Últimas notícias

Fique informado

Sign2GO: o que é, como ele funciona e quais as vantagens de utilizar?

4 de maio de 2021

Spotlight

O que é PKI? Definição e guia para infraestrutura de chaves públicas.

A infraestrutura de chave pública – PKI, em português ICP – gerencia a identidade e a segurança nas comunicações da Internet para proteger pessoas, dispositivos e dados.

13 de maio de 2021

GlobalSign anuncia mudanças no comprimento da chave de assinatura de código

Os clientes TSA devem migrar para os novos URLs até 1º de junho de 2021.

12 de maio de 2021

Entrevista com Daniela Costa – VP da Arcserve LATAM – sobre Proteção de dados e soluções de backup

Daniela Costa, VP Arcserve Latam, fala sobre o porque as corporações precisam repensar suas estratégias de backup.

7 de maio de 2021

Viviane Bertol explica o que é AR Eletrônica e fala sobre os novos procedimentos de validação da ICP-Brasil

Drª Viviane Bertol, fala sobre os novos procedimentos da ICP-Brasil, panorama mundial de eIDs e sobre LGPD.

8 de abril de 2021

O que o futuro da segurança na Internet mantém em 2019 segundo especialistas da Sectigo – Ouça

Especialistas em identificação digital e criptografia da Sectigo se reúnem para traçar as principais questões sobre segurança na internet em 2019

21 de janeiro de 2019

Com o Sign2GO, todo o processo pode ser feito virtualmente, de onde quer que o indivíduo que deve assinar esteja

A forma como pessoas, empresas e governos estão lidando com seus documentos vem mudando muito nos últimos anos. Assinaturas digitais com uso de certificado digital, assinaturas eletrônicas, o armazenamento na nuvem e outras tecnologias transformaram a relação deles com os papéis. Uma alternativa que surgiu recentemente foi o Sign2GO.

Basicamente, trata-se de uma nova forma de assinar documentos que vai revolucionar o seu dia a dia ou da sua organização. Tudo com o máximo de segurança, praticidade e validade jurídica.

O que é e para que serve o Sign2GO?

Sign2GO é uma plataforma de assinaturas eletrônicas e digitais. Basicamente, o sistema transforma o fluxo analógico e complicado de assinar um documento em uma experiência digital totalmente simples, rápida e intuitiva.

Explicando em outras palavras, o Sign2GO é uma plataforma online que serve para assinatura digital e eletrônica com altíssimo nível de integridade e segurança. Além disso, a ferramenta possui validade jurídica. Afinal, além de prático e seguro, esse processo precisa ser válido perante a lei.

Como funciona o Sign2GO?

Utilizar o Sign2Go é bastante intuitivo, em poucos cliques o usuário seleciona e inclui o documento que precisa ser assinado, informa os signatários (as pessoas que precisarão assinar o documento) e se precisar, pode até determinar a ordem das assinaturas.

Em seguida, indica onde cada um deve assinar e pronto, é só clicar e enviar que os envolvidos serão avisados por e-mail.

Além do responsável por subir o documento na plataforma, que poderá acompanhar todas as etapas do documento, no Sign2 Go é possível incluir observadores, recurso ideal para aquelas pessoas que também precisam acompanhar as etapas do documento, mas não precisam assinar.

Essa opção é muito útil para saber quem já assinou e quem ainda falta assinar.

Vale destacar que os documentos incluídos na plataforma são submetidos a um processo de coleta das assinaturas identificadas com uma sequência numérica única e cálculo de hash utilizando algoritmos extremamente atuais e modernos.

É por meio dessa sequência que garantimos a integridade dos documentos que são trafegados no Sign2GO.

Paula Akemi Uchida – Gerente de Produto da Valid

Nesse sentido, segundo Paula Akemi Uchida, Gerente de Produto da Valid, se ocorrer a modificação de algum documento de forma intencional e se essa alteração interferir no conteúdo, os dados ficam registrados no sistema, para consulta dos signatários.

Assim, o Sign2GO utiliza assinaturas eletrônicas ou digitais, que também são um meio de o usuário declarar que aceita o mecanismo e confia nele. Além disso, existe uma legislação (Medida Provisória 2.200-2/01) que estabelece a validade de assinaturas digitais com uso de certificado digital no padrão ICP-Brasil.

A validade jurídica conferida às assinaturas dos documentos digitais é essencial e garante três elementos muito importantes ao processo. São eles:

  • autenticidade, que é a verificação jurídica do criador do documento por meio de algoritmos de criptografia;
  • integridade, ou seja, a inalterabilidade do documento;
  • tempestividade, que verifica a compatibilidade tecnológica do documento.

Quem pode utilizar o Sign2GO?

A abrangência do Sign2GO é muito ampla. O foco são as empresas e pessoas físicas que precisam assinar documentos diversos.

Esse processo é feito com o auxílio do certificado digital e assinatura eletrônica, o que garante a integridade e validade jurídica da assinatura.

Logo, essa plataforma está disponível para qualquer pessoa que necessite de assinatura em documentos legalmente válidos. Tudo isso de forma simples e rápida.

O que é um laudo de assinaturas e por que ele é assinado virtualmente?

O laudo funciona como uma linha do tempo contendo tudo o que aconteceu com o documento. Isso inclui todas as evidências que comprovam com a data e hora de cada ação dos participantes, como informações sobre o assinante — seus dados pessoais e endereço de e-mail, por exemplo.

Por ser possível reunir evidências no laudo, também passa a ser possível comprovar quem são os assinantes e quando utilizada assinatura digital com certificado digital. A partir disso, consegue-se ter evidências com a máxima eficácia jurídica.

Quais são as principais vantagens dessa ferramenta?

Agora que já vimos o que é o Sign2GO e como ele funciona, mostraremos as principais vantagens que essa ferramenta pode proporcionar. Continue lendo!

Economia de tempo e dinheiro em processos de assinaturas

A primeira vantagem é a economia de tempo. As empresas perdem muitas horas procurando os responsáveis para assinar documentos físicos. Em alguns casos, a pessoa sequer está na sede da empresa, o que atrasa ainda mais o processo. Com o Sign2GO, todo o processo pode ser feito virtualmente, de onde quer que o indivíduo que deve assinar esteja.

Gestão e controle de assinaturas nos documentos

Outro benefício interessante é o melhor controle das assinaturas. Como os processos são digitais, todos os documentos são devidamente arquivados em nuvem pela plataforma Sing2Go, com possibilidade de baixar a versão final assinada no seu próprio computador, o que facilita muito o controle.

Não exige cadastro prévio para assinatura de documentos

Por fim, é importante mencionar que os signatários não precisam ter um cadastro prévio para assinar documentos por meio do Sign2GO. Isso torna o processo ainda mais rápido e prático.

Quais são as principais funcionalidades do Sign2GO?

Entendidas as principais vantagens, veremos as funcionalidades mais importantes dessa ferramenta:

  • criação de fluxos personalizados de forma paralela ou sequencial;
  • assinatura híbrida, ou seja, eletrônica ou digital;
  • inclusão de participantes ilimitados, tanto signatários quando observadores;
  • envio de notificações por e-mail;
  • assinar documentos com qualquer tipo de certificado digital;
  • pacotes mensais de assinatura de acordo com o seu uso.

Qual é a diferença entre assinatura eletrônica e digital?

Em vários momentos do texto, citamos as assinaturas eletrônica e digital. Mas qual seria a diferença entre elas. Vamos explicar em tópicos separados.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é baseada em métodos de evidências, tais como o IP da máquina, e-mail do signatário ou o código de acesso.

Assinatura digital

A assinatura digital, por outro lado, é mais completa. Além das evidências já existentes na assinatura eletrônica, são adicionadas outras propriedades que já mencionamos: autenticidade, integridade e irretratabilidade, que significa a impossibilidade de o assinante negar a existência dos dados e informações assinados.

Qual é o passo a passo para assinar com certificado digital?

Assinar pelo Sign2GO é muito simples. Primeiro, você precisa escolher o plano mais adequado para sua necessidade. Existem quatro pacotes diferentes, que variam de 5 a 100 assinaturas, dependendo da sua necessidade. Se você precisar de um plano maior, é possível negociar.

Assim, é necessário cadastrar-se no site do Sign2GO, dando início ao teste gratuito de 30 dias com até 5 assinaturas sem limite de signatários. Finalizado o período grátis, você pode contratar um dos pacotes disponíveis. Isso é feito seguindo os seguintes passos:

  • abrir o link no e-mail cadastrado;
  • aceitar o T&C;
  • clicar no campo de assinaturas. Pronto, você já estará apto a utilizar a ferramenta.

Por fim, podemos concluir que o Sign2GO é a saída mais ágil e prática para que as suas assinaturas sejam feitas. Ele proporciona a validade jurídica necessária aos documentos e, principalmente, a segurança de que o seu negócio precisa em suas ações.

Fonte: Blog Valid Certificadora

Valid inicia operação de emissão de certificado digital na Colômbia

Valid anuncia planejamento estratégico para os próximos três anos

Por que é importante usar um certificado SSL de Validação Estendida (EV)?

Sobre a Valid

Vivemos na economia da confiança. Nessa economia, a moeda é a identidade, e identificação é o que dá valor a ela. Para a Valid (B³: VLID3 – ON), identificação é reconhecer algo ou alguém como verdadeiro.

Estamos no seu RG, nos seus cartões de banco, nas transações que faz pelo celular e em todos esses lugares, usamos tecnologia de ponta. Somos 6,000 colaboradores em 16 países levando em consideração as particularidades culturais e regionais, para entregar soluções personalizadas e integradas.

No Brasil somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta. Identificação é nossa razão de ser. Para saber mais, acesse www.valid.com

Acesse o Site da Valid Certificadora Digital e para ler outros artigos do Crypto ID acesse aqui!