Últimas notícias

Fique informado

Vai viajar? Veja como não cair em golpes de hospedagens

9 de dezembro de 2023

Spotlight

Como o Tether (USDT) se tornou a principal criptomoeda no Brasil 

No dinâmico cenário das criptomoedas em 2023, o Tether (USDT) conquistou a posição de destaque como a principal escolha entre os brasileiros.

23 de fevereiro de 2024

Entrevista com Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, sobre sigilo e assinatura digital

O CEO da DINAMO Networks, Marco Zanini, destacou o sigilo e as assinaturas digitais, além de abordar os principais marcos de 2023 e expectativas para 2024

19 de fevereiro de 2024

FIDO redefine a segurança online com a autenticação sem senhas

As senhas perduram, apesar do crescente consenso de que seu uso precisa ser reduzido, se não substituído.

16 de fevereiro de 2024

1º Insurance Mega Trends

O evento Insurance Mega Trends trará as principais tendências em seguros com personalidades nacionais e internacionais.

15 de fevereiro de 2024

Open Finance, ou Sistema Financeiro Aberto, e suas variações por setor econômico. Por Susana Taboas

Sistema Financeiro Aberto permite que as empresas e os indivíduos acessem dados financeiros de diversas fontes em um único lugar.

6 de fevereiro de 2024

Uso de assinaturas eletrônicas cresce 140% e deve chegar a 2 milhões/mês

Dados da ZapSign mostram ainda que adoção de assinaturas eletrônicas por empresas quase dobrou no ano de 2023

29 de janeiro de 2024

eIDAS – REGULAMENTO (UE) N.o 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

eIDAS – REGULAMENTO (UE) Nº 910/2014 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

20 de outubro de 2020

O primeiro semestre de 2023 registrou 2,8 mil fraudes em anúncios de locação para temporada. Confira as dicas de um perito em crimes digitais para evitar golpes

Com a temporada de férias se aproximando, é natural que as pessoas procurem por casas e apartamentos para alugar, ansiosas por momentos de lazer e descanso após um ano agitado.

No entanto, é necessário manter a atenção, pois, infelizmente, o período festivo também pode atrair atividades fraudulentas.

De acordo com um estudo de mercado realizado pela OLX, a prática de utilizar anúncios falsos de casas e apartamentos de temporada aumenta significativamente durante as férias e feriados prolongados.

No período de janeiro a maio de 2023, foram identificados 2,8 mil anúncios fraudulentos. Embora tenha ocorrido uma redução de 75% em comparação a 2022, os números ainda são expressivos, destacando a importância de estar alerta.

Wanderson Castilho, perito em crimes digitais, explica que em meio às férias, as pessoas devem redobrar a atenção ao explorar anúncios de locação para residências temporárias, adotando precauções para evitar inconvenientes durante esse período tão esperado.

“É extremamente importante verificar a existência real do imóvel, evitar adiantamentos financeiros e formalizar um contrato de aluguel devidamente reconhecido”, resume.

“Minha sugestão é adotar a abordagem dos três “P’s”: pause, pense e pesquise. Ao pausar suas atividades, concentrar sua atenção na situação e ponderar sobre a autenticidade das passagens, é possível identificar rapidamente se algo está errado”, complementa o especialista.

Para garantir uma experiência tranquila e evitar cair em ciladas, Castilho compartilha abaixo algumas dicas, veja:

Verifique a credibilidade do anunciante

Antes de fechar qualquer negócio, pesquise sobre o anunciante. Procure por referências, comentários de outros usuários e avaliações online. Confira se a empresa ou pessoa física possui registro e boa reputação no mercado.

Desconfie de ofertas irresistíveis

Golpistas costumam atrair vítimas oferecendo preços muito abaixo do mercado. Desconfie de ofertas tentadoras demais e, sempre que possível, compare os valores praticados na região.

Utilize plataformas confiáveis

Prefira utilizar plataformas de hospedagem conhecidas no mercado. Essas plataformas geralmente possuem sistemas de segurança mais robustos, o que reduz as chances de fraudes.

Evite pagamentos antecipados

Não realize pagamentos antes de garantir a veracidade da oferta. Golpistas costumam pedir depósitos ou pagamentos adiantados sem a intenção de fornecer o serviço. Sempre escolha a opção de fazer pagamento no cartão de crédito e este com seguro, pois se caso cair num golpe, pode recuperar o valor de volta.

Esteja atento a anúncios suspeitos

Fique atento a inconsistências nos anúncios, como informações vagas, fotos genéricas e falta de detalhes sobre a propriedade. Anúncios muito elaborados podem esconder intenções fraudulentas.

“Ao se atentar a essas dicas e manter-se alerta, você aumenta suas chances de garantir uma hospedagem segura e aproveitar seus momentos de descanso com tranquilidade. Lembre-se de que a cautela é sua maior aliada na prevenção contra golpes”, finaliza.

Criptografia agiliza aluguel sem burocracia

Descubra quais são os 6 ataques ciberataques mais comuns em aplicativos de viagens

O contrato digital de locação agiliza a mudança do inquilino para um dia após a assinatura eletrônica

Background check ajuda pessoas e empresas a se proteger de riscos

SOBRE CRYPTO ID

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Desde 2014 levamos as melhores e mais atualizadas informações sobre o mercado brasileiro e internacional de segurança digital para mais de 2 milhões de usuários únicos por ano.

As empresas que nos apoiam contribuem para a construção de um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

CATEGORIAS

Destaques Notícias