“Os casos mais comuns de fraude de identidade que vimos este ano estão relacionados a abertura de contas falsas”, disse Philipp Pointner, diretor de Identidade Digital (CDO) da Jumio.
Atualmente, a premissa básica da internet não é mais proteger o anonimato, mas a identidade digital. Isso porque se tornou fundamental, tanto para as instituições quanto para usuários finais, saber exatamente quem está do outro lado da tela.
“Os criminosos podem utilizá-las para fins de lavagem de dinheiro ou esquemas nos quais esperam que os limites sejam aumentados para então pegar o dinheiro e desaparecer.“
A Jumio também detectou outros tipos de esquemas, incluindo o uso de deepfakes em biometria para o roubo de contas, manipulações digitais e lavagem de dinheiro.
Para prevenir a fraude digital, e uma vez que o roubo de identidade cresce em nível global, Pointner dá cinco dicas para que consumidores protejam sua identidade digital:
– Lembre-se e assuma que os seus dados estão na rede. Parece óbvio, mas muitas vezes não temos noção de quanto das nossas informações circulam por aí.
– Utilize a autenticação em dois fatores (2FA) sempre que possível.
– Cuidado com quem você compartilha dados. Uma vez que você passa seus dados, ele pode ser acessado de formas que você não imaginava nem pretendia.Fique atento às coisas que você precisa monitorar. Revise suas declarações com regularidade e entenda cada linha dos termos de uso e contratos envolvendo sua conta bancária e seu cartão de crédito. Aproveite alertas automáticos oferecidos pelos aplicativos bancários.
– Cuidado com o compartilhamento de documentos físicos ou quando você precisa fazer o upload ou enviar e-mail com cópias da sua identidade ou passaporte. Adicione sempre marcas dágua ou inclua textos como “não é válido para fins de identificação” ou “Válido especificamente para o aplicativo XXX” sobre a imagem. Desta forma, você dificulta o uso de seus documentos por criminosos para, por exemplo, abrir contas em seu nome.
Sobre a Jumio
Quando a identidade importa, confie na Jumio. A missão da Jumio é tornar a Internet um lugar mais seguro, protegendo os ecossistemas das empresas por meio de uma plataforma unificada de verificação de identidade de ponta a ponta, eKYC e AML.
A plataforma Jumio KYX oferece uma variedade de serviços de prova de identidade e AML para estabelecer, manter e reafirmar com precisão a confiança, desde a abertura da conta até o monitoramento contínuo de transações.
Aproveitando a tecnologia avançada, incluindo IA, biometria, machine learning, detecção e automação de movimentações, a Jumio ajuda as organizações a combater fraudes e crimes financeiros, integrar bons clientes mais rapidamente e atender à conformidade regulatória, incluindo KYC, AML e GDPR.
A Jumio realizou mais de 500 milhões de verificações em mais de 200 países e territórios a partir de transações móveis e na web em tempo real.
Com sede em Palo Alto, a Jumio opera globalmente com escritórios na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia-Pacífico e recebeu vários prêmios por inovação.
A empresa é apoiada pela Centana Growth Partners, Great Hill Partners e Millennium Technology Value Partners. Para obter mais informações, visite o site da Jumio
Oito em cada dez brasileiros perdem dinheiro para comprovar quem são
O perigo dos roubos de identidades digitais — aprenda a se prevenir
O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!