Últimas notícias

Fique informado

SEK alerta para ataques com uso de inteligência artificial e deepfake durante a Black Friday

18 de novembro de 2023

Spotlight

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Aumente suas vendas na Black Friday. A importância do sigilo das transações e da Identificação do seu site

A Black Friday é um dos períodos de vendas mais importantes do ano para o comércio eletrônico. Seu site está preparado?

12 de setembro de 2023

Como a IA pode auxiliar na gestão das vendas durante a Black Friday 

O gestor pode usá-los algum tempo antes da Black Friday para fazer diversas simulações e previsões com os produtos definidos para serem o atrativo

30 de novembro de 2022

Três dicas para comprar com segurança na Black Friday

Henrique Dal Bo Chimara, Diretor de Operações na Verisure Brasil, compartilha três dicas simples para quem quer aproveitar a Black Friday

12 de novembro de 2022

Ataques são capazes de simular o remetente legítimo das mensagens, adicionando até dados do banco da vítima ou empresa para parecer autêntico

Consumidores e varejistas deverão sofrer ataques com uso de tecnologias como inteligência artificial e deepfake durante a Black Friday.

O alerta é da Security Ecosystem Knowledge (SEK), provedora de soluções e serviços de cibersegurança voltados a apoiar as empresas a lidar com ameaças digitais complexas, que aponta que estas tecnologias passaram a ser utilizadas para dar mais credibilidade aos chamados ataques de engenharia social.

O alerta da SEK aponta que o período da Black Friday é um dos mais propícios para este tipo de ataque, que usam uma abordagem que foca estudar os indivíduos e alvos de forma comportamental.

Entre os principais meios de contato com as vítimas estão e-mails, WhatsApp, SMS e redes sociais. Os ataques usando inteligência artificial e deepfake são capazes de simular de maneira realista o remetente legítimo das mensagens, adicionando até dados do banco da vítima ou empresa para parecer ainda mais autêntico. 

“A Black Friday acaba sendo um momento de fragilidade para empresas e consumidores. Isso porque os clientes vivem a emoção de encontrar os produtos que desejam a um preço mais baixo e aproveitar oportunidades de compra, mas acabam, por muitas vezes, se descuidando e caindo em golpes”, afirma Fernando Galdino, Diretor de Portfólio e Estratégia da SEK.

“Já as redes varejistas precisam redobrar os seus cuidados para não sofrer ataques neste período. É o momento de se preparar, de buscar ajuda, priorizar o tema, tomar cuidado com o processo completo de sua empresa e até de terceiros que podem resultar em fragilidades”, completa Galdino.

Além disso, há ainda o crescimento de ataques utilizando sites falsos de redes varejistas, que apresentam ofertas a preços muito abaixo da média e induzem os clientes a fazer pagamentos a criminosos.

“Outro alerta que estamos dando aos consumidores é de, ao fazer pagamentos na modalidade PIX, que chequem bem o destinatário da conta antes do pagamento. Existem muitos casos deste código estar comprometido, o ator malicioso já injetou um código e você pode estar fazendo um PIX para uma conta de terceiro”, alerta Galdino.

Nos últimos anos, a Black Friday e a Cyber Monday tornaram-se o maior evento combinado de vendas e compras do ano, estendendo-se por quase uma semana em muitos países (Cyber Five, Cyber Week, entre outros). O crescimento explosivo do comércio online tem tido um grande impacto nos resultados deste evento ao longo da última década.

De acordo com o Relatório de Investigações sobre Violação de Dados (DBIR) da Verizon, do total de ataques identificados em 2022, 83% deles foram provenientes de atores externos, com mais de 65% dos ciberataques sendo atribuídos a atores ligados ao crime organizado, e cerca de 13% ocorrem devido a erros ou má utilização de recursos por parte dos próprios colaboradores da organização, superando as organizações relacionadas a estados ou ativismo hacker.

“Os varejos de todos os portes precisam se proteger de forma redobrada neste período, investindo em camadas de segurança de disponibilidade, procurando ajuda, redobrando cuidados. Além de proteger o próprio negócio, oferecer segurança aos clientes também é um diferencial competitivo”, conclui Galdino.

Sobre a SEK (Security Ecosystem Knowledge)

Com sede no Brasil e operações no Chile, Argentina, Colômbia e Peru, a SEK (Security Ecosystem Knowledge) oferece Soluções Tecnológicas e Serviços Gerenciados, Profissionais e Consultoria na área de cibersegurança voltados a ajudar as empresas a lidar com ameaças digitais complexas e proteger os ativos e as operações.   Criada a partir da fusão da Proteus e Neosecure, a SEK já nasce com mais de 20 anos de experiência, faturamento superior a US$ 100 milhões, mais de 650 clientes ativos e uma equipe de 750 profissionais localizados nos cinco escritórios e quatro centros de Serviços Gerenciados na América Latina, além dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento nos Estados Unidos e Portugal. 

ID R&D e Anonybit analisam a ameaça deepfake à biometria e como mitigá-la

Deepfakes e ataques de injeção

Especialista orienta como se proteger de golpes durante a Black Friday

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!