Você consegue se imaginar em um mundo sem tecnologia? Provavelmente, não. O recurso encontra-se presente em diferentes formatos das esferas sociais, incluindo sua empresa
Por Diego Santos
Quando se trata do mercado corporativo, as soluções tecnológicas são sinônimos de sobrevivência visto que contribuem com entregas ágeis e de alta qualidade de cada empresa.
Neste contexto, o Gartner identificou no Brasil um possível aumento no investimento de empresas em TI no qual há uma previsão de crescimento de 2,5% do último ano para cá – o que representa uma movimentação de R$ 266 bilhões.
Fato é que os executivos brasileiros tomaram consciência sobre a importância da TI para o impulsionamento da companhia, mas, será que o capital investido está sendo direcionado no lugar certo? Na prática, a área costuma ser vista como a base do funcionamento das engrenagens de uma empresa. Ou seja, uma unidade puramente operacional responsável por sanar os problemas técnicos do dia a dia.
Aqui, preciso dizer que o uso dos recursos tecnológicos atualmente disponíveis podem (e devem) ir muito além da infraestrutura e aplicações.
Ao mudar a visão do papel da tecnologia no ambiente organizacional, o executivo é capaz de elevar o patamar da marca por meio da otimização do nível de competitividade da empresa perante a concorrência. Para que esse movimento aconteça, uma sugestão é desenvolver a seguinte perspectiva: uma área de TI orientada aos negócios.
Na prática, a iniciativa de integrar as soluções tecnológicas e a estratégia organizacional auxilia a análise real do cenário organizacional a fim de definir as prioridades, e, consequentemente, traçar os passos necessários para concretizá-las.
Diante desse panorama, o ponto de partida para alcançar uma equipe de TI estratégica é identificar os gaps de performance organizacional dentro de uma empresa.
Outro processo essencial nesta jornada, é de ter alguém na organização olhando para o futuro, fomentando as mudanças essenciais antes da real necessidade. Antecipação é um dos pilares fundamentais da TI estratégica.
No final das contas, o sucesso da empresa está diretamente ligado aos objetivos da empresa, empoderamento e engajamento das pessoas, transformação na medida e velocidade certa para se posicionar sempre a frente do mercado. Reflita!
Sobre o autor
Formado em Ciência da Computação pela Universidade Santa Cecília, Diego Santos é co-fundador e CTO da Locaweb Corp Cluster2GO. Adquirida pelo Grupo Locaweb em 2018, a empresa faz parte da unidade de negócios corporativos da Locaweb.
Entenda como o portal do governo pode ser um aliado nas empresas – Ouça
A importância das feiras de tecnologia para a evolução do seu negócio