Últimas notícias

Fique informado

Tecnologia e inovação estarão no centro das atenções do Futurecom Digital Week que começa hoje

26/10/2020

Spotlight

ITI é um dos representes do Brasil na IV Reunião Ministerial da Red Gealc sobre Governo Digital da América Latina e Caribe

A Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe, Red GEALC, reúne – desde 2003 – as autoridades dos órgãos governamentais digitais dos países da região.

19/11/2020

Cidadãos poderão assinar documentos e validar transações com o governo de forma simples e eletrônica

O gestor público poderá adequar o nível de assinatura eletrônica exigido em um serviço levando em consideração o nível de segurança da transação.

18/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

Entenda o Universo dos Certificados de Atributo

# TBT | Este artigo escrito em novembro de 2014, apresenta o que são Certificados de Atributo, como estão regulamentados, na época, para uso na ICP-Brasil, quais suas possíveis utilizações e como se tornar uma EEA – Entidade Emissora de Atributos. 

13/11/2020

Futurecom LiveCast promove webinar ‘Mulheres na Tecnologia’

Evento on-line será nesta quarta-feira, 19/8, às 16h, e reunirá executivas da IBM, Microsoft, Nokia e Oracle, com participação especial para comentar sobre o mercado de tecnologia.

19/08/2020

De 26 a 30 de outubro, 230 palestrantes nacionais e internacionais debaterão temas como 5G, Infraestrutura e Conectividade, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e mais no Futurecom

Considerado um dos maiores eventos de tecnologia, telecomunicações e transformação digital, e que este ano será realizado em novo formato, o Futurecom promoverá, de 26 a 30 de outubro, o Futurecom Digit@l Week. Será uma semana dedicada a conectar pessoas, negócios e tecnologias.

O evento trará uma programação especial, por meio da plataforma Futurecom Xperience, que reúne, em um mesmo ambiente, os principais pilares que fazem de um evento físico o mais eficiente meio de geração de oportunidades com 230 palestrantes, 80 horas de conteúdo gratuito, experiência e networking para os mais variados segmentos da economia.

Tudo isso, com uma grade extensa diária com 8 meetups, 7 podcasts, 20 entrevistas, 15 debates e materiais exclusivos. Também haverá trilhas de conteúdo com FutureCongress, FutureCyber, FutureGov, FutureJud, FuturePayment, além de painéis de debates 4CORP, Minutos Corporativo e bate-papo com lideranças corporativas, seguindo as mesmas trilhas de conteúdo do evento do ano passado.

Serão debatidos temas como Infraestrutura e Conectividade, 5G, Software Defined Networking (SDN) e Network Functions Virtualization (NFV); Internet das Coisas (IoT), Edge Computing; Inteligência Artificial e Data Analytics; ISP´s e Redes Neutras, além de estudos de casos.

O evento será conduzido pela mestre de cerimônias Mariana Hein. A abertura no dia 26/10, às 9h, contará com a participação do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, entre outras autoridades e executivos C-Levels, que prestigiarão o evento.

Também está confirmado como palestrante no dia 28/10 (quarta-feira), às 9h, Kevin Ashton, cofundador do Auto-ID Center no Massachusetts Institute of Technology, autor do novo livro “How to Fly a Horse” e criador da expressão ‘Internet das Coisas.

Na sexta-feira, 30/10, às 9h, será a apresentação ‘Desbloqueando Todo o Potencial das Redes Futuras por meio de Parcerias para o Desenvolvimento de Tecnologias e Soluções, de Tareq Amin, diretor de Tecnologia da recém-criada Rakuten Mobile, Inc., que lidera o projeto e implementação da rede móvel nativa da nuvem de próxima geração da empresa no Japão, e é um dos maiores nomes da tecnologia 5G.

Confira as principais participações no Futurecom Digital Week:

AMDOCS

AAMDOCS, fornecedora líder de software e serviços para empresas de comunicação e mídia, irá destacar e reforçar seu posicionamento como apoiadora de diversas operadoras do Brasil e da América Latina em suas jornadas rumo à computação em nuvem e ao 5G.

Painel “Como destravar a digitalização do Brasil e impulsionar o avanço do 5G?”

Dia 26/10, entre 15h50 e 17h20, Clayton Cruz, Presidente de Divisão para América Latina da Amdocs, comentará sobre parcerias, estratégias de produtos e monetização, experiências e comercialização, e políticas de incentivo ao 5G no Brasil.

Webinar “Um Mar de Possibilidades: Uso combinado de 5G, IoT, Big Data & Inteligência Artificial impulsionando Novos Modelos de Negócios, dia 29/10, entre 11h e 12h30, Gil Rosen, CMO e Presidente da Divisão amdocs:next, falará sobre o 5G como um facilitador de Smart Connectivity, desenvolvimento tecnológico e de novos serviços digitais disruptivos.

ANGOLA CABLES

Antonio Nunes, CEO da Angola Cables, participa dos painéis “A Crescente demanda por Conectividade e seu Impacto na Infraestrutura e Qualidade da Entrega” (26/10, às 14h20). E “Além da Conectividade – 5G e as Oportunidades de Novos Negócios para Provedores Regionais”, dia 30/10, às 14h20.

COMMSCOPE futurecom

A CommScope, umas das líderes globais em soluções de conectividade para redes de comunicação, participará do evento virtual com uma ampla programação, que destaca produtos e temas como novas soluções para arquitetura de acesso distribuído (DAA), 5G, Wi-Fi 6 e 6E, IoT e a crescente demanda por conectividade.

No dia 26/10, às 10h30, o destaque é a entrevista com o vice-presidente sênior de service providers para as regiões da América Latina e Caribe da CommScope, Marcos Takanohashi, que falará sobre os desafios nas áreas de Infraestrutura e Conectividade.

No mesmo dia (26/10, às 14h20), Hugo Amaral Ramos, diretor de tecnologia da CommScope para as regiões da América Latina e Caribe, comanda o webinar “A crescente demanda por conectividade e seu impacto na infraestrutura e qualidade da entrega”. Já no dia 27/10, às 11h, Ramos fala ao vivo sobre o tema “5G – Interconectando tecnologias e serviços, transformando negócios”. 

E ainda no dia 27/10, às 16h30, Ricardo Wassermann, executivo de contas da CommScope comanda um MeetUp (encontro virtual que reúne executivos do setor para debater tecnologia e gestão) sobre um tema muito relevante no cenário atual: “Saúde 5.0: o paciente empoderado e protagonista do cuidado”.

CORNING

Corning Optical Communication, fabricante de fibra óptica, participa dia 30/10às 9h40, da palestra ‘Redes Neutras de FTTH – O Futuro é Compartilhado?’, com Tadeu Viana, VP de Vendas para CALA, juntamente com representantes da Anatel, American Tower, Infinera e Telcomp.

EQUINIX

A Equinix, empresa global de infraestrutura digital, está trazendo para o Brasil uma solução escalável, econômica e ágil, que permitirá às operadoras de Telecom e organizações em geral expandir sua capacidade de tráfego de dados, conectar-se a novos parceiros e atingir novos mercados em minutos.

Por meio da interconexão habilitada para redes definidas por software (SDN) disponível no Equinix FabricTM –  já oferecida em 46 mercados, incluindo os data centers do Rio de Janeiro e São Paulo – e a virtualização de funções de rede (NFV) que será viabilizada futuramente pelo Network Edge, as empresas poderão ter alcance global, flexível e sob demanda a múltiplas clouds, provedores de rede e parceiros de negócios por meio de uma única conexão, e conectar seu ecossistema de fornecedores digitais na Equinix, dispensando uma infraestrutura física de data center ou de hardware.

“Do Edge Computing ao Digital Edge: tendências e vantagens para empresas e negócios”, dia 28/10, às 14h, entrevista com Eduardo Carvalho (presidente da Equinix no Brasil) e José Renato de Mello Gonçalves (VP da Orange).

 Meet Up com a participação de Eduardo Carvalho sobre o tema “Promovendo Maturidade para Indústria 4.0: Rumo à Fábrica Inteligente” – dia 28/10, às 16h30

IBM futurecom

A IBM estará na Futurecom 2020 e não poderia deixar de falar de 5G. Nuvens privadas e híbridas e plataformas abertas viabilizarão a adoção da tecnologia no Brasil e ajudarão a reduzir os custos ao longo do tempo.

Esse tema será abordado em palestra com Gisele Boni, Líder Network Cloud and Cognitive da IBM para América Latina e da executiva global Marisa Viveros, VP, Strategy & Offerings para Telecom, Media and Entertainment.

Além disso, a companhia explicará, por meio de casos de sucesso, como a computação em nuvem vem possibilitando o crescimento da adoção de inteligência Artificial – IBM Watson pelas companhias brasileiras.

 Fabricio Lira, Head de Data & AI da IBM Brasil e Talita Paschoini, Diretora de Tecnologia do Luizalabs, descreverão, em painel, dia 29/10, quinta-feira10h30 – como a Lú, assistente virtual do Magazine Luiza, chegou à marca média, no primeiro semestre de 2020, de 1,4 milhão de atendimentos ao mês e de 8,5 milhões de interações no período, além de cerca de 6,1 mensagens por usuário.

 Marisol Penante, Vice-Presidente para Indústria de Telco & Midia para América Latina, e os Diretores da TIM – Auana Mattar e Evaristo Mascarenhas de Paula – contarão em painel, dia 29/10, quinta-feira16h, como a Tais, assistente virtual da TIM já passou dos 3 milhões de atendimento, possibilitando um autoatendimento mais rápido e eficiente, e assim melhorando a experiência dos seus clientes.

Outras participações da IBM no evento: Dia 26/10, 16h30 – MeetUp | Agronegócio: Do Plantio à Mesa do Consumidor: O Uso de Tecnologias como aliada na Transformação do Campo. Participação IBM: Carlos Capps, Lider de Varejo e Bens de Consumo na IBM América Latina; Dia 27/10, 10h – Fireside Chat – 5G & o momento de modernização nas redes de Telecomunicações.

Com Gisele Boni, Líder Network Cloud and Cognitive para América Latina, e Marisa Viveros, VP, Strategy & Offerings para Telecom, Media and Entertainment. Dia 27/10, 11h – WEBINAR | 5G Interconectando Tecnologias e Serviços, transformando Negócios. Participação IBM: Marisol Penante, Vice-Presidente América Latina e Communications Sector Leader de IBM Services. Dia 28/10, 16h30 – MeetUp | Indústria: Promovendo Maturidade para Indústria 4.0: Rumo à Fábrica Inteligente.

Participação IBM: Luis Arouche, Líder de Enterprise Applications e Especialista no Setor Industrial na IBM Brasil. Dia 29/10, 11h – WEBINAR | Um Mar de Possibilidades: Uso combinado de 5G, IoT, Big Data & Inteligência Artificial impulsionando Novos Modelos de Negócios. Participação IBM: Mario Hime, Líder de Cognitive Process Transformation na IBM Brasil.

ERICSSON

Ao longo do evento, a Ericsson reunirá especialistas em telecomunicações e representantes de diversos setores da economia –, demonstrando como o 5G transformará toda a sociedade e será um importante impulsionador para apoiar a retomada da economia pós-pandemia.

Além disso, seus especialistas estarão presentes capitaneando os debates mais relevantes associados à tecnologia, políticas industriais, questões regulatórias e demandas do mercado. Confira a grade completa da participação da Ericsson.

NEC

A NEC é um dos principais fornecedores do mundo no setor de Telecom no Brasil e líder global na implementação de redes abertas (Open RAN). Participará do Futurecom 2020 com seus especialistas contando detalhes de suas soluções, estratégia e capacidade de orquestração de tecnologias e parceiros.

A companhia realizará no Futurecom Digital Week o pré-lançamento do NEC 5G Lab no Brasil, um inovador e disruptivo laboratório 5G, dia 26/10, às 15h50. Na sequência, Wagner Barroso, diretor de Negócios da NEC no Brasil, participará do webinar ‘Thought Leadership | Como destravar a digitalização do Brasil e impulsionar o avanço do 5G?’.

Acesse o calendário completo da participação da NEC no evento.

ORACLE

A Oracle participa da Futurecom Digital Week e mostrará como a tecnologia da Oracle pode alavancar a transformação digital de diversos setores, apoiando a migração para nuvem e tecnologias emergentes. A tecnologia se mostra como fator decisivo para as melhorias nas empresas, especialmente em momento de pandemia.

Durante o evento, a empresa apontará as inovações que podem ser aplicadas em setores em crescimento no país comoTelecom, Saúde, Logística e Indústria.

Apresentações da Oracle:

 27/10, das 15h50 às 17h20 – painel de debates sobre “Enquanto o 5G não vem. Utilizando a infraestrutura disponível para atender a demanda IoT de diferentes negócios” com Marco Righetti, diretor de Arquitetura Cloud e Tecnologias Emergentes da Oracle América Latina;

28/10, das 10h às 10h25 – entrevista sobre “Como IoT, 5G e cloud irão transformar o mundo que vivemos” com Marco Righetti, diretor de Arquitetura Cloud e Tecnologias Emergentes da Oracle América Latina;

30/10, das 9h40 às 10h – Podcast sobre “5G” com Edmilson Fonseca, diretor de Pré Vendas da Oracle Communications.

Meetup – 27/10, das 16h30 às 18h – “Saúde 5.0: Paciente empoderado e protagonista do cuidado” com a participação Sérgio Bergson, Oracle Industry Innovation Advisor

Meetup – 26/10, das 9h40 às 11h – Homero Scarinzi, diretor de Vendas de SCM na Oracle, falará sobre “Flexibilidade e confiabilidade na cadeia logística 4.0”.

PEGASYSTEMS

A Pegasystems, fornecedora global de soluções de CRM, mostrará as novidades em sua plataforma de automação de processos por meio de uma abordagem pioneira batizada de ‘center-out’.

Trata-se de uma maneira de estruturar o contato com os clientes com uma visão integrada, não importando o canal de comunicação que este cliente usou para se comunicar com a empresa. Centralizada e com inteligência em tempo real, a solução permite que a empresa saiba onde os clientes estão durante toda a jornada de contato.

Participações: 29/10, das 14:00 às 14:20, Inteligência Artificial – entrevista; 30/10, das 14:00 – 14:20; operadoras Competitivas & 5G – podcast, com Rafael Lameirão, head de Vendas para a América Latina da Pegasystems.

QUALCOMM

Este ano, a Qualcomm participa da Futurecom com dois de seus principais executivos debatendo o tema 5G: Francisco Soares, VP de Relações Governamentais, e Hélio Oyama, Diretor de Produtos Latam.

 Francisco Soares participa do evento no dia 26/10, às 11h, no painel “A Essencialidade da Infraestrutura & Políticas Públicas na Implementação Eficiente do 5G”, no qual irá debater sobre como as redes de acesso por rádio virtual (vRANs) podem ser consideradas um passo essencial para o futuro do 5G.

 Hélio Oyama, por sua vez, participará do painel “Acelerando a adoção de 5G através da Construção de um Ecossistema de Colaboração e Inovação”no dia 30/10, às 11h, no qual discutirá sobre os benefícios do 5G mmWave.

SEABORN futurecom

A Seaborn Networks (Seaborn), operadora líder em desenvolvimento e operação de sistemas de cabos óticos submarinos, em parceria com a Infinera, anunciará  novos serviços de redes submarinas no sistema de cabos AMX-1 da Seaborn, conectando os Estados Unidos e o Brasil.

Impulsionado pelas plataformas de rede submarina da série XT da Infinera, com a tecnologia do mecanismo de capacidade infinita (Infinite Capacity Engine – ICE), a nova rede da Seaborn apresenta arquitetura modernizada e eficiência espectral de primeira classe, permitindo à empresa contornar de forma ótica as estações de chegada de cabos e reduzir os custos de rede.

SES

A SES, líder mundial em soluções de conectividade de conteúdo global, estará presente nos painéis online para discutir sobre a aplicação de vídeo para Telcos e conectividade de rede IoT. As sessões acontecerão nos dias 26 e 28/10.O painel sobre aplicativos de vídeo para empresas de telecomunicações traz para a discussão como as Telcos podem se beneficiar e monetizar novas tecnologias impulsionadas pelo aumento do consumo de vídeo, em novos formatos e aplicativos, permitindo acesso a conteúdo em qualquer lugar.

O desenvolvimento e a monetização de uma solução OTT, bem como as melhores práticas para operadoras de telefonia móvel e fixa para que os usuários possam encontrar conteúdo em diferentes plataformas, são alguns dos tópicos a serem abordados no painel no dia 26/10, às 14h40, com Jurandir Pitsch, Vice-presidente de Vendas para América Latina e Caribe, da SES.

Já os painéis sobre conectividade de redes IoT via satélite serão conduzidos por Fabio Alencar, Head de Desenvolvimento Corporativo para América Latina da SES Networks, e Paulo Berlinsky, Diretor de Vendas da SES, no dia 28/10 às 10h40 e 14h40, respectivamente.

Durante o debate, os dois representantes da SES devem discutir sobre a função da IoT via satélite para oferecer suporte a aplicativos de alto desempenho nos setores de agronegócio e mineração e como isso pode ajudar a superar os desafios de conectividade.

VIAVI futurecom

A VIAVI, líder em soluções de medição de redes, vem impulsionando a tecnologia 5G desde 2013, formando parcerias com os principais fornecedores de comunicação do mundo e outras organizações de ponta para oferecer as soluções necessárias para desenvolver, testar, habilitar, garantir e otimizar redes autônomas com velocidade e sucesso, tanto nos laboratórios quanto no campo.

Esse ano, a VIAVI estará presente no painel do Futurecom para falar mais sobre Open RAN, tendências, benefícios e desafios para uma implementação em redes 5G.

O painel será realizado online no dia 27/10, às 10h20, e contará com a presença de Carlos Alberto Camardella, da Claro, e do Engenheiro de Soluções Wireless da VIAVI, Everton Souza. Nesta sessão, será discutida as tendências de implementação O-RAN e a real necessidade de testar, gerenciar uma rede durante o desenvolvimento, a implantação e a operação de uma rede O-RAN.

Outras Atrações do Futurecom Digital Week

Entretenimento e novas experiências fecharão cada dia. O narrador esportivo Galvão Bueno mostrará tudo o que sabe em ‘Vinhos & Tecnologia’, no dia 26/10, de 18h às 18h40. Ele fundou, em 2009, a vinícola Bueno Wines, com vinhos produzidos no Brasil e na Itália, muitos deles já premiados nacional e internacionalmente.

Na sequência, o humorista Rafael Cortez, apresentará “Antivírus, o show”. Na terça-feira, 27/10, a experiência Gin & Tecnologia será comandada pela consultora Bianca Petrillo. Em seguida, a cantora e atriz Bibba Chuqui, entra no palco virtual com seu pocket show Jazz & Blues, de 18h40 às 19h30. No dia 28/10, Marcelo Toniollo, consultor e sommelier, falará sobre Whisky & Tecnologia, seguido do show de mágica e ilusionismo com Ricardo Madureira, que possui mais de 15 anos de experiência.

 Dia 29/10, será a vez da Cachaça & Tecnologia com o fundador e proprietário do Alambique Santa Rufina, Carlos Alberto de Barros Mattos, responsável pela produção da cachaça Sebastiana. Samba e MPB, na voz de Karine Telles, fecha a programação da noite.  O sextou do dia 30/10, fica por conta do Cerveja & Tecnologia, com Maikel Carmona, sócio diretor da Cervejaria Carmona; e Lívia Alves, criadora de conteúdo @Etílicos.com.

26out(out 26)09:0030(out 30)18:00Futurecom Digital WeekTECNOLOGIAS QUE TRANSFORMAM O ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS09:00 - 18:00 (30)

Futurecom Digital Week conectará pessoas, negócios e tecnologias em uma semana voltada à inovação

NEC participa do Futurecom 2020 e destaca sua estratégia com foco no 5G

Sobre o Futurecom

O Futurecom, o maior e mais importante evento de tecnologia, telecomunicação e transformação digital da América Latina, será realizado, de forma presencial, de 05 a 07 de outubro de 2021. Lançado em 1998, na cidade de Foz do Iguaçu, o Futurecom foi transferido para Florianópolis posteriormente, onde ocorreu entre 2001 e 2007. A partir de sua décima edição, passou a ser realizado em São Paulo, com duas edições no Rio de Janeiro em 2012 e 2013.

Embratel apresenta soluções na Futurecom Digital Week 2020

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest |Instagram | Twitter | Facebook | Linkedin