Menu

Últimas notícias

Fique informado

Tecnologia para o trânsito garante a segurança do cidadão

28/09/2020

Spotlight

Thales apresenta nova edição do “Manual de Ciberameaças: o cibercrime organizado” Ouça

Especialistas apresentam o modus operandi dos cibercriminosos e as formas de combatê-los

21/10/2020

Reimaginando o novo contrato social para a era digital. Entrevista com Don Tapscott

Don Tapscott é uma das maiores autoridades mundiais no impacto da tecnologia nos negócios e na sociedade. Ele compartilha sua visão de futuro de um novo contrato social.

21/10/2020

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20/10/2020

Empresas brasileiras são beneficiadas pelo certificado ICP-Brasil

A transformação digital, que após a pandemia tornou-se essencial para a economia, já era realidade em diversas empresas brasileiras antes de 2020 com o certificado digital

20/10/2020

CRLV 100% Digital já está disponível

Até 30 de junho, todos os Detrans devem substituir o documento físico pela versão digital. A impressão do CRLV pode ser feita pelo usuário.

10/01/2020

Webinar promovido pelo Denatran na Semana Nacional de Trânsito mostra como a sociedade e o governo ganham com o processo de transformação digital

O Serpro e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tem como bandeira a promoção da transformação digital para facilitar a vida do cidadão e isso tem se concretizado nos diversos produtos de trânsito oferecidos à população brasileira.

Nesta Semana Nacional do Trânsito, o gerente de negócios de Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro, Diego Migliavacca, participou do webinar promovido pelo Denatran, que aconteceu na última segunda-feira, 21.

O tema principal foi mostrar o que está sendo desenvolvido em tecnologia para o trânsito e como a transformação digital pode se refletir na segurança do cidadão brasileiro. Ou seja, como essas soluções podem salvar a vida de milhares de pessoas no país. 

Diego Migliavacca há três anos atua nesse processo que promoveu a migração, do papel para meio eletrônico, da carteira de motorista e do documento veicular, que agora se encontram em um só aplicativo: a Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Diego Migliavacca – Gerente de negócios de Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro

“A possibilidade de integrar Estado e sociedade na construção de soluções tecnológicas para o trânsito estrutura-se nos sistemas do Denatran, como o Renach (carteiras de habilitação), Renavam (veículos automotores) e Renainf (infrações de trânsito).”

“Isso possibilita entregas e serviços, tanto para órgãos da administração pública, como empresas da iniciativa privada, que, de alguma forma, se relacionam com o segmento de trânsito, seja na prestação de serviços de controle de tráfego, seja no cadastro de veículos”, afirmou.

Para Diego, a manutenção de toda essa infraestrutura tecnológica requer muito investimento. “É onde entra o Serpro, com a sua expertise em inteligência de negócios, que agrega mais valor ao serviço final entregue ao cidadão, diminuindo o custo do governo e criando um círculo virtuoso de entregas de melhores serviços, tanto para a sociedade quanto para o estado”, pontuou.

Como “case” de sucesso, foi apresentado o que ele considera como o começo, de fato, da identificação digital segura do cidadão: o QR Code criptografado. “Esse QR Code é inviolável, contém todos os dados da CNH, inclusive foto, e toda uma segurança digital. O QR Code foi o início de tudo, o embrião do primeiro documento digital do Brasil, e permitiu que hoje tivéssemos a plataforma de serviços, que é a CDT”, relembrou.

Diego pontuou ainda que o CRLV digital eliminou, a partir de janeiro de 2021, a necessidade de impressão em papel moeda dos documentos veiculares. Para ele, isso é uma ação que consolida a CDT como exemplo de transformação digital bem sucedida, tanto do ponto de vista da gestão pública quanto de entrega que facilita a vida do cidadão brasileiro.

Sobre a Semana

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro.

Ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. A iniciativa tem por objetivo lembrar que todos são responsáveis por promover um trânsito mais seguro.

Em razão das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, a SNT 2020 realizada pelo Denatran está acontecendo em formato digital. Com o tema “O Denatran na sua vida”, o evento visa a promover ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito.

A iniciativa segue as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

A Semana Nacional de Trânsito é transmitida pela página do Denatran no Facebook.

Fonte: Serpro

Carteira Digital de Trânsito agora permite pagamento de multas com 40% de desconto

Carteira Digital de Trânsito: saiba como usar. Ouça

Carteira Digital de Trânsito agora permite indicar principal condutor do veículo

Outras novidades sobre a digitalização no trânsito e mais aqui no Crypto ID!

  Explore outros artigos!

Pular para a barra de ferramentas