Últimas notícias

Fique informado

Transformação digital na área de finanças: impactos da contabilidade em tempo real

20 de abril de 2023

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Tecnologia ICP-Brasil no mercado financeiro brasileiro

Muitas formas de cadastramento das assinaturas manuscritas dos correntistas e do reconhecimento dessas assinaturas foram evoluindo ao longo do tempo. 

26 de setembro de 2022

Como a utilização do Data Science pode impactar o mercado financeiro brasileiro

Data Science tornou-se um aliado indispensável para as instituições bancárias por conta da funcionalidade e do total apoio ao mapear tendências, comportamento do consumidor e o desempenho dos negócios.

13 de setembro de 2022

Para CEO da Dattos o processo de transformação digital envolve, ainda, uso da tecnologia e mudanças culturais dentro das empresas

Atualmente, o aumento do volume de dados gerenciados por equipes financeiras é um dos principais limitadores para a produtividade das equipes deste setor.

De acordo com o estudo The future of the finance, 59% dos recursos do departamento de finanças são gastos em processos manuais, e profissionais gastam até 800 horas por ano em planilhas e retrabalho.

Ao mesmo tempo, a transformação digital deve causar impactos significativos na área já no curto prazo: segundo a consultoria Gartner, até 2025 mais de 40% das funções financeiras serão significativamente reformuladas devido à tecnologia.

Guilherme Pessoa, CEO da Dattos, plataforma de automação de análises financeiras / Divulgação

Porém, para o CEO da Dattos, Guilherme Pessoa, além da adoção de soluções tecnológicas, o sucesso da transformação digital depende da construção de ambientes de trabalho dinâmicos.

Com 13 anos de experiência no desenvolvimento de soluções de automação para análises financeiras, Pessoa relaciona essa mudança cultural das empresas com o conceito de contabilidade contínua – ou continuous accounting -, uma abordagem que propõe a distribuição uniforme da carga de trabalho ao longo do período contábil.

A metodologia se apresenta como uma alternativa ao método tradicional da contabilidade, em que os maiores volumes de trabalho são realizados em um período específico (fim do mês, trimestre ou ano, por exemplo).

“A contabilidade contínua é um bom exemplo da necessidade de mudanças culturais pois um de seus primeiros princípios é o uso de tecnologia para automatizar procedimentos contábeis repetitivos e mecânicos. Porém, a automação sozinha não contempla toda a mudança necessária para a consolidação da metodologia. As equipes precisam estar inseridas em um ambiente dinâmico, em que o objetivo principal seja a melhoria contínua”, explica.

“A introdução de uma nova cultura é necessária, inclusive, para garantir processos menos burocráticos e engessados”.

Segundo o executivo, esse tipo de mudança demanda uma alteração na própria maneira como as equipes de contabilidade são percebidas dentro das empresas. “Hoje em dia, não existe área que não seja estratégica dentro das empresas, todos os profissionais devem estar capacitados para contribuir com insights e melhorias. Para alcançar uma maturidade na transformação digital, é preciso haver uma mudança de mentalidade nas empresas sobre o papel da contabilidade para o sucesso de um negócio com sustentabilidade financeira”, complementa.

Sobre a contabilidade contínua

A metodologia se baseia no uso de novas tecnologias que permitem maior eficiência operacional no dia a dia das equipes contábeis. Por isso, um dos primeiros princípios do continuous accounting é o uso de tecnologia para automatizar procedimentos repetitivos e mecânicos, com o objetivo de auxiliar na otimização gerencial de dados contábeis, eliminando os problemas de falta de padronização e qualidade informacional.

Outro princípio importante da metodologia é a distribuição de tarefas – a proposta é que a inserção de tecnologias no meio contábil diminua as cargas de trabalho dos times, para que estes possam dedicar mais tempo às atividades estratégicas, ao invés de demandas manuais, como o preenchimento de planilhas.

“Quando explicamos o conceito da abordagem contínua, pode parecer que sua implementação pode acontecer rapidamente ou ainda que é um conceito simples. Porém, costumo dizer que uma metodologia que altera a rotina dos funcionários e os coloca como pilares da eficiência da empresa causa uma mudança quase filosófica no modo de trabalhar”, pontua Guilherme Pessoa.

“Executivos que unirem a adoção tecnológica com avaliação do ‘modo de fazer’ dentro de suas empresas estarão em vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes”, finaliza.

Confira os principais benefícios da tecnologia na contabilidade

Mercado financeiro: como a tecnologia impacta a comunicação crítica?

Como a utilização do Data Science pode impactar o mercado financeiro brasileiro

Contabilidade

Contabilidade tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança da Informação com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse setor que move o Brasil!