Últimas notícias

Fique informado

“Vivemos um ponto de inflexão em relação à segurança digital de dados”, aponta Fernando Santos, da Certsys

29 de março de 2021

Spotlight

O que é PKI? Definição e guia para infraestrutura de chaves públicas.

A infraestrutura de chave pública – PKI, em português ICP – gerencia a identidade e a segurança nas comunicações da Internet para proteger pessoas, dispositivos e dados.

13 de maio de 2021

GlobalSign anuncia mudanças no comprimento da chave de assinatura de código

Os clientes TSA devem migrar para os novos URLs até 1º de junho de 2021.

12 de maio de 2021

Entrevista com Daniela Costa – VP da Arcserve LATAM – sobre Proteção de dados e soluções de backup

Daniela Costa, VP Arcserve Latam, fala sobre o porque as corporações precisam repensar suas estratégias de backup.

7 de maio de 2021

Viviane Bertol explica o que é AR Eletrônica e fala sobre os novos procedimentos de validação da ICP-Brasil

Drª Viviane Bertol, fala sobre os novos procedimentos da ICP-Brasil, panorama mundial de eIDs e sobre LGPD.

8 de abril de 2021

O que o futuro da segurança na Internet mantém em 2019 segundo especialistas da Sectigo – Ouça

Especialistas em identificação digital e criptografia da Sectigo se reúnem para traçar as principais questões sobre segurança na internet em 2019

21 de janeiro de 2019

Especialista indica que promulgação da LGPD e avanço da transformação de dados são aliados potenciais, mas necessitam de responsabilidade das empresas

Recentes casos de vazamento de dados acendeu – mais uma vez – o alerta de empresas de todos os portes e usuários quanto à segurança de dados e sua responsabilidade. 

Ao passo que a digitalização dos negócios é um caminho sem volta, a confiabilidade inerente a estes ainda aparenta ser uma pedra no sapato para companhias que lidam com um grande volume de dados.

A pergunta que fica é: como saber que meus dados estão seguros? E como posso proteger melhor os dados dos meus usuários? De acordo com Fernando Santos, especialista na área de regulação e segurança de dados na Certsys (empresa especializada em transformação digital nas esferas públicas e privadas), este debate deve ser fomentado o máximo possível, em um momento em que regulamentações e novas tecnologias mudam o panorama da segurança. 

Fernando Santos – Especialista na área de regulação e segurança de dados na Certsys

“Devemos refletir mais sobre a segurança de dados. Temos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sendo enfim promulgada, e empresas correndo para se adequar, valendo-se também dos novos processos de transformação digital, principalmente os que envolvem cloud, aumentando a capacidade de armazenamento, trazendo agilidade e de certa forma uma segurança maior do que nos modelos antigos de trabalho. Mas isso não se transforma automaticamente em um ciclo seguro de armazenamento de dados”, explica Santos.  

Segundo o especialista, a LGPD foi um importante passo para que as empresas pudessem fornecer a uma transparência sobre a manipulação dos dados dos usuários, mas que a adequação por parte das empresas, além da implementação de processos e soluções para a segurança dos dados, ainda é uma etapa fundamental para que possíveis vazamentos sejam evitados.

“É claro que não podemos prever ou mensurar o dano de um eventual ataque hacker. Mas podemos levantar barreiras e nos prepararmos para adversidades, que vão reduzir os danos em um eventual ataque. O uso responsável dos dados, coletando e tratando apenas o necessário, pelo período necessário, a implementação de ferramentas, alinhados às renovações de processo e ao apoio de consultorias especializadas na transformação interna é crucial”, continua o especialista. 

As punições prescritas na LGPD para este tipo de acontecimento são severas: advertência e multa de 2% do faturamento anual da empresa envolvida, mas limitada a R$ 50 milhões, medida que vale a partir de agosto de 2021.

“Não é mais uma questão de compliance ou simples modernização. As empresas, mesmo as já ‘consagradas’, precisam estar atentas e buscar ajuda se necessário. Quando falamos de dados pessoais, estamos falando de algo seríssimo. Não temos mais espaço para negligência e irresponsabilidade”, conclui Fernando Santos. 

Recentemente, a Certsys desenvolveu um produto que ajuda as empresas a se comunicarem sobre privacidade com seus clientes, garantindo sua transparência e demonstrando o compromisso com as informações tratadas.

Desde que a nova legislação foi promulgada, no ano passado, a companhia de tecnologia também atuou em mais de 15 projetos, apoiando seus clientes na jornada de adequação e possibilitando mais segurança nos tratamentos de dados. 

Sobre a Certsys

Fundada em 2007 na Universidade de São Paulo, a Certsys fornece soluções de tecnologia da informação com foco na Transformação Digital de empresas dos setores público e privado dos mais diversos segmentos. Com mais de dez anos no mercado, conta com grandes parceiros tecnológicos para realizar a transformação efetiva em negócios.

Como conciliar a LGPD e o uso de dados nas investigações corporativas?

Seus dados vazaram? Veja o que fazer

Vários aplicativos VPN vazaram dados de usuários

Siga o Crypto ID no Linkedin e acompanhe as atualizações sobre inovação e segurança da informação com foco em eIDs e Criptografia!