Últimas notícias

Fique informado

Vai pegar a estrada no feriadão? Então atualiza a CDT!

20 de fevereiro de 2020

Spotlight

Zero Trust e viagens pós-COVID ocupam o centro das atenções no Identity Week 2021

Identity Week 2021 será realizado de 22 a 23 de setembro de 2021 em Londres e reúne as mentes mais brilhantes do setor de identidades.

27 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

CRLV 100% Digital já está disponível

Até 30 de junho, todos os Detrans devem substituir o documento físico pela versão digital. A impressão do CRLV pode ser feita pelo usuário.

10 de janeiro de 2020

Você já pode dispensar o documento do carro e CNH em papel: as versões digitais disponíveis no celular (CDT) são válidas, seguras e não precisa estar conectado à internet para usar

Por Serpro

O carnaval no Brasil vai além das misturas de ritmos e festas: muitos aproveitam esse período para viajar com a família, rever parentes ou descansar em cidades que não têm tradição de festejar o carnaval.

Já os foliões inveterados mal podem esperar chegar a sexta-feira para cair na folia. Seja em grandes cidades como Rio, Salvador e Recife, ou em municípios menores como Votuporanga, Ouro Preto e Olinda.

Mas, neste carnaval de 2020, há algo em comum para todos os brasileiros: um celular e o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), com a CNH e o CRLV digitais, que estão disponíveis para todos os estados do país. E essa facilidade calha bem com o carnaval, pois dispensa o uso desses documentos físicos, em papel. E, no caso do CRLV Digital, pode ser compartilhado com até cinco pessoas: seja a família ou amigos que usam o mesmo carro.

Tudo isso de forma segura, pois o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi desenvolvido pelo Serpro para o Denatran e está disponível para celulares com sistemas Android ou iOS. Além disso, as versões eletrônicas do documentos atendem às deliberações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), especialmente a nº 180/2019, sobre a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e),  em substituição ao CRLV em meio físico.

Mais de 5 milhões de CNHs emitidas

A Carteira Digital de Trânsito (CDT), a cada atualização, tem se tornado mais moderna e completa e hoje funciona como uma interface do cidadão com os serviços de trânsito. Pelo aplicativo, é possível consultar o histórico de emissões da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), exportar os documentos e consultar infrações. Só a CNH Digital foi baixada por mais de 5 milhões de usuários.

Confira no gráfico a emissão por estado:

Novo formato do CRLV já passa de 2 milhões

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em formato digital será obrigatório para todos os estados apenas a partir de 30 de junho de 2020. Entretanto, todos os Detrans estaduais e do Distrito Federal já estão aptos para emitir o CRLV no novo formato do documento e até este mês, apenas os estados do Pará, Tocantins e Rio Grande do Norte ainda não aderiram à facilidade.

O proprietário do veículo pode ter acesso ao CLRV digital no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente na Google Play e App Store e por meio do Portal de Serviços do Denatran. Caso prefira, também poderá, opcionalmente, utilizar uma via impressa do CRLV-e, que terá a mesma validade da versão eletrônica. A diferença é que o documento será impresso em papel comum, validado por um QR Code específico.

O CRLV digital utiliza tecnologia presente no QR Code VIO, desenvolvido pelo Serpro, para garantir a integridade e autenticidade do documento de licenciamento veicular. Da mesma forma que acontece com o documento físico, o CRLV digital  somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT).

Fonte: Serpro

CDT | Cartórios já aceitam os registros de atos societários 100% eletrônicos

CNH Digital atinge um milhão de usuários

Cuidado com perda ou roubo de documentos durante o carnaval

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! CDT

  Explore outros artigos!