Os varejistas precisam não só oferecer negócios atraentes, mas também, elevar o padrão para se diferenciar
Poucos setores passaram por uma revolução tão rápida quanto o varejista. Se em 2020 as compras presenciais foram bruscamente substituídas pelo comércio eletrônico, em 2023, as tecnologias automatizadas estão acelerando o segmento.
Em apenas três anos, os varejistas precisaram refazer seus modelos de negócios e seus modus operandi para se adaptar ao comportamento do consumidor que está em constante mudança.
A realidade está dando o tom para o setor de varejo no momento em que a Black Friday se aproxima. Os varejistas precisam não só oferecer negócios atraentes, mas vários estão, também, elevando o padrão para se diferenciar através de experiências imersivas alinhadas com as novas demandas digitais dos consumidores.
Eis alguns detalhes:
Compras Tecnológicas: O Poder da Inteligência Artificial e da Realidade Aumentada
De acordo com um artigo da MIT Technology Review, com base em dados da Global Data, 65% dos consumidores no mundo todo querem escanear os itens e ver as informações sobre o produto em seus celulares, 50% desejam opções de pagamento sem contato e um quinto está pronto para usar Realidade Aumentada (RA) ou experimentar roupas remotamente.
Junto com a RA, a Inteligência Artificial (IA) é outra tecnologia motivando as experiências dos usuários em 2023. O Relatório de Tendências do Consumidor da Jungle Scout para o terceiro trimestre de 2023 revela que 45% dos clientes acham as duas tecnologias úteis para comprar determinados produtos e 34% indicam que usá-las aumenta a probabilidade de compra.
Omnicanal: Aproveitando o Melhor dos Dois Mundos
A MIT Technology Review mostra que estamos em uma era onde os compradores buscam um modelo de omnicanal em suas experiências de compras, sugerindo que as marcas precisam oferecer o melhor tanto para as compras virtuais quanto para as compras presenciais.
“De prateleiras inteligentes a provadores virtuais, das opções de pagamento automatizadas a análises pessoais, está claro que o futuro do varejo será impulsionado por tecnologias automatizadas que entreguem resultados em tempo real e atendam às crescentes expectativas de ter uma experiência de compras perfeita”, afirma a publicação.
Essa tendência está muito presente na América Latina este ano. De fato, de acordo com o estudo State of T&D Retail 2023, 87% dos varejistas na América Latina consideram o modelo de omnicanal sua principal prioridade, seguida por marketplaces on-line e experiências presenciais nas lojas.
Uma Infraestrutura Digital para Dar Suporte às Experiências Imersivas
Para atender às novas expectativas digitais dos clientes, especialmente em um dia com alto volume de vendas como a Black Friday, os varejistas precisam de sistemas de TI robustos que permitam o processamento e armazenamento, em tempo real, de todos os dados gerados pelos usuários, com o suporte de infraestrutura crítica física capaz de alimentar e refrigerar os equipamentos críticos para reduzir o risco de uma indisponibilidade.
Especialistas identificaram os três passos principais para os varejistas habilitarem a funcionalidade da sua infraestrutura crítica física:
- Adotar uma abordagem preventiva em relação à manutenção dos equipamentos, permitindo a detecção precoce de falhas e a previsão de quando um componente passará por problemas operacionais.
- Obter visibilidade da infraestrutura através de um único dashboard onde seja possível monitorar os dispositivos de TI disponíveis, sua localização, atividades, consumo de energia, geração de calor e necessidades de cabeamento.
- Promover soluções de processamento padronizadas na borda da rede para obter benefícios como um tempo mais rápido de reparo e, portanto, manter o seu negócio funcionando; eliminar deslocamentos desnecessários para qualquer instalação que tenha TI, reduzindo a mão de obra indireta e consolidar a visualização de todas as instalações de TI para reduzir o tempo usado para administrar.
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