Últimas notícias

Fique informado
Tecnologia brasileira revoluciona rastreabilidade bovina e transforma gado em ativo de garantia de crédito

Tecnologia brasileira revoluciona rastreabilidade bovina e transforma gado em ativo de garantia de crédito

19 de abril de 2024

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

A Spacevis by Stocci Farm torna-se pioneira na certificação e tokenização da origem dos dados coletados dos animais. Com 230 milhões de cabeças, o rebanho bovino brasileiro representa um estoque estimado em R$ 800 bilhões

No Brasil, onde o número de cabeças de gado (230 milhões) supera o de pessoas (215,3 milhões), a Spacevis by Stocci Farm anuncia o lançamento da primeira smart tag de rastreamento e monitoramento de gado totalmente produzida no país. A nova tecnologia promete uma revolução na rastreabilidade de bovinos, oferecendo monitoramento em tempo real, acompanhamento do nível de atividade para análise do bem-estar do animal, reconhecimento de atividades e geolocalização.

A startup Spacevis acabou de ser aquirida pelo multi family office GHT4, em parceria com a Stocci, empresa investida pelo Grupo que empresa investida pelo Grupo que atua na democratização do uso de dados e IA, transformando dados em valor agregado ao negócio. Essa será a primeira iniciativa do seu braço de negócio dedicado a Agropecuária, a Spacevis by Stocci Farm, pioneira na certificação e tokenização da origem dos dados coletados dos animais. 

 A smart tag, considerada a mais leve do mundo, utiliza um dispositivo de rastreamento similar aos brincos já utilizados nas orelhas dos animais. Equipada com GPS e acelerômetro, fornece dados precisos que são transmitidos diretamente ao software. Com capacidade de rastreamento de até 20 km e uma bateria com vida útil de quatro anos sem necessidade de recarga, o produto patenteado recebeu aprovação tanto da FDA (Food and Drug Administration) quanto da Anatel.

A solução Spacevis by Stocci Farm consiste no hardware (smart tag), uma rede de privada de conectividade e na plataforma Cattlevis, que permite aos pecuaristas e frigoríficos acompanharem de forma completa e inteligente seus rebanhos. Com tecnologia baseada em Blockchain, o sistema oferece transparência e compliance de todos os dados e histórico individual dos animais, com dashboard de fácil navegação e em única tela.

De acordo com Guilherme Canavese, CEO da Spacevis by Stocci Farm, o lançamento é uma resposta às falhas encontradas no atual sistema de rastreabilidade existente no mercado, que carece de precisão e confiabilidade nos dados. “As tecnologias de identificação animal que existem hoje não permitem monitorar o boi, apenas identificar, tornando o processo de rastreabilidade muito falho”, observa Canavese.

Entre os diferenciais que fazem esse produto único no mercado está a possibilidade de monitoramento e rastreamento do gado em tempo real, 24 horas por dia. “Além dos pecuaristas e frigoríficos terem na palma da mão a localização de cada cabeça de gado, a solução permite monitorar a saúde animal por meio do registro de atividades diárias, registrando inércia, baixa, alta ou hiperatividade, e até mesmo acompanhar o cio das fêmeas”, explica.

O produto oferece rastreabilidade completa desde o nascimento até a prateleira, atendendo às crescentes demandas por transparência e segurança alimentar. Isso não só melhora a qualidade do produto, mas também fortalece a sustentabilidade na indústria alimentícia.

A localização exata do gado também ajuda a evitar que os animais sejam direcionados para áreas ilegais ou de desmatamento, contribuindo para a sustentabilidade na indústria alimentícia e para a obtenção do selo de boi verde nacional, cada vez mais valorizado pelas empresas preocupadas com iniciativas ESG.

Tokenização do gado

Em uma iniciativa inédita no mundo dos tokens, a solução é capaz de transformar o boi em ativo digital, ampliando suas possibilidades de uso como garantia real de crédito ao setor.

“A consolidação de inúmeras informações precisas sobre cada animal tem como base a tecnologia de Blockchain, um banco de dados imutável, o que permite entregar ainda mais confiança, segurança e transparência de dados aos criadores e ao mercado. Atualmente, só é aceito como ativos reais as propriedades e maquinários. Essa iniciativa vem para revolucionar o mercado”, reforça Gustavo Paro, CEO da Stocci.

Com mais de 230 milhões de cabeças, o rebanho bovino brasileiro representa um estoque estimado em R$ 800 bilhões. No entanto, devido à falta de garantias sobre a existência e origem desses animais, o setor pecuário enfrenta desafios para utilizar esse estoque em operações de crédito. O lançamento da smart tag surge como uma solução para essa questão, proporcionando dados precisos e confiáveis sobre o rebanho.

“Esse inovador produto vem para mudar um segmento importante da economia brasileira, a Agropecuária, por meio de uma tecnologia avançada e 100% desenvolvida no Brasil. A solução leva ao pecuarista a possibilidade de obter linhas de crédito competitivas, já que sem ela teria pouca garantia de negociação, aumentando assim seu fluxo de caixa e tornando-se mais competitivo no mercado”, reforça Caio Ibrahim David, sócio fundador do Grupo GHT4.

A previsão é que sejam entregues mais de um milhão de dispositivos até o final de 2025.

Saiba mais em https://stocci.com/stocci-farm/pecuarista

O Agronegócio tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança da Informação e tecnologia de identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse setor que move o Brasil!

O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.

18jun(jun 18)09:0019(jun 19)19:00UNIVERSO TOTVS 202409:00 - 19:00 (19) EXPO Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - Pavilhão Azul