Últimas notícias

Fique informado

Setor financeiro em 2024: tendências e transformações impulsionadas pela Inteligência Artificial

24 de abril de 2024

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Por Thiago Saldanha, CTO da Sinqia
 

O setor financeiro é um dos mais dinâmicos e suscetíveis a mudanças, especialmente em um mundo cada vez mais digitalizado.

Thiago Saldanha, CTO da Sinqia

Com as crescentes inovações e automação de processos, o segmento passa por uma revolução significativa, com foco em melhorar a eficiência, a segurança e a experiência do cliente. À medida que avançamos em 2024, novas tendências e desafios surgem, moldando o futuro do setor.

O ano de 2023 foi marcado por uma série de eventos e mudanças que impactaram profundamente o mercado financeiro.

Desde o avanço do projeto piloto do Drex – moeda digital que está gerando discussões sobre a tokenização da economia brasileira -, até o progresso na regulação das criptomoedas e a implementação do Novo Marco Legal do Câmbio, o segmento enfrentou desafios e oportunidades sem precedentes.

Para 2024, espera-se que o setor financeiro seja influenciado por tendências que vão desde avanços tecnológicos até inovações nas transações digitais e a busca pela sustentabilidade. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel fundamental, emergindo como uma das principais impulsionadoras das mudanças no setor.

A tendência da Geração IA é particularmente relevante, com o avanço da IA generativa impactando significativamente os processos bancários. Prevê-se mais automatização, o que traz ganhos significativos de produtividade e receita para as instituições financeiras. Além disso, a implementação da IA generativa em áreas, como vendas, marketing e atendimento ao cliente promete melhorar ainda mais a eficiência e a experiência do consumidor.

No entanto, é crucial destacar que a IA não substitui completamente a inteligência humana. Para alcançar resultados positivos, os gestores precisam ser capazes de integrar estratégias de ambas as inteligências para garantir uma abordagem equilibrada e eficaz.

Outra tendência importante é a busca por um atendimento mais humanizado. Embora os bancos estejam cada vez mais presentes no mundo digital, a conexão entre as instituições e clientes tem diminuído, o que potencializa os desafios em termos de fidelização. Para reverter essa tendência, os bancos precisam concentrar seus esforços em estabelecer interações mais relevantes e personalizadas com os clientes, a partir da utilização de canais de atendimento baseados em IA para oferecer uma experiência mais especializada.

Além disso, a atenção aos riscos continua sendo uma prioridade para as instituições financeiras em 2024. Com a crescente ameaça de ataques cibernéticos e riscos de inadimplência, os bancos precisam mudar o foco de suas estratégias, investindo em medidas preventivas e ações que aumentem sua resiliência.

A busca por talentos também é uma tendência importante nos bancos, com a priorização de habilidades técnicas que vão além do conhecimento em TI. O desenvolvimento contínuo de talentos é essencial para agregar valor aos clientes e impulsionar o crescimento das organizações.

Outras tendências para 2024 incluem a personalização do preço, a migração para a nuvem e a conversão de códigos desatualizados. Todas elas entregam o potencial de transformar significativamente o setor financeiro, proporcionando uma experiência mais eficiente, segura e personalizada para os clientes.

Em suma, a IA generativa estará no centro das principais tendências do setor financeiro em 2024. Sua capacidade de capturar e analisar dados é fundamental para impulsionar a inovação e o crescimento das instituições financeiras em meio à Era Digital. Com uma abordagem equilibrada que integra IA e inteligência humana, o segmento estará bem posicionado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem neste cenário em constante evolução.


Sobre a Sinqia: A Sinqia é a fornecedora líder de tecnologia para instituições financeiras. A empresa oferece um portfólio completo de software e atende mais de 900 clientes em seis unidades de negócios. Executa uma estratégia de consolidação que resultou em uma posição de liderança após 24 aquisições, sendo eleita cinco vezes como uma das 100 maiores Fintechs do Mundo. Com sede em São Paulo, a Sinqia atende as principais instituições financeiras, como bancos, fintechs, gestoras de fundos, entidades de previdência e administradoras de consórcios. Em novembro de 2023, anunciou sua fusão com a Evertec – empresa líder em processamento de transações de ponta a ponta em Porto Rico, no Caribe e na América Latina. O cross selling acrescentou ao portfólio da Sinqia produtos de soluções de pagamento, uma combinação de negócios que transformou a companhia na principal da América Latina e Caribe em tecnologia financeira. Para mais informações, acesse o link.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Temos excelentes artigos na coluna Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, moedas digitais, CDCD, estudos e recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. E somos, historicamente, a maior cobertura do Febraban Tech então segue a gente e fique por dentro do que vai rolar no #FEBRABANTECH2024!

Você também pode se interessar por Criptomoedas e Tokenização. Dá uma olhadinha!

25jun(jun 25)18:1527(jun 27)18:15Febraban Tech 2024 - 25 a 27 de junhoO evento acontecerá nos dias 25 a 27 de junho de 2024 e falará sobre inteligência artificial generativa, internet 5G e 6G e outros assuntos18:15 - 18:15 (27) gmt Transamerica Expo Center - São Paulo, Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00