As Autoridades Certificadoras do Serpro, dentre elas AC Serpro, AC Serpro JUS (vinculada à cadeia do Poder Judiciário) e AC Serpro RFB (vinculada à cadeia da Receita Federal), obtiveram a renovação anual do Selo WebTrust em dezembro de 2019
Este selo foi desenvolvido para aumentar a confiança dos consumidores na internet como um veículo para transações seguras e a realização de comércio eletrônico.
Com o objetivo de resolver problemas que estampam as mensagens “esta conexão não é confiável” ou “o certificado de segurança do site não é confiável”, foi assinado, ainda, pela ICP-Brasil, o novo certificado da Autoridade Certificadora Serpro SSL. Com isso, o Serpro dá mais um passo a fim de garantir a confiabilidade dos certificados ICP-Brasil nos navegadores de internet, como, por exemplo, Firefox, Google Chrome.
Selo WebTrust
Para obter o Selo WebTrust, o Serpro passou por auditoria externa, realizada por uma empresa credenciada pela ICP-Brasil e reconhecida pelo programa Webtrust.
A PKI Consulting, empresa gaúcha especializada em Certificação Digital sob o comandodo da Dra. Viviane Bertol e Dr. Fabiano Menke, é credenciada pelo ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para realizar auditorias em Autoridades Certificadoras e Autoridades de Registro na ICP-Brasil e desde julho de 2018 está credenciada como Webtrust Practitioner, apta a realizar auditoria para obtenção do selo Webtrust no Brasil e no exterior.
“O resultado da auditoria realizada pela PKI Consulting foi a adequação dos processos e do Sistema de Certificação Digital (SCDS), já bastante rigorosos, para atender ao padrão internacional Webtrust for CA”, declara Viviane Bertol, CEO da PkI Consulting.
Este selo atesta a adequação dos processos executados dentro do ambiente do Centro de Certificação Digital (CCD) aos mais severos padrões de segurança em PKI (Public Key Infrastructure).
Selo WebTrust SSL
O próximo passo da Autoridade Certificadora Serpro, já em andamento, é a obtenção do selo Webtrust SSL, focado na emissão de certificados SSL (Secure Socket Layer) que identificam sites e sistemas web.
A auditoria da PKI Consulting na AC SERPRO SSL está sendo realizada em conformidade com o padrão Webtrust SSL e com as exigências específicas de cada fabricante, como Microsoft, Mozilla, Google e Apple, de forma a permitir que a chave pública da AC seja incorporada nos repositórios confiáveis dos principais navegadores.
O cronograma dessa etapa tem previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2020.
Imagem por: Colégio Notarial do Brasil
DPC – Um Guia Prático na Emissão de Certificados ICP-Brasil
Serpro quer colaborar com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados