Menu

Últimas notícias

Fique informado

Vai pegar a estrada no feriadão? Então atualiza a CDT!

20/02/2020

Spotlight

Serviços eletrônicos proporcionam mobilidade, mas estão seguros?

COVI-19 alterou muitos hábitos de indivíduos e empresas em todo o mundo e nunca a tecnologia da informação foi tão importante quanto agora para disponibilizar serviços eletrônicos seguros.

30/03/2020

Em caráter de urgência ITI publica Instrução Normativa nº 2 para validação dos titulares dos certificados digitais por videoconferência

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, DE 20 DE MARÇO DE 2020 Estabelece os procedimentos de confirmação de cadastro de requerente de certificado digital por meio de videoconferência.

20/03/2020

Diretor-presidente do ITI alerta para a validade de certificados digitais de empresários brasileiros

Marcelo Buz do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI alerta os empresários brasileiros para a validade do certificado digital.

20/03/2020

CRLV 100% Digital já está disponível

Até 30 de junho, todos os Detrans devem substituir o documento físico pela versão digital. A impressão do CRLV pode ser feita pelo usuário.

10/01/2020

Você já pode dispensar o documento do carro e CNH em papel: as versões digitais disponíveis no celular (CDT) são válidas, seguras e não precisa estar conectado à internet para usar

Por Serpro

O carnaval no Brasil vai além das misturas de ritmos e festas: muitos aproveitam esse período para viajar com a família, rever parentes ou descansar em cidades que não têm tradição de festejar o carnaval.

Já os foliões inveterados mal podem esperar chegar a sexta-feira para cair na folia. Seja em grandes cidades como Rio, Salvador e Recife, ou em municípios menores como Votuporanga, Ouro Preto e Olinda.

Mas, neste carnaval de 2020, há algo em comum para todos os brasileiros: um celular e o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), com a CNH e o CRLV digitais, que estão disponíveis para todos os estados do país. E essa facilidade calha bem com o carnaval, pois dispensa o uso desses documentos físicos, em papel. E, no caso do CRLV Digital, pode ser compartilhado com até cinco pessoas: seja a família ou amigos que usam o mesmo carro.

Tudo isso de forma segura, pois o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi desenvolvido pelo Serpro para o Denatran e está disponível para celulares com sistemas Android ou iOS. Além disso, as versões eletrônicas do documentos atendem às deliberações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), especialmente a nº 180/2019, sobre a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e),  em substituição ao CRLV em meio físico.

Mais de 5 milhões de CNHs emitidas

A Carteira Digital de Trânsito (CDT), a cada atualização, tem se tornado mais moderna e completa e hoje funciona como uma interface do cidadão com os serviços de trânsito. Pelo aplicativo, é possível consultar o histórico de emissões da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), exportar os documentos e consultar infrações. Só a CNH Digital foi baixada por mais de 5 milhões de usuários.

Confira no gráfico a emissão por estado:

Novo formato do CRLV já passa de 2 milhões

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em formato digital será obrigatório para todos os estados apenas a partir de 30 de junho de 2020. Entretanto, todos os Detrans estaduais e do Distrito Federal já estão aptos para emitir o CRLV no novo formato do documento e até este mês, apenas os estados do Pará, Tocantins e Rio Grande do Norte ainda não aderiram à facilidade.

O proprietário do veículo pode ter acesso ao CLRV digital no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente na Google Play e App Store e por meio do Portal de Serviços do Denatran. Caso prefira, também poderá, opcionalmente, utilizar uma via impressa do CRLV-e, que terá a mesma validade da versão eletrônica. A diferença é que o documento será impresso em papel comum, validado por um QR Code específico.

O CRLV digital utiliza tecnologia presente no QR Code VIO, desenvolvido pelo Serpro, para garantir a integridade e autenticidade do documento de licenciamento veicular. Da mesma forma que acontece com o documento físico, o CRLV digital  somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT).

Fonte: Serpro

CDT | Cartórios já aceitam os registros de atos societários 100% eletrônicos

CNH Digital atinge um milhão de usuários

Cuidado com perda ou roubo de documentos durante o carnaval

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! CDT

  Explore outros artigos!

X
Pular para a barra de ferramentas