Últimas notícias

Fique informado

Vantagens do Certificado Digital A3 – Ouça

27/12/2019

A internet revolucionou a maneira como nos comunicamos, compramos e nos relacionamos e o grande fluxo de informações trocadas precisam estar seguras dentro do ambiente virtual da sua empresa por isso ter um certificado digital é essencial!

Matéria por Certisign

Para quem realiza a emissão de documentos fiscais como a NF-e e NFC-e, a aquisição de um Certificado Digital é muitas vezes obrigatória, além de garantir ao seu cliente e à sua empresa, que os dados trocados serão usados apenas como acordado. É ele quem identificará a sua empresa para a Receita Federal.

No entanto, na hora de escolher entre o Certificado Digital A3 e A1, muitas dúvidas podem surgir. Neste artigo vamos mostrar as características fundamentais para a escolha do Certificado A3, seus benefícios, entre outras informações.

O Certificado Digital A3

Diferenças entre o Certificado Digital A1 e A3

Atualmente existem dois tipos de Certificados, o A1 e o A3. O primeiro armazena os dados criptografados de maneira digital no computador, tem validade de 1 ano e permite que você realize a emissão de notas, comprovante de transporte eletrônico, além de cupons fiscais. Já o A3 possui a mesma função do anterior, mas realiza sua certificação baseada em um hardware criptográfico, como um smart card ou um token, ou recentemente na nuvem.

Ideal para micro e pequenas empresas, o Certificado Digital A3 possui uma série de vantagens e é extremamente seguro assim como o A1. Mas se ambos são seguros e confiáveis, como saber qual é o melhor para o meu negócio?

As vantagens do Certificado Digital A3

A resposta é simples, aquele que melhor atender a sua necessidade. Para isso, veja abaixo algumas caraterísticas.

• Mobilidade: se você busca mobilidade, o Certificado Digital A3 é o ideal para você, já que ele pode ser levado para qualquer lugar e permite que você realize emissões dentro ou fora do seu escritório ou empresa. Para isso, o titular do certificado cria uma senha e por fim a Autoridade Certificadora gera duas chaves na mídia física escolhida, uma pública e uma privativa. Vale lembrar apenas que o certificado não pode ser usado de maneira simultânea em mais de um computador.

E não há motivos para preocupação caso você perca o seu Token ou Smartcard, os dados não podem ser copiados e só são acessados com a senha que você criou em sua aquisição, que é unicamente de conhecimento do titular – a senha PIN e PUK.

• Validade: outro ponto a ser levado em consideração e uma das maiores vantagens do Certificado Digital A3 é sua validade de até 60 meses. Com isso, não é preciso se preocupar em todo ano realizar sua renovação.

• Hardware separado: Para quem se preocupa com segurança, uma das vantagens do A3 é a geração realizada em um hardware separado e não no seu próprio computador.

Como os dados são armazenado no Certificado Digital A3?

Como dissemos anteriormente o armazenamento pode ser realizado em token, cartão criptográfico ou na nuvem. O token (USB) é um dispositivo muito parecido com o pendrive que precisa ser conectado diretamente na entrada do computador ou servidor no qual o Certificado Digital será utilizado.

Agora, se você optar pelo cartão, é necessário um dispositivo inteligente com chip, bem similar ao utilizado em bancos, que precisa ser conectado a uma leitora ligada ao USB do seu computador. Já o Certificado Digital na nuvem dispensa o uso de hardwares criptográficos, pois este ficará armazenado na nuvem com uma alta camada de criptografia.

Como renovar o Certificado Digital A3

Para renovar o seu Certificado Digital A3 basta acessar o site da Autoridade Certificadora, como a Certisign, entregar os documentos, colher a assinatura esperar o tempo estabelecido.

Inicie a sua renovação usando o login do certificado, para isso, utilize o computador no qual o Certificado Digital A3 está instalado. O mais indicado é realizar a solicitação de renovação 45 dias antes do prazo de 5 anos expirar. Após o pagamento basta agendar a validação no local e horário que você desejar. Lembre-se que é necessário levar os documentos solicitados pela Autoridade Certificadora.

Vale lembrar que a renovação online só é permitida atualmente para pessoas físicas, mas existem diversos postos disponíveis para que o representante da empresa tenha agilidade na hora de fazer a renovação.

Fonte: Certisign

Vantagens do Certificado Digital A1 – Ouça

Certisign participa do maior evento de Certificação Digital do país