Últimas notícias

Fique informado

Serviço IR 2020: como certificado digital pode facilitar a declaração do imposto de renda para pessoa física. Ouça

08/04/2020

Spotlight

Leia o Parecer de Plenário sobre a MP 983/20 e diversos artigos e entrevistas

Leia também outros artigos e entrevistas sobre a MP 983 2020 publicados pelo Portal Crypto ID

12/08/2020

Câmara aprova MP 983 2020 que amplia uso de assinatura eletrônica

Todos os sistemas que utilizam assinatura eletrônica precisarão se adaptar às novas regras da MP983/2020 até o dia 1º de julho de 2021.

12/08/2020

Como gerenciar seus certificados TLS sob as novas regras do Google?

Em 01 de setembro de 2020, os principais navegadores passam a bloquear certificados TLS que têm um período superior a 398 dias.

10/08/2020

Quatro motivos para investir na autenticação de múltiplos fatores com Inteligência Artificial

Uma maneira de resolver problemas de acessos de usuários é aplicar sistemas de autenticação de múltiplos fatores, como a autenticação condicional.

10/08/2020

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

Soluti é a primeira Autoridade Certificadora a emitir e renovar Certificado Digital à distância. Ouça

Soluti é a primeira a implementar novo modelo de emissão de Certificado Digital, após o ITI publicar a Normativa para certificação online.

30/03/2020

Soluti disponibiliza gratuitamente o Assine.Online plataforma para assinatura digital e eletrônica de documentos – Ouça

A Soluti passou a oferecer gratuitamente a profissionais e empresas o Assine.Online, plataforma de assinatura digital, saiba mais aqui.

24/03/2020

Hoje é possível declarar o IR de forma 100% online, com o uso do Certificado Digital que além de simplificar o processo traz uma série de outras vantagens para o utilizador

O Ministério da Economia estendeu o prazo para a entrega das declarações de Imposto de Renda de pessoas físicas 2020 que poderá ser realizada até 30 de junho. A decisão foi estabelecida devido a pandemia do coronavírus. Até a data limite, os contribuintes devem reunir a documentação (recibos médicos, notas fiscais etc.) com os dados que serão enviados à Receita.


A Soluti continuará assim a disponibilizar gratuitamente, através dos Contadores, Certificados Digitais Bird ID para a Declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas. A campanha “Contador, esqueça o passado!” será válida até 30 de junho. O resgate dos vouchers do Bird ID acontecerá na página www.IR2020.com.br.

Lucas Vieira – Gerente de Produtos da Soluti

Segundo Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti, a declaração feita com o uso do Certificado Digital é muito mais simples e vantajosa. Com a tecnologia é possível garantir o sigilo e a autenticidade das informações, além disso, o contribuinte pode utilizar a declaração previamente preenchida com alguns dados como rendimentos, deduções, bens e dívidas.

Quem opta por declarar com Certificação Digital também recebe a restituição mais rapidamente.

Confira abaixo algumas vantagens de possuir o Certificado Digital na hora da declaração:

1. Acesso a declaração pré-preenchida

Para realizar a declaração é preciso que os contribuintes reúnam diversos documentos que constam os gastos com educação, saúde, previdência privada, aplicações financeiras, etc. Por isso, é comum atrasos e até divergências nos valores informados ao Fisco, uma das principais causas que levam as pessoas para a malha fina.

Com o Certificado Digital, o contribuinte tem acesso a uma declaração pré-preenchida, contendo todos os dados já armazenados. Sendo assim, o usuário precisará apenas verificar as informações e realizar as alterações necessárias, evitando erros que possam fazer com que o declarante seja pego pelo leão.

2. Facilidade nas retificações

O Certificado Digital ainda viabiliza ao seu possuidor a execução simplificada de consultas e eventuais retificações no documento encaminhado à Receita Federal.

Assim, por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita, o contribuinte pode verificar seus dados, consultar o status da sua declaração, checar fontes pagadoras e complementar a declaração de forma simples, o que garante um maior rigor no cumprimento da obrigação, evitando quaisquer restrições e sanções junto ao Fisco.

3. Obter as declarações dos anos anteriores

Por meio do Certificado Digital, o contribuinte pode também acessar as declarações enviadas nos últimos anos. De forma direta, essa possibilidade garante ainda mais transparência e rigor ao processo, além de dar mais segurança ao contribuinte, que passa a poder cruzar dados e reduzir a probabilidade de errar na hora do preenchimento e, consequentemente, de cair na temida “malha fina”.

4. Uso da tecnologia do certificado para outras atividades

O Certificado Digital para Pessoa Física — e-CPF ou e-PF — é um documento eletrônico utilizado para representar pessoas em ações praticadas no universo digital.

Desta forma, além da declaração de IR, o Certificado permite a realização de uma série de outros processos em plataformas digitais, como assinar contratos, de qualquer lugar e a qualquer hora, acessar sistemas de escrituração contábil e emissão de nota fiscal. É possível ainda, fazer a renovação de sua CNH pela internet, nos estados em que o Detran forneça essa facilidade, entre outras ações.

Certificado Digital por videoconferência: esclareça as 15 principais dúvidas sobre este processo. Ouça

Sobre a Soluti

A Soluti é uma empresa especializada em tecnologia da informação com ênfase em Certificação Digital, líder de mercado no Brasil. A empresa possui um portfólio de soluções abrangentes, aplicando identificação digital e criptografia para gerar recursos seguros e confiáveis nos meios eletrônicos.

Toda a sua linha de produtos une tecnologia e conhecimento para atender companhias de todos os portes e setores, pessoas físicas e profissionais liberais, garantindo aos usuários mobilidade, conectividade e praticidade ao dia-a-dia profissional, e em atividades pessoais no uso dos meios digitais.

Presente em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Soluti tem expandido a atuação no país, por meio de aquisição de empresas, aportes e parcerias estratégicas com companhias que são referências mundiais em segurança da informação e tecnologia.

Soluti é a primeira Autoridade Certificadora a emitir e renovar Certificado Digital à distância. Ouça

Descubra os benefícios do Certificado Digital para pessoa física. Ouça

Se atualize sobre o Certificado Digital com o Crypto ID!

  Explore outros artigos! digital