A partir da versão 90, a barra de endereço do Chrome usará https: // por padrão, melhorando a privacidade e até a velocidade de carregamento para usuários que visitam sites que suportam HTTPS
Os usuários do Chrome que navegam em sites digitando manualmente um URL geralmente não incluem “http: //” ou “https: //”. Por exemplo, os usuários costumam digitar “example.com” em vez de “https://example.com” na barra de endereço.
Nesse caso, se fosse a primeira visita de um usuário a um site, o Chrome escolheria anteriormente http: // como o protocolo padrão 1 . Este era um padrão prático no passado, quando grande parte da web não suportava HTTPS.
Acesse aqui e saiba tudo sobre TLS, o protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.
O Chrome agora assumirá o padrão HTTPS para a maioria das navegações digitadas que não especificam um protocolo 2 . Esse é o esquema mais seguro e mais amplamente usado no Chrome em todas as principais plataformas.
Além de ser uma melhoria clara de segurança e privacidade, essa mudança melhora a velocidade de carregamento inicial de sites que suportam HTTPS, uma vez que o Chrome se conectará diretamente ao endpoint sem precisar ser redirecionado de http: // para https://.
Para sites que ainda não oferecem suporte a HTTPS, o Chrome voltará ao HTTP quando a tentativa falhar (incluindo quando houver erros de certificado, como incompatibilidade de nome ou certificado autoassinado não confiável, ou erros de conexão, como falha de resolução de DNS).
Essa mudança está sendo implementada inicialmente no Chrome Desktop e Chrome para Android na versão 90, com um lançamento para o Chrome no iOS logo em seguida.
O HTTPS protege os usuários criptografando o tráfego enviado pela rede, de modo que as informações confidenciais que os usuários inserem nos sites não possam ser interceptadas ou modificadas por invasores ou bisbilhoteiros.
O Chrome está investido em garantir que HTTPS seja o protocolo padrão para a web, e essa mudança é mais um passo para garantir que o Chrome sempre use conexões seguras por padrão.
1. Uma exceção notável a isso é qualquer site na lista de pré-carregamento do HSTS , que o Chrome sempre usará como padrão HTTPS.
2. endereços IP, domínios de rótulo único e nomes de host reservados, como test / ou localhost / continuarão com o padrão HTTP.
Postado por Shweta Panditrao e Mustafa Emre Acer, equipe do Chrome.
Fonte: Choromium
Apple não aceitará certificados HTTPS de longa duração
Raízes da ICP-Brasil agora são reconhecidas automaticamente pelos navegadores
Empresas monitoram pessoas pelos navegadores de internet
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!