Governo aposta em serviços digitais
Práticos, seguros e, sobretudo, desburocratizados, os serviços digitais vêm ganhando cada vez mais espaço no governo
Substituindo ações presenciais e os trâmites em papel. No dia 28 de julho, o Ministério da Economia informou que, desde março, nada menos que 251 serviços governamentais foram transformados em digitais.
Quando se coloca em perspectiva um prazo mais longo, os resultados são ainda mais positivos. Desde janeiro do ano passado, 824 serviços governamentais da área Federal foram transformados em digitais.
Em suma, dados da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, órgão central da transformação digital do governo, indicam que a economia proporcionada pela migração para serviços digitais seja superior a R$ 2 bilhões anuais.
Instituída pelo decreto Nº 10.332, de 28 de abril deste ano, a Estratégia de Governo Digital, prevê “transformar todas as etapas e os serviços públicos digitalizáveis até 2022”. Pelos dados atuais, 59% do total de 3,3 mil serviços já estão digitalizados. Os serviços ligados ao INSS e à CNH estão entre os que tiveram maior aumento da demanda em suas versões on-line.
Um dado interessante é que o total de acessos ao portal Gov.br, que centraliza todos os serviços digitais do governo, registrou um considerável aumento do número de acessos.
Foram 4,6 milhões de usuários acessando esses serviços em janeiro. Comparado com mais de 12 milhões em junho, numa demonstração do maior interesse pelos serviços digitais.
Certificado Digital como estratégia em serviços digitais
Um dos principais pontos da estratégia de digitalização do Governo Federal é “disponibilizar identidade digital ao cidadão, com expectativa de emissão de quarenta milhões até 2022”.
O que, na prática, demonstra que haverá um esforço das autoridades no sentido de aumentar o uso da Certificação Digital. Este que é um sistema prático, seguro e com total validade jurídica.
A Serasa Experian aprimora cada vez mais os serviços oferecidos aos seus clientes. Além disso, oferece todo o suporte para ajudar tanto as pessoas físicas quanto jurídicas com o uso da Certificação Digital padrão ICP-Brasil.
Fonte: Blog da Serasa Experian
Uso de Certificado Digital nas operadoras de turismo. Ouça
Futuro da Certificação Digital no Brasil. Ouça
Como digitalizar documentos com validade jurídica? Ouça