Os bancos que receberam a carta do senado americano foram JP Morgan Chase, Bank of America, Wells Fargo, Morgan Stanley, Charles Schwab e TD Bank
Após as matérias do The Wall Street Journal e do Vice, um editor de notícias online em que supostamente enganaram o software de verificação biométrica de identidade de seus bancos com vozes sintéticas, o senado americano se pronunciou por meio de uma carta direcionada ao JP Morgan Chase, Bank of America, Wells Fargo, Morgan Stanley, Charles Schwab e TD Bank.
O Senador quer que os executivos desses seis bancos saibam o que eles estão fazendo para evitar fraudes de voz deepfake.
O subtexto é o senador Sherrod Brown, presidente do Comitê de Assuntos Bancários, Habitação e Urbanos do Senado e parece alarmado com relatos de que as pessoas estão fazendo movimentações fraudulentas utilizando vozes geradas por IA. Assim, supostamente enganaram o software de verificação biométrica de identidade dos maiores bancos americanos com vozes sintéticas.
Em sua carta, Brown diz: “as instituições financeiras continuam a comercializar a autenticação de voz como segura e confiável, sem identificar os riscos que os clientes devem considerar antes de optar por este serviço”.
Ele fez um longo questionamento para serem respondido até 18 de maio de 2023.
Brown quer saber com que frequência os algoritmos biométricos de voz são revisados para desempenho e segurança. Os arquivos de voz anteriores dos clientes são usados para treinar algoritmos? Como os arquivos de voz são protegidos?
A carta não menciona vivacidade de voz ou detecção de ataque de apresentação, tecnologias que são implantadas especificamente para detectar áudio gravado.
Entrevista com Arnaldo Thomaz Neto, country manager da BioCatch para o Brasil
Entrevistamos Sarra Ghaïb da HID sobre o uso da biometria nos setores: público, saúde e varejo
(In)Segurança digital: quais os principais riscos de ter sua voz copiada?
Deepfakes de voz em alta. Como a biometria pode ajudar a resolver isso?
Acompanhe como o reconhecimento facial, impressões digitais, biometria por íris e voz e o comportamento das pessoas estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança.
Leia outros artigos de nossa coluna de Biometria!


Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
O Crypto ID é uma plataforma de destaque no cenário de identificação digital, cibersegurança e tecnologia, atuando como referência em conteúdos especializados e atualizados sobre temas como certificação digital, blockchain, biometria, autenticação multifatorial e tendências regulatórias.
Fundado há mais de uma década, a plataforma se consolidou como uma fonte confiável para profissionais de TI, empresas e entusiastas da segurança digital.
A plataforma posiciona-se não apenas como um veículo de notícias, mas como um agente ativo na promoção de um ecossistema digital seguro.
Sua combinação de análises técnicas, cobertura de eventos e parcerias com líderes do setor faz dele um recurso indispensável para quem busca entender e se adaptar às transformações da identidade digital e da cibersegurança no Brasil.