Últimas notícias

Fique informado

Serpro dá mais um passo para garantir a confiabilidade dos certificados ICP-Brasil nos navegadores de internet

17/01/2020

Spotlight

A Estônia já está aqui. Por Marcelo Buz

Artigo do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, e uma comparação entre Brasil e Estônia.

18/02/2020

A evolução do processo judicial eletrônico. Por Ophir Cavalcante Junior

O processo judicial eletrônico (PJE) veio para atender esse novo momento e a exigência de uma prestação jurisdicional mais célere.

17/02/2020

Comitê Gestor normatiza emissão de certificado digital pelos Conselhos Profissionais Federais

A digitalização de documentos e processos em diferentes setores profissionais

13/02/2020

Lei de Informatização do Processo na pauta do Supremo Tribunal Federal – Por Marcos da Costa e Augusto Marcacini

A assinatura digital, tal como a assinatura manuscrita, permite conferir a autoria de uma manifestação escrita e, evidentemente, isto impede que esta seja substituída por outra, falsa, que não foi a intenção emanada pelo sujeito que praticou o ato.

11/02/2020

Identidade Digital na Europa. Prof. Jean Martina

O sistema de identificação digital na Itália funciona de forma similar ao Brasileiro.

09/02/2020

Certificado ICP-Brasil fortalece as ações de governança cibernética nacional

A ampliação do uso do certificado digital no padrão da

06/02/2020

ICP-Brasil avança para recebimento do selo Webtrust

O selo Webtrust foi desenvolvido para aumentar a confiança dos consumidores na internet como um veículo para a realização de comércio eletrônico e transações seguras.

12/12/2019

PKI Consulting é credenciada a Webtrust como Practitioner

Com esse credenciamento, a PKI Consulting poderá realizar auditorias em Autoridades Certificadoras utilizando os princípios e critérios da WebTrust.

30/07/2018

As Autoridades Certificadoras do Serpro, dentre elas AC Serpro, AC Serpro JUS (vinculada à cadeia do Poder Judiciário) e AC Serpro RFB (vinculada à cadeia da Receita Federal), obtiveram a renovação anual do Selo WebTrust em dezembro de 2019

Este selo foi desenvolvido para aumentar a confiança dos consumidores na internet como um veículo para transações seguras e a realização de comércio eletrônico.

Com o objetivo de resolver problemas que estampam as mensagens “esta conexão não é confiável” ou “o certificado de segurança do site não é confiável”, foi assinado, ainda, pela ICP-Brasil, o novo certificado da Autoridade Certificadora Serpro SSL. Com isso, o Serpro dá mais um passo a fim de garantir a confiabilidade dos certificados ICP-Brasil nos navegadores de internet, como, por exemplo, Firefox, Google Chrome.

Selo WebTrust

Para obter o Selo WebTrust, o Serpro passou por auditoria externa, realizada por uma empresa credenciada pela ICP-Brasil e reconhecida pelo programa Webtrust.

Dra. Viviane Bertol – Consultora em Certificação Digital e CEO da PKI Consulting

PKI Consulting, empresa gaúcha especializada em Certificação Digital sob o comandodo da Dra. Viviane Bertol e Dr. Fabiano Menke, é credenciada pelo ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para realizar auditorias em Autoridades Certificadoras e Autoridades de Registro na ICP-Brasil e desde julho de 2018 está credenciada como Webtrust Practitioner, apta a realizar auditoria para obtenção do selo Webtrust no Brasil e no exterior.

“O resultado da auditoria realizada pela PKI Consulting foi a adequação dos processos e do Sistema de Certificação Digital (SCDS), já bastante rigorosos, para atender ao padrão internacional Webtrust for CA”, declara Viviane Bertol, CEO da PkI Consulting.

Este selo atesta a adequação dos processos executados dentro do ambiente do Centro de Certificação Digital (CCD) aos mais severos padrões de segurança em PKI (Public Key Infrastructure).

Selo WebTrust SSL

O próximo passo da Autoridade Certificadora Serpro, já em andamento, é a obtenção do selo Webtrust SSL, focado na emissão de certificados SSL (Secure Socket Layer) que identificam sites e sistemas web.

A auditoria da PKI Consulting na AC SERPRO SSL está sendo realizada em conformidade com o padrão Webtrust SSL e com as exigências específicas de cada fabricante, como Microsoft, Mozilla, Google e Apple, de forma a permitir que a chave pública da AC seja incorporada nos repositórios confiáveis dos principais navegadores.

O cronograma dessa etapa tem previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2020.

Imagem por: Colégio Notarial do Brasil

DPC – Um Guia Prático na Emissão de Certificados ICP-Brasil

Serpro quer colaborar com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados

ICP-Brasil avança para recebimento do selo Webtrust