Evento contará reconhecimento facial em algumas áreas do credenciamento e demonstração de poste inteligente conectado a uma rede 5G
Entre os dias 28 e 31 de outubro, será realizada no São Paulo Expo, em São Paulo, a 21ª edição do Futurecom, principal evento de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina, que terá como Keynote Speakers o Chief Product Officer da Netflix, Greg Peters; o CEO da TIM, Pietro Labriola; o SVP& Presidente da Qualcomm, Jim Cathey; o Presidente de Telecom da Huawei, Sun Baocheng; o CEO da Vivo, Christian Gebara, e o CEO da Nokia, Rajeev Suri. Durante todo o evento, executivos C-Level das principais operadoras e de empresas de tecnologia participarão de várias palestras e painéis, juntamente com representantes do Governo, como Anatel e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O Futurecom deste ano vai romper barreiras com as tecnologias aplicadas para dar qualidade de vida aos seres humanos. E este cenário se transformará a partir do dia 28 de outubro, quando o pianista e maestro João Carlos Martins fará um espetáculo utilizando uma novidade tecnológica, que será apresentada, pela primeira vez, na solenidade de abertura do evento, dia 28, a partir das 19h30, no São Paulo Expo.
O Futurecom 2019 mostrará a simulação de uma avenida do futuro com poste inteligente conectado a uma rede 5G, credenciamento na sala VIP com reconhecimento facial, experiências de Realidade Virtual (VR), novas soluções de pagamento, monitoramento de cilindros de oxigênio para pacientes que precisam utilizar o equipamento no dia a dia, atendimento médico baseado em imagem com luva tátil controlada remotamente. O paciente estará no ambiente do Futurecom e o médico fará o diagnóstico a partir do seu consultório. Também haverá soluções focadas em entretenimento, como a apresentação de uma banda conectada que possibilitará que seus músicos toquem em lugares fisicamente distintos.
Em um amplo espaço que combina exposição de Soluções Digitais, uma Conferência Internacional e um Centro de Networking, o Futurecom fomentará também discussões nos 12 auditórios dedicados a apresentação de cases, workshops, palestras e debates, com foco em soluções técnicas e modelos de negócios nas áreas de TI, Telecomunicações, Serviços Financeiros (Meios de Pagamentos), Startups, Segurança da Informação, Empreendedorismo, Governo e Judiciário. Além da transformação digital e das iniciativas com o 5G, o evento trará toda a hiperconectividade presente nos dias atuais, com aplicações de tecnologias disruptivas como Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Inteligência Artificial e Computação Quântica, entre outras.
Saiba mais sobre as novidades que serão apresentadas pelos expositores e palestrantes:
5G America
No dia 28 de outubro, das 14h às 17h30, acontece o workshop da “Desafios enfrentados pela 5G na América Latina”, no auditório Hiper Conectado (aberto ao público). O 5G já é uma realidade para alguns países. Com a sua chegada na região, as mudanças no setor das telecomunicações já começam a impactar não apenas nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), como também em áreas como educação, saúde, governamental, automotiva, produção, entre outras. Ou seja, inicia-se uma revolução no modo de vida da sociedade. O encontro da 5G Americas irá abordar, segundo os principais especialistas latinos americanos do segmento, os desafios e soluções que a tecnologia 5G já começa a sofrer na região. Serão debatidas questões de infraestrutura e de espectro radioelétrico. O setor também passa por grandes mudanças rumo ao desenvolvimento, principalmente no mercado brasileiro. Outros temas abordados no workshop da 5G Americas são: Internet das Coisas (IoT), questões relacionadas às antenas, bloqueadores de sinais, alertas de desastres, entre outras.
Associação brasileira das empresas de softwares (ABES)
A ABES marca presença na Futurecom 2019 com a participação de Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento, em dois painéis. Na terça-feira (29), às 9h30, a executiva será a moderadora de um debate com o tema “Como estimular o desenvolvimento de um ecossistema IoT de inovação”, que destacará a importância do desenvolvimento do IoT para a economia e como melhorar o ambiente de inovação no Brasil, como por exemplo, quais políticas públicas são necessárias para o desenvolvimento dessa tecnologia. No dia 30 de outubro, às 14h, Jamile volta para mais uma palestra, dessa vez sobre a “Importância da implementação eficiente da Indústria 4.0 no Brasil”.
Accenture
As novas gerações estão demandando cada vez mais a atenção das empresas para as suas necessidades. Com isso, as companhias precisam se antecipar e assumir a vanguarda do mercado, atualizando sua relação com a sociedade. A Accenture ꟷ com atuação e oferta de soluções em estratégias de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações ꟷ levará à Futurecom 2019, o conceito Access the New Generations, em que apresentará soluções desenvolvidas para o setor de telecomunicações e mídia. No espaço da empresa no evento, experiências demonstrarão algumas das principais soluções para a indústria, como o sistema de personalização de voz, que interage com seu interlocutor conforme suas emoções são detectadas, aumentando o engajamento e o grau de eficácia do assistente virtual; ou a NBA (Next Best Action), que funciona como motor de definição e priorização, em tempo real, das ofertas e abordagens mais relevantes ao cliente, de acordo com suas características, contexto e probabilidade de aceite.
Haverá também demonstrações de experiências para a indústria, como o Content Intelligence, solução que examina a internet para extrair o conteúdo de determinada marca e avaliar o nível de conformidade com suas diretrizes. Ele monitora a identidade da marca nos canais e identifica lacunas que podem levar a um impacto negativo nas vendas.
Além das demonstrações, a Accenture levará um time de especialistas para palestras como a de Saulo Bonizzato, líder da Accenture para a indústria de Comunicações, Mídia e Tecnologia na América Latina, sobre a transformação tecnológica no setor de telecomunicações, apresentando as oportunidades da era digital e seus impactos sobre as estratégias e modelos de negócios na indústria.
Anatel
Participará de palestras e painéis ao longo de todo o evento. No dia 29/10, Alex Pires de Azevedo, especialista em regulação da Anatel, estará no painel “Muito além de provedores de serviços: Quais são as oportunidades para as empresas de satélite com a chegada”, de 9h30 às 10h40. Na sequência, Vicente Aquino, Conselheiro da Anatel, participará de 11h20 às 12h40 do painel “5G como fator determinante da transformação dos negócios e serviços”. No período da tarde, Ronaldo Neves Moura, chefe de gabinete da Presidência da Anatel, integrará o painel “Ecossistema Digital e Demandas para um Ambiente de Inovação, de 16h às 17h30.
Corning
A Corning, fabricante de soluções para redes óticas, apresentará uma nova estratégia expandindo seu foco também aos provedores de internet – segmento que está crescendo bastante e já concorre com as grandes operadoras. A companhia está ampliando suas operações na fábrica do Rio de Janeiro para aumentar a produção de soluções para FTTH para atender mais esse nicho de mercado. Além disso, a marca quer reforçar a mensagem de que, antes de avaliar componentes isolados, é importante comparar os desenhos de rede mais utilizados e identificar a topologia adequada aos objetivos e desafios de cada projeto. Com isso, Marcelo de Faria, coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Corning, dará uma palestra no dia 29 de outubro, às 16h, sobre Desenhos de Redes FTTH: benefícios e desafios.
Para completar a participação da Corning no evento, Claudio Mazzali, sênior VP de Tecnologia da Corning Optical Communications, participará do painel – no dia 30 de outubro às 14:20 – sobre os primeiros passos do 5G no Brasil. Ele trará sua visão de mercado sobre como a infraestrutura de fibra óptica é essencial para a nova geração de telefonia móvel.
Dell
Fornecedora líder em diversos segmentos no País (servidores, storage, hiperconvergência e PCs), a Dell Technologies contará com estande, além de painéis focados em oportunidades da era digital para operadoras, Edge Computing e Big Data. Na terça-feira (29/10), das 9h30 às 10h40, Leonardo Araújo, Diretor Sênior de Serviços de Consultoria para América Latina da Dell Technologies, participa do painel “Gestão de Tomada de Decisões Estruturada em Big Data & Analytics nas Organizações Inovadoras”. No dia 30/10, a companhia conta com duas apresentações: das 11h20 às 12h40, com Gerson Freire, Consultor Técnico da Dell Technologies para Brasil, que falará sobre “À espera pela rede 5G: Oportunidades de monetização para Edge Computing em ambientes LTE” e, das 16h20 às 18h, com Marcelo Medeiros, vice-presidente de Vendas da Dell Technologies no Brasil, que participa do painel “TIC Telco Transformation: As oportunidades da Era Digital e seus impactos sobre as estratégias e modelos de negócios”.
Deloitte
Executivos nacionais e internacionais vão revelar os dados e analisar os resultados com a visão Brasil e global da edição de 2019 da pesquisa Global Mobile Consumer Survey, elaborada anualmente pela Deloitte. Ela traz uma análise importante sobre o hábito dos brasileiros em relação ao uso dos smartphones e as novas facilidades digitais. Um dos resultados aponta o crescimento no uso dos smart whatches e fitness bands, que criaram nível de praticidade, trazendo as informações mais importantes em uma rápida checada no relógio. Os resultados da pesquisa chamam a atenção, ainda, para o aumento de compras feitas pelo celular e o uso da internet para pesquisa de preços e variações de produtos neste dispositivo. Além disso, o uso do smartphone para acessar os apps de entrega rápida e barata mostram a mudança no comportamento dos brasileiros. Mesmo que ainda existam preocupações com os dados pessoais e privacidade, hoje a comodidade que essas facilidades trazem se mostra acima da necessidade de segurança pessoal.
Embratel
A Embratel fará uma série de anúncios, com destaque para o novo Centro de Operações de Segurança, o Security Operations Center – SOC Embratel. “A Embratel está na vanguarda do mercado e é a primeira empresa a ter um centro com essa especialização”, afirma Mário Rachid, diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel, destacando o pioneirismo da empresa com centros de segurança digital no Brasil. A Embratel fornece às empresas um serviço de segurança completo de análise de dados em tempo real capaz de coletar e correlacionar informações de diferentes plataformas de segurança, e outras fontes tecnológicas do ecossistema de TI dos clientes. Estes eventos coletados são confrontados com os padrões de comportamento do ambiente do cliente e qualquer cenário anômalo identificado permite o início imediato de uma série de ações e medidas para mitigar e bloquear possíveis ameaças às aplicações, dispositivos e ao negócio das empresas.
O serviço de segurança utiliza tecnologias de análise de comportamento, inteligência artificial e cognitiva, além de machine learning, para garantir a segurança e ampliar a proteção conta eventuais ataques às instalações dos clientes. O monitoramento permite examinar 100% dos eventos ocorridos em redes móveis para os serviços de dados, voz e SMS, além de atuar de forma contínua (24 horas por dia, sete dias por semana).
Executivos da empresa também participarão de importantes painéis com foco em tendências e em temas do momento como serviços via satélite, segurança cibernética, Internet das Coisas (IoT), Computação em Nuvem (Ofertas Cloud), Inteligência Artificial, Redes Virtualizadas, Omnichannel e Edge Computing.
Equinix
A Equinix, empresa global de interconexão e data center, apresentará no evento a solução Equinix Cloud Exchange Fabric™, que permite a interconexão (conexão direta e privada entre empresas) a qualquer empresa presente na Plataforma Equinix, incluindo as principais clouds públicas, como AWS, Microsoft Azure, Google Cloud, IBM Cloud, Alibaba, Oracle Cloud, entre outras. Disponível em 37 regiões metropolitanas distribuídas entre cinco continentes, a solução ajuda companhias de qualquer segmento a interconectarem seus negócios globais com seu ecossistema de clientes, parceiros e fornecedores, seja como uma conexão principal entre os data centers da Equinix ou como um complemento às suas redes existentes. O ECX Fabric foi projetado para acelerar os esforços de transformação digital das empresas, permitindo que elas alcancem qualquer pessoa no mundo, sob demanda, por meio de uma única conexão privada.
Ericsson
Em seu estande, a Ericsson contará com demonstrações de 5G em rede comercial com aplicações em indústria, saúde, educação, entretenimento e segurança/cidades inteligentes. Além disso, a empresa anunciará um estudo sobre espectro, que fala sobre o impacto econômico de um possível atraso na implementação do 5G no Brasil.
Saúde: atendimento médico baseado em imagem com luva tátil controlada remotamente. O paciente estará no ambiente do Futurecom e o médico fará o diagnóstico a partir do seu consultório.
Entretenimento: apresentação de uma banda conectada que possibilitará que seus músicos toquem em lugares fisicamente distintos. Os instrumentos são conectados por meio da nova tecnologia e o público terá a mesma experiência de um show tradicional.
HP
Cláudio Raupp, presidente da HP, apresentará um Talk Show no painel “Desbravando as Incertezas da Sociedade Digital: Quais estratégias devem estar no Foco das Empresas?”, na quinta-feira, 31/10. Discutirá temas como ‘O poder do cliente em transformar tudo’, ‘Tecnologias repensando negócios’, ‘Dicotomia entre conhecimento e experiência / diversidade de gerações’ e ‘Construção de uma cultura organizacional forte’.
Huawei
A Huawei apresentará novas soluções e desenvolvimentos da tecnologia 5G. Nos painéis temáticos da Futurecom 2019, a Huawei trará também novidades de seu portfólio de computação inteligente e nuvem, que faz uso da combinação destas tecnologias com Inteligência Artificial (IA), 5G e Internet das Coisas para oferecer soluções full-stack para todos os cenários.
As demonstrações desse portfólio integrado acontecerão no Espaço Telco Transformation, onde também estarão expostos exemplos de usos da tecnologia 5G em parceria com diferentes operadoras. Além disso, a líder mundial do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação demonstrará soluções de cidades inteligentes, redes óticas, sites simplificados de 5G e muito mais. A integração dos produtos e soluções da Huawei já foi uma tendência na mais recente edição do Huawei Connect, ocorrida no mês passado em Xangai. Esta será uma oportunidade de o público da América Latina conferir o mesmo que a seleta audiência global pôde ver em primeira mão em setembro.
Outra novidade que a Huawei traz é o podcast ‘5G Zone’, que será gravado durante o evento e abordará temas como o impacto do 5G na vida das pessoas, as novas possibilidades para o mercado e aplicações que surgirão no futuro próximo e se o Brasil já está pronto para receber o 5G. Os episódios serão disponibilizados no Spotify.
IBM
Tendências e o futuro da tecnologia 5G, inteligência artificial, computação quântica e computação em nuvemestão no centro da discussão da transformação digital das empresas e são foco da participação da IBM na Futurecom. Cultura colaborativa, carros autônomos, OpenRAN, NFV, automação, diversidade, capital humano também serão temas tratados pela companhia no evento em palestras e demonstrações no estande, com executivos Brasil, América Latina e globais.
No dia 29 de outubro – Inteligência Artificial & Capital Humano: O Papel dos CEOs na promoção de uma nova Cultura Colaborativa aliando Cliente, Novas Tecnologias e resultados da Organização, com Bob Fox, Associate Partner, Talent & Engagement, Public Sector; A Revolução dos Carros Autônomos: Uma Nova Relação do Usuário com o Veículo, com Rodrigo Stanger, VP GBS Latin America – Industry Academy Member; Perdendo o sinal? Reinvente-se para o Mundo Digital, com Marcelo Braga, VP, IBM Cloud & Cognitive Software.
Dia 30 de outubro – À espera pela rede 5G: Oportunidades de monetização para Edge Computing em ambientes LTE, de Marcos Peigo, Vice President de Value Creation para América Latina; Network Cloudfication, com Rahul Kumar, Digital Customer Engagement Leader para telecomunicações; Mais dados, mais potência, mais capacidade computacional – Potencializando a Inteligência Artificial com a Computação Quântica, com Leonardo Silveira de Albuquerque Martins, Research Staff Member, Manager; Bridging the GAP: Promovendo diversidade e inclusão dentro das corporações, com Marisol Penante, VP Communication Sector Leader.
A presidente da IBM na América Latina estará presente no evento para falar sobre tendências e o futuro da tecnologia 5G no dia 31 de outubro. Também estarão disponíveis para entrevistas Marcelo Braga, VP, IBM Cloud & Cognitive Software; Leonardo Silveira de Albuquerque Martins, Research Staff Member, Manager; Rodrigo Stanger, VP GBS Latin America – Industry Academy Member e Thiago Moraes, Arquiteto de soluções para telco da IBM Brasil.
Icaro Tech
A Icaro Tech, especialista em operações inteligentes, apresenta sua nova plataforma de automação voltada para os Centros de Operações do Futuro, um conceito proposto pelo TM Forum – associação global do setor de telecomunicações. Os Centros de Operações do Futuro (OpCFs) são impulsionados por duas importantes mudanças que vêm sendo vivenciadas por este setor. “A primeira é a evolução do modelo de negócios para apoiar a nova economia dos serviços digitais, que reconhece e integra cada vez mais os serviços prestados, por meio de ecossistemas parceiros. E a segunda é a revolução tecnológica na forma de virtualização da rede”, afirma Laerte Sabino, CEO da Icaro Tech. A novidade poderá ser conhecida durante a Futurecom 2019. Na ocasião, a empresa também apresentará sua solução para automação de atendimento ao cliente, e trará novamente o robô Little Guy, “que representa uma das possibilidades de uso da inteligência artificial no atendimento ao cliente. No caso, utilizando tecnologia de reconhecimento de voz, ele processa as informações em linguagem natural, que nada mais é do que a forma como nós conversamos normalmente, e dá respostas entendendo o contexto como um todo”, explica o executivo. A plataforma irá contribuir para a transformação digital no setor de telecom e surge para ajudar essas empresas a aumentarem a escalabilidade de seus negócios, bem como a velocidade da transformação digital, por meio de processos automatizados, redução de custos e otimização das tarefas repetitivas.
IEEE
Durante o evento, os especialistas do IEEE, maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, debaterão os desafios da cibersegurança, a revolução das smart grids e as implicações éticas e legais geradas por essa nova realidade. Como a tecnologia pode contribuir para segurança das cidades e dados pessoais e quais implicações éticas e legais envolvem o surgimento de novas tecnologias? Este será o tema central do debate com três especialistas: Paulo Miyagi, Edson Prestes e Cyro Boccuzzi, no próximo dia 30 de outubro, 11h30. As smart cities (cidades inteligentes) podem desempenhar importante papel, assegurando qualidade de vida, promovendo o desenvolvimento sustentável e incrementando a funcionalidade dos sistemas urbanos, porém, com a implantação desses sistemas inteligentes, problemas de cibersegurança, como privacidade e ameaças a dados pessoais, se tornarão grandes desafios, que exigirão contramedidas eficientes para combatê-los.
Lightning Talks
Além do debate, a IEEE organizará na edição deste ano da Futurecom as Lightning Talks, “palestras-relâmpago”, com os três especialistas, no próprio estande sobre importantes temas como Cidades Inteligentes e segurança dos dados, redes inteligentes e ética na tecnologia. Cada apresentação dura em média 5 minutos:
- 29 de outubro, às 14h – Paulo Miyagi – Smart Cities e Cybersecurity
- 30 de outubro, às 14h – Cyro Boccuzzi – Smart Grids Redes inteligentes habilitando aplicativos de segurança para cidades inteligentes
- 30 de outubro, às 16h30 – Edson Prestes – Ética na Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel)
O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) vai apresentar em seu estande as soluções criadas como parte do projeto Inatel Smart Campus, que está transformando o Instituto em um living lab (laboratório vivo) para aplicações em IoT (Internet das Coisas). Serão demonstradas tecnologias para iluminação inteligente, controle de distribuição de água e reconhecimento de vaga de estacionamento. A plataforma de IoT usada para interligar as soluções, também será apresentada na feira. Com código aberto, ela pode ser usada por acadêmicos, pesquisadores e empresas que desejam desenvolver projetos na área. Segundo o coordenador do Innovation Office e responsável pelo Inatel Smart Campus, Daniel Mazzer, a intenção é que a plataforma seja uma referência para desenvolvedores.
“O Inatel está investindo fortemente no desenvolvimento de soluções em IoT e para Smart Cities que possam agregar tecnologia ao Campus. Nossa equipe multidisciplinar tem aplicado técnicas de design de soluções e pesquisas etnográficas para identificar as necessidades dos usuários e desenvolver aplicações que façam sentido para eles. Esta equipe também é responsável por fomentar um ecossistema de desenvolvimento aberto voltado para os alunos e professores do Inatel, empresas parceiras e outros interessados em contribuir com o projeto”, esclarece Daniel.
As inovações do Inatel Smart Campus estarão à disposição do público no estande H66 no Futurecom 2019.
Infinera
A Infinera (NASDAQ: INFN) apresentará sua série DRX, uma família de roteadores desagregados que combina um portfólio carrier-class white box com o software CNOS da Infinera, escalável e comprovado em campo. A solução foi selecionada pela Telefónica Alemanha, para modernizar sua rede nacional de transporte móvel naquele país. A série DRX permite à Telefónica Alemanha preparar sua rede nacional de transporte móvel para serviços móveis 5G com escala, eficiência e automação. A Telefónica oferece serviços móveis e fixos para clientes privados e empresariais, bem como produtos e serviços digitais inovadores, incluindo a Internet das Coisas (IoT) e análise de dados. Somente no segmento móvel, a Telefónica Alemanha é responsável por mais de 45 milhões de conexões. Com a solução da Infinera, a Telefónica Alemanha continua expandindo e melhorando sua rede de transporte para oferecer aos seus clientes uma experiência aprimorada e estabelecer a base para serviços 5G emergentes.
Intelbras
A Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de soluções tecnológicas, participará da Futurecom com um portfólio amplo e completo, que abrange produtos de altíssimo desempenho, flexibilidade e fácil gerenciamento. Entre as novidades está a Plataforma Tanaza Intelbras Edition: com interface amigável, recursos avançados e dashboard BI (Business Inteligence), o software em nuvem para gerenciamento de redes Wi-Fi pode ser acessado de qualquer lugar do mundo pelo usuário. O sistema, ideal para comércios, varejos, hotéis, pequenos e médios negócios é um lançamento em parceria com a premiada empresa italiana Tanaza.
Durante a feira, a Intelbras também fará o lançamento de um sistema que permite a utilização das comunicações IP, analógica e de celular em um mesmo dispositivo. A solução integra todas as tecnologias necessárias para a comunicação, dispensando a aquisição de vários equipamentos isolados. Multifuncional, ainda possibilita a conexão de ramais analógicos, IP e de fax, além do compartilhamento de Wi-Fi nos ambientes. Com o equipamento, também é possível fazer nove chamadas simultâneas, gerenciar até 32 ramais IP, atender automaticamente e bloquear chamadas. Entre outros destaques da empresa no evento estão switches gerenciáveis fabricados no Brasil, access points corporativos com tecnologia Dual Band e alto desempenho, aparelhos de audioconferência sem fio e com design ultramoderno, entre outros.
Mastercard
No dia 29 de outubro, às 11h, Renato Ottoni, diretor de Soluções de Segurança da Mastercard Brasil e Cone Sul, fará uma palestra sobre Segurança e Integridade Digital das Transações e Pagamentos. Durante o evento, Renato também poderá falar sobre o lançamento da Mastercard em 2019: o Digital Security Roadmap. Com essa abordagem, a empresa fornecerá um conjunto de iniciativas, diretrizes e ferramentas para bancos e varejistas na América Latina para acelerar a adoção das tecnologias de ponta necessárias para manter seguro o espaço do comércio eletrônico, incluindo tokenização e tecnologias de autenticação. Com isso, a Mastercard pretende melhorar a experiência do consumidor diminuindo a fricção na hora da compra e aumentando as taxas de aprovação, além de diminuir as fraudes.
NEC
Nesta edição, a empresa apresenta a plataforma NEC 5G de negócios verticais voltada às prestadoras de serviços de telecomunicações (CSPs), ao lado dos parceiros, Juniper Networks, A10 Networks, Dell Technologies e Open Labs. Quem passar pelo estande da NEC durante o evento encontrará a representação da avenida de uma cidade do futuro, que concentrará diversos sistemas, como iluminação inteligente (smart lighting), segurança para cidades – com aplicações em reconhecimento facial e análise de vídeo (video analytics) – e aplicações de Internet das Coisas (IoT) representadas por uma plataforma para a aquisição e gestão de dados na área da saúde. Todas as aplicações são suportadas pela solução de Computação na Borda (Edge Computing), que concentra os serviços e possibilita processamento dos dados gerados no próprio estande. A Head Global dos Negócios de Provedores de Serviços da NEC Corporation, no Japão, Mayuko Tatewaki, integrará o painel “Sociedade Superinteligente: Posicionando o Ser Humano no centro da inovação e transformação tecnológica”, que acontece no dia 31 de outubro, das 11h30 às 12h40. Executivos da NEC no Brasil também participarão de painéis sobre oportunidades com IoT e infraestrutura aberta como chave para desbloquear o potencial 5G.
Nokia
No maior evento de tecnologia da América Latina, a Nokia mostra sua liderança na tecnologia 5G, que promete entregar soluções extraordinárias: novos serviços, aplicações revolucionárias e infinitas possibilidades de negócios, culminando na verdadeira transformação digital. No estande F131 e nos outros espaços do evento, a Nokia traz casos de uso e a versatilidade do 5G para indústrias e consumidores finais. A empresa apresenta demos com games em nuvem como do “Homem Aranha”, entre outros, indicando a baixa latência promovida pela conexão 5G, que beneficiará gamers e apreciadores desse universo a vivenciarem uma melhor experiência nos jogos sem a necessidade de um console de última geração.
Outra grande demonstração será na área de aplicações industriais, que vislumbra uma realidade onde os robôs farão parte do nosso dia a dia. Este novo cenário de ultra conectividade, com baixa latência, maior confiabilidade, estabilidade e segurança, trará inúmeros ganhos para os mercados de verticais. Na área de IoT, a empresa marca presença em conjunto com líderes do Agronegócio na iniciativa ConectarAgro, oferecendo o estado da arte em tecnologia para o setor: softwares, máquinas, IoT e conectividade juntas para a Agricultura 4.0.
Qualcomm
A Qualcomm participa da Futurecom 2019 mostrando como o 5G, a Inteligência Artificial e as novas tecnologiastransformarão a vida das pessoas, das casas, das cidades e das indústrias. Em parceria com a Bosch, a empresa irá destacar a aplicação da tecnologia 5G no setor industrial. Os visitantes poderão interagir com um robô por meio de recursos de realidade virtual e conectividade 5G que trazem mais eficiência e segurança em tarefas típicas de uma fábrica. Para mostrar os diferenciais dos smartphones 5G, o estande terá smartphones da Xiaomi, da oneplus e da LG equipados com a plataforma móvel Snapdragon. E quem gosta de games poderá testar o recém-lançado ROG Phone II, o smartphone gamer da ASUS, baseado na novíssima plataforma móvel Snapdragon 855 Plus. Como toda essa variedade de dispositivos em breve estará conectada com centenas de objetos dentro das casas inteligentes, a Qualcomm vai mostrar como funciona o novo padrão Wi-Fi 6, que ampliará a capacidade de tráfego de dados e aumentará a velocidade da conexão.
Este ano, executivos C-Level da empresa estarão presentes no evento para keynotes e paineis, como Penny Baldwin, Chief Marketing Officer e Rafael Steinhauser, presidente para América Latina. Outros executivos participarão de paineis e palestras.
Opensignal
Brendan Gill, CEO da Opensignal, apresentará no dia 29 de outubro, às 14h, no auditório O Futuro é Inteligente, a palestra “Como o 5G mudará a experiência da rede móvel do mundo real nas Américas”. Gill usará os dados do mundo real da Opensignal para comparar a experiência móvel 4G nas Américas e destacará os desafios enfrentados pelos consumidores agora com vídeo móvel, disponibilidade, velocidade e latências e explicará como a indústria móvel planeja usar o 5G para melhorar a experiência móvel.
OTRS
Outubro é o mês de conscientização sobre segurança cibernética. Para entender melhor o tratamento de segurança cibernética, o OTRS Group realizou uma pesquisa entre 280 gerentes de TI na Alemanha, EUA e Brasil. Uma descoberta importante: a maioria (61%) de todos os entrevistados diz que lida com incidentes de segurança, pelo menos, uma vez por semana. Ao avaliar como os ataques cibernéticos são perigosos para a empresa, 18% dos entrevistados classificaram o risco de segurança como muito alto. Metade (50%) chegou a afirmar que sua empresa havia sofrido perdas financeiras devido a incidentes de segurança. Quando perguntados se os incidentes foram tratados da melhor maneira, as opiniões diferem: quase metade (49%) disse que tudo funcionou bem, enquanto a outra metade (49%) achou que havia muito potencial de melhoria. Os dois por cento restantes ainda estão lutando para lidar com as consequências dos incidentes de segurança em geral.
Os gerentes de TI valorizam processos e regulamentos governamentais claramente definidos. Nos três países, a maioria dos gerentes de TI (37% nos EUA, 42% no Brasil e 41% na Alemanha) respondeu que processos mais claramente definidos seriam a maior ajuda para lidar adequadamente com incidentes de segurança. Além disso, a maioria dos entrevistados acredita que regulamentos governamentais como GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados), CCPA (Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia) e LGPD (Lei Geral de Proteção / Brasil) ajudam a manter os dados seguros. Os EUA parecem ser o país com o maior número de incidentes de segurança. Aqui, 68% responderam que isso ocorre semanalmente ou com mais frequência. No Brasil, 59% falam de incidentes semanais ou mais frequentes; e na Alemanha, isso é apenas 57%.
Raisecom
A Raisecom, fabricante global de redes ópticas com inteligência de tráfego e gerenciamento de serviços, levará para o Futurecom 2019 sua nova linha de Unidades Ópticas de Redes (ONUs) para planos de altas velocidades oferecidos pelos provedores de Internet. A solução já está sendo comercializada aos ISPs por meio de sua parceira OIW Telecom Solutions, uma das maiores distribuidoras de infraestrutura de redes do país e uma das mais ativas na expansão nacional das redes de fibra até a residência (FTTH). A linha ISCOM WS2 AC/Dual Band segue a tecnologia GPon e se enquadra na categoria “carrier class”, levando aos provedores de Internet recursos semelhantes aos disponíveis em operadoras Tier 1. Seu objetivo é viabilizar a provedores de pequeno a grande porte oferecer planos de assinatura de alta velocidade, atingindo até 500 Mb ou mais de banda para o cliente final com conexão Wi-fi. Com a nova tecnologia, o ISP pode entregar a mesma qualidade de velocidade e serviço, mesmo para uma população de usuários menor, realizando um investimento compatível com sua capacidade financeira.
Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET)
Na quarta-feira, 30 de outubro, 9h30 às 10h40, no auditório Xperience, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) promoverá o painel ‘Evolução da distribuição de mídia eletrônica: consumo, negócios e tecnologia’. Com quase 70 anos no Brasil, a televisão é a mídia mais consumida e amada pelos brasileiros.
Mantendo-se como o principal veículo para anunciantes e com o maior potencial de resultados, a TV integra o imaginário das famílias, sendo sua maior fonte de informação e entretenimento. Ao mesmo tempo, adapta-se às transformações tecnológicas ampliando seu escopo de distribuição. Com este foco, a SET organizou um painel que apresentará um panorama da evolução das tecnologias e dos modelos de negócios e abordará as novas oportunidades de monetização, os novos hábitos de consumo e as projeções para os próximos 20 anos. A moderação será feita por Carlos Fini, presidente da SET e diretor de Tecnologia do Grupo RBS.
Haverá também outras participações da SET. Na palestra 1 – Fórum SBTVD: TV digital e 5G, o Fórum do Sistema Brasileiro de TV digital apresentará uma evolução dos padrões de TV no Brasil e no mundo e os estudos sobre a integração futura desses padrões com as redes 5G. Palestrante: Leonardo Chaves, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Na palestra 2: Globoplay e o futuro da TV, a Globo apresentará seu case de sucesso, a Globoplay, e abordará de que maneira a TV aberta e o OTT trabalham juntos para alavancar negócios e melhorar a experiência do consumidor. Palestrante: Marcelo Souza, diretor de Produtos de Vídeo OTT da Globo. Já a palestra 3: NextGen Advertising, o foco será o target advertising e como ele está operando mudanças no modelo de negócios da televisão. Além disso, serão abordados os desafios tecnológicos para a implantação de um sistema automatizado de publicidade. Palestrante: David Brito Jr, CEO na Mirakulo Software.
Shure
A Shure, empresa líder em fabricação de equipamentos de áudio, com mais de 90 anos de atuação, apresenta seu portfólio de soluções de áudio no Futurecom. Na ocasião, a empresa demonstrará soluções premiadas de captação de áudio por IP. São microfones discretos, como o MXA910, utilizado principalmente em salas de reunião, em que a qualidade do áudio precisa ser notável, e o aspecto estético da organização da mesa requer ausência de cabos e nenhuma desordem. “As soluções da Shure são dotadas de criptografia tanto na transmissão sem fio, quanto no transporte de áudio em rede, o que garante a segurança imprescindível nos dias de hoje”, afirma Didiê Cunha, especialista sênior em Desenvolvimento de Mercado.
A Shure tem expandido seu portfólio no Brasil, onde atua há três anos, e aposta em sua área de instalação para desenvolver sistemas de áudio com redes integradas em grandes corporações, incluindo instituições de ensino, hospitais e governo. “Com a Internet das Coisas, é vital que todos os equipamentos modernos tenham tecnologia IP, sejam criptografados e possam ser gerenciados remotamente por equipes de TI. É com esse conceito que a Shure vem trabalhando nos últimos anos em todos os seus novos lançamentos, e vamos levar todo esse potencial para a Futurecom”, diz Cunha.
Stefanini Rafael
O CEO da Stefanini Rafael, Leidivino Natal da Silva, participará no dia 29 de outubro, de 9h30 às 10h40, do painel “Segurança Cibernética em uma Sociedade Hiperconectada e a Gestão de Riscos”. “É fato que as ameaças cibernéticas estão crescendo tanto em quantidade quanto em sofisticação. E, neste cenário, temos que olhar mais criticamente o que podemos fazer quando somos alvo desses ataques para, então, agir rapidamente e neutralizar as ações danosas às corporações”, ressalta.
Recentemente, a Stefanini Rafael, venture do Grupo Stefanini especializada em soluções avançadas de Inteligência em Segurança e Cyber Defense, ampliou sua estrutura com a inauguração do novo Advanced Management Security Service Provider (MSSP), em Alphaville (SP), e projeta um crescimento de 35% na carteira de clientes até o final de 2020.
SURA
O diretor de estratégia de negócios e marketing da Seguros SURA, Marcelo Biasoli, estará no painel “O cliente como protagonista: entregando experiências memoráveis com a personalização do varejo”, agendado no dia 29/10, de 9h30 às 10h40, na Arena 4Corp. “Nosso modelo de gestão focado nas pessoas nos ajuda a oferecer uma experiência diferenciada, que se conecta com nossos valores e estratégias de negócios”, destaca.
Com uma metodologia baseada na análise da sociedade, buscando as tendências para adequar a estratégia de entregar bem-estar para as pessoas e competitividade sustentável para as empresas, a Seguros SURA atua com foco em seguros para pessoas e para empresas com produtos de Seguro para bicicletas, Transportes, Frotas de Automóveis, Seguros para Pequenas, Médias e Grandes Empresas (Vida em Grupo, Empresarial, Responsabilidade Civil e Frotas), além do Seguro Residencial. Ao todo, são mais de 350 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e Goiânia, que atendem todo o território nacional.
TOTVS
A empresa participa do debate entre líderes no painel “Consumidor 4.0: uma nova relação com consumidores e uma nova forma de fazer negócios”, que acontece no dia 30, às 10h. Na ocasião, Dennis Herszkowicz, CEO da TOTVS, abordará, entre outros tópicos, como a TOTVS faz para antecipar as necessidades do cliente hiperconectado, gerando uma experiência única por meio de soluções personalizadas.
TS Shara
Participando pela primeira vez da Futurecom, a TS Shara expõe seu portfólio de nobreaks e inversores de energia com especificações desenvolvidas para atender as necessidades mercado de Telecom. O destaque da empresa é a linha de inversores de energia TS ON Inverter, que conta com equipamentos nas potências entre 1kVA e 6kVA, responsáveis por converter a tensão de entrada de 48V em uma tensão de corrente alternada (AC) de 115V ou 220V, gerando uma onda senoidal pura. “Em um mundo cada vez mais conectado, as instalações de Telecom precisam garantir a operação de seus serviços sem interrupções. Temos, portanto, a satisfação de oferecer ao mercado nossos produtos que julgamos ser competitivos e práticos no uso para proteger servidores, datacenters, POPs de internet pública e privada, entre outros”, explica Pedro Al Shara, CEO da TS Shara.
Yealink
A Yealink, fornecedora líder global de soluções de comunicação e colaboração empresarial, apresentará suas mais recentes soluções de UC. Haverá lançamentos de telefones IP da série T4U, as soluções sem fio DECT e as soluções de videoconferência com as mais avançadas ferramentas de colaboração. A Yealink exibirá soluções UC abrangentes, para empresas de todos os tamanhos, incluindo: soluções para telefone IP e de videoconferência, além de alto Falantes portáteis.
Visa
A Visa marca presença na 21ª edição do Futurecom. Na plenária de abertura da trilha ‘FuturePAYMENT | Mobile e Tecnologias Disruptivas’, no dia 29/10, às 9h40, Fernando Pantaleão, VP de Vendas e Soluções para Comércios da Visa conta no painel: “Consumidores empoderados e Transformações Sistêmicas em Meios de Pagamento”sobre as tendências e os desafios da indústria de pagamentos digitais. Já no dia 30/10, às 15h, Alessandro Rabelo, Diretor executivo de Soluções da Visa apresenta no painel “O Débito como Ferramenta de Inclusão Digital e Financeira”, na trilha ‘e-Com, Varejo Físico e Evoluções de Mercado’, sobre a evolução do débito no comércio eletrônico, nas carteiras digitais e o impacto tanto para lojistas quanto para consumidores.
Sobre o Futurecom
O Futurecom, o maior e mais importante evento de tecnologia, telecomunicação e transformação digital da América Latina, chega à 21ª edição, que acontece de 28 a 31 de outubro, no São Paulo Expo. Lançado em 1998, na cidade de Foz do Iguaçu, o Futurecom foi transferido para Florianópolis posteriormente, onde ocorreu entre 2001 e 2007. A partir de sua décima edição, passou a ser realizado em São Paulo, com duas edições no Rio de Janeiro em 2012 e 2013. No ano passado, o Futurecom contou com a participação de 300 marcas expositoras, totalizando mais de 29 mil visitantes.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.