Últimas notícias

Fique informado

Tecnologia de blockchain do Serpro é referência para programa de segurança americano

7 de outubro de 2020

Spotlight

Heather Vescent, pensadora e futurista do setor de identidade digital fala sobre ID no Metaverso

“Estamos começando a ver empresas de identidade digital aplicarem suas soluções para um mercado metaverso. Faz sentido resolver os casos de uso de hoje e planejar um mercado futuro”

9 de agosto de 2022

Telecomunicações, a raiz para os desafios de segurança cibernética

Alguns dos maiores golpes de inteligência artificial da história foram resultado do comprometimento dos sistemas de telecomunicações

8 de agosto de 2022

O que é criptografia assimétrica – ID Plus #10

No Id Plus dessa semana, a equipe de redação te explica o que é a criptografia assimétrica e como ela se aplica em nosso cotidiano

8 de agosto de 2022

FEBRABAN TECH traz renomados keynotes internacionais e nacionais para a edição 2022

Ban Ki-moon, Paul Krugman, Makaziwe Mandela, Ilan Goldfajn, Roberto Campos Neto e o ex-jogador Cafu estão entre os destaques do tradicional evento de tecnologia, que ocorre de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo

3 de agosto de 2022

CISO Forum Brazil 2022 acontece 100% on line com o apoio do CRYPTO ID

CISO Forum Brazil 2022, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022 de forma 100% online.

25 de julho de 2022

Tecnologia blockchain no mundo do cinema

Entenda como algumas oportunidades trazidas pelo uso prático da tecnologia blockchain podem mudar o mundo do cinema.

30 de junho de 2020

Solução em blockchain bConnect foi apresentada ao Customs-Trade Partnership Against Terrorism como exemplo para garantir autenticidade das informações aduaneiras compartilhadas entre Brasil e países parceiros

Conhecer a inovação do Brasil de automatização da troca de dados aduaneiros entre países. Com esse objetivo, o Serpro, empresa de TI do Governo Federal, apresentou, no final de setembro, para o programa americano de segurança Customs-Trade Partnership Against Terrorism (CTPAT), o bConnect, rede blockchain desenvolvida pelo Serpro para a Receita Federal do Brasil.

Essa rede utiliza blockchain para garantir a autenticidade das informações aduaneiras compartilhadas entre os países do Mercosul. Neste mês de outubro, o bConnect já estará em funcionamento com a troca de dados entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O bConnect é uma ferramenta de blockchain que permite o compartilhamento em rede de informações cadastrais das empresas certificadas pela Receita Federal como Operador Econômico Autorizado (OEA) e que usufruem de benefícios, como facilitação dos procedimentos aduaneiros, tanto no Brasil quanto no exterior, garantindo a segurança dos dados transacionados.

De acordo com Bárbara Harckbart de Oliveira, da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira (Coana) da Receita Federal, o bConnect permitirá, de forma segura e tempestiva, a troca automatizada de dados cadastrais de OEA entre os países que firmarem Acordo de Reconhecimento Mútuo com o Brasil e que aderirem a essa tecnologia blockchain.

“A solução veio suprir uma necessidade internacional para o tema troca de dados de OEA entre os países, que hoje é feita, em sua maioria, por meio de planilhas elaboradas ou extraídas do sistema que cada país possui e enviadas por correio eletrônico”, destaca Bárbara.

“As empresas certificadas como OEA estão listadas na internet, mas precisávamos de um sistema em que fosse possível enviar os dados das empresas brasileiras e, ao mesmo tempo, consultar a certificação de empresas estrangeiras.

“Então apresentamos o bConnect, que está sendo alimentado com os dados brasileiros em sua fase de protótipo. A implantação, prevista para outubro deste ano, inaugura um novo cenário de troca de informações entre países”, explica o gerente de Soluções de Comércio Exterior do Serpro, Paulo Ramos.  blockchain

A apresentação do Serpro foi um pedido do programa americano que gostaria de conhecer mais sobre a inovação que o bConnect representa a respeito da automatização da troca de dados entre países.

Os especialistas do Serpro, Jefferson Bicca e Fernando Lustosa, fizeram a apresentação e responderam a perguntas sobre o Blockchain na vídeoconferência com representantes do CTPAT.  “A apresentação mostrou o novo cenário que se configura na troca de dados internacionais, em que o Brasil está saindo na frente e foi muito bem recebido pelos participantes”, completa Bárbara Harckbart.

Fonte: Serpro

Senado Americano considera a ICP Brasil um modelo para identidades digitais

Assinaturas digitais no Brasil e o novo marco legal

Estado do Paraná vai investir em blockchain com R$ 280 milhões recebidos

Blockchain na comercialização de energia: uma tendência que pode se consolidar no Brasil

Blockchain ganha página exclusiva criada pelo Governo Federal

Content Syndication

Content syndication – distribuição de conteúdo é um método de republicar conteúdo desenvolvido por sua empresa em outros sites para atingir um público mais amplo e levar novos visitantes a seu site. Fale conosco sobre Content Syndication, contato@cryptoid.com.br | +55 11 3881 0019.

Surpreenda-se com a qualificação da nossa audiência! Mídia Kit.