brainstorming ou qualquer atividade que contribua para uma maior eficiência. Essa prática tem obtido bons resultados e pode em breve se tornar um padrão adotado por empregadores.

“Skills-First”: O relatório Future of Jobs de 2023 apontou que o que antes era um diferencial agora é fator chave para as empresas: a priorização das habilidades. A abordagem “Skills First”, conforme sugere seu nome, é uma filosofia de gestão que destaca as habilidades e competências individuais como elemento central nas estratégias de aquisição, desenvolvimento e retenção de talentos nas organizações.

Ao contrário da abordagem tradicional, que se concentra predominantemente em qualificações acadêmicas e experiência de trabalho pregressa, o “Skills First” prioriza a avaliação dos conhecimentos, aptidões e habilidades específicas que os colaboradores possuem e podem aplicar em suas funções. 

“Funemployment”: Jogo de palavras com “unemployment”, que significa desemprego, o “funemployment” representa a tendência de aproveitar o período pós-demissão para se divertir e relaxar antes de retornar ao mercado de trabalho de forma definitiva.

Embora não seja uma novidade, essa tendência tem ganhado mais destaque, especialmente no TikTok e no Instagram. Isso ocorre em um momento em que a atenção à saúde mental e ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional está mais evidente, principalmente entre os jovens da Geração Z.

Fim da semana de trabalho de cinco dias: A implementação da jornada de trabalho de quatro dias por semana já é uma realidade em outros países. Na Espanha e no Reino Unido, grandes empresas adotaram esse modelo.

Apesar dos esforços para reintegrar os colaboradores aos escritórios, uma parcela considerável do trabalho remoto permanece, e isso reforça a necessidade de revisão das políticas de retorno ao escritório (RTO). Muitos profissionais e lideranças questionam os diversos aspectos do status quo do emprego, especialmente diante dos desafios cotidianos e dos custos associados às deslocações, por exemplo.

“Rage Applying”: Parceiros dos “quiet quitters”, os “rage appliers” representam os profissionais que se inscrevem para novas oportunidades de emprego devido à frustração em seus cargos atuais.

Seja pela insatisfação salarial ou pelo fardo excessivo de responsabilidades, essa tendência, que ganhou destaque no TikTok, especialmente entre os millennials e a geração Z, reflete a reação de indivíduos que se percebem subvalorizados no ambiente profissional

Zoom sem disfarces: Diga adeus aos fundos digitais! Nos últimos anos, muita gente tem pedido menos filtros nas redes sociais e menos Photoshop. Em 2024, podemos estender essa ideia aos nossos ambientes virtuais, promovendo uma cultura de trabalho remoto mais autêntica.

Afinal, os cenários virtuais raramente são perfeitos, mas o seu espaço real faz parte de quem você é. Claro, arrume as coisas um pouco – um toque de profissionalismo sempre ajuda.

Principais tendências na área da contabilidade em 2024

Três tendências para empresas em 2024

4 dicas para evitar a perda de dados no trabalho remoto

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

TAGS

tendencias