Últimas notícias

Fique informado

Entrevista com Luis Correia, da AET Europe, sobre o mercado ICP-Brasil

16 de outubro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

AET Europe: Comemora 25 anos de confiança digital

No 25º aniversário a AET Europe, apresenta nova identidade e visão de marca foi introduzida: Trust Accelerates Growth.

16 de novembro de 2023

Luis Correia, da AET Europe, dá entrevista ao Crypto ID sobre o mercado ICP-Brasil e sobre as soluções da empresa neste mercado e AR Eletrônica

Luis Correia, Business Development da AET Europe e Susana Taboas, Chief Operating Officer do CryptoID

Em entrevista ao Crypto ID, durante sua passagem no Brasil para participação no CERTFORUM 2023, Luis Correia, Business Development , da AET Europe, fala sobre o mercado ICP-Brasil e sobre as soluções da empresa neste mercado.

Crypto ID: A AET Europe é uma empresa líder global em soluções de segurança digital. Quais são os principais produtos e serviços da empresa?

Luis Correia: A AET Europe celebra seu 25º aniversário no mercado de segurança digital este ano. Vem sendo uma jornada de sucesso moldada pelo compromisso contínuo com a inovação e a busca constante da excelência na entrega de soluções de alta qualidade que proporcionam confiança digital aos nossos clientes. Nosso produto de destaque é o SafeSign, amplamente reconhecido como líder global no mercado de middleware criptográfico. O SafeSign é adotado em diversos setores, com forte presença em governo, saúde, defesa e financeiro.

Para ilustrar o impacto do SafeSign no Brasil, podemos observar os números recentes do mercado de ICP-Brasil, que mostram que existem atualmente mais de um milhão de eCPF e eCNPJ ativos no Brasil, protegidos pelo SafeSign. Esses certificados digitais desempenham um papel fundamental na garantia da identificação segura de profissionais como médicos, juízes, contadores e em uma ampla variedade de casos de uso que existem no Brasil. Essa ampla adoção contribui significativamente para a confiança digital tanto no Brasil quanto em âmbito global. Esse fato é motivo de grande orgulho para nós e, ao mesmo tempo, implica em uma considerável responsabilidade que assumimos com o mercado.

Nossos outros produtos são o BlueX e o ConsentID. O BlueX é uma plataforma dedicada à gestão completa do ciclo de vida de certificados digitais, permitindo que as organizações gerenciem eficientemente seus certificados com segurança e conformidade. No Brasil, o BlueX é utilizado pela Autoridade Certificadora PRODESP, no Estado de São Paulo.

O ConsentID viabiliza o uso de certificados digitais em dispositivos móveis, na nuvem ou localmente, proporcionando aos usuários maior flexibilidade e conveniência em suas operações digitais, nomeadamente autenticação segura e assinatura digital.

CryptoID: Considerando as várias iniciativas e projetos que AET Europe está envolvida, poderia compartilhar conosco algum caso recente em que a AET conseguiu impulsionar significativamente a segurança digital e a confiança de um cliente ou setor?

Luis Correia: Recentemente, implementamos o projeto Zorg-ID, voltado para o setor de e-Health, que se tornou a plataforma de autenticação e assinatura digital de todo o sistema de saúde holandês. Atualmente, a plataforma está integrada com mais de 140 provedores de serviços de saúde e efetuou 2,75 milhões de autenticações e 30 milhões de assinaturas digitais. Em 2023, demos início a uma nova fase do projeto, na qual, por meio do ConsentID, os usuários podem autenticar-se e assinar digitalmente utilizando seus celulares.

No domínio de e-Gov, também implementamos, recentemente, a identidade digital móvel para os cidadãos na Sérvia. Através do ConsentID, os cidadãos recebem um certificado digital qualificado emitido pelo governo e tornam-se ‘e-Citizens’. A partir desse momento, os cidadãos têm à sua disposição uma vasta gama de serviços no portal do governo, abrangendo áreas de saúde, acadêmicas, fiscais, benefícios sociais, entre outras. Desde o início deste ano, já foi adotado por mais de 500.000 cidadãos que realizaram 4,6 milhões de transações eletrônicas.

Estes projetos evidenciam nossa dedicação contínua à vanguarda tecnológica e nossa experiencia em fornecer soluções de segurança digital confiáveis, que satisfazem as necessidades globais em diversos setores. É vital sublinhar que todos os produtos da AET Europe cumprem, integralmente, os padrões de segurança mais rigorosos, tanto europeus quanto brasileiros, assegurando a confiabilidade e a segurança indispensáveis em um ambiente digital cada vez mais complexo.

Crypto ID: A AET Europe é um dos principais fornecedores da cadeia ICP-Brasil. Quais são os principais desafios e oportunidades da ICP-Brasil a seu ver?

Luis Correia: Vejo vários desafios para a ICP-Brasil, de diversas naturezas. Acredito que o maior deles seja como fazer este mercado, que já atingiu uma grande maturidade, continuar a crescer. Essa solução passará pela colaboração de todas as partes envolvidas: o regulador, o mercado, as empresas de tecnologia e a sociedade.

A questão normativa é fundamental para a continuidade das políticas e estratégias definidas, especialmente diante da permanente aceleração tecnológica global que vivemos. Adotar padrões internacionais de referência, como o eIDAS, é vital, pois permite que empresas de tecnologia que atuam globalmente desenvolvam tecnologias que atendem tanto o mercado global quanto o da ICP Brasil, beneficiando todo o ecossistema da ICP-Brasil.

Quanto ao mercado, o preço do certificado digital ainda é uma barreira, sendo crucial o papel das certificadoras, que já começam a explorar novos modelos de negócio, como a monetização pela utilização do certificado.

Para as empresas de tecnologia, como a AET Europe, o principal desafio é assegurar a entrega contínua de soluções que se adequem à dinâmica do mercado brasileiro e seus casos de uso, mantendo o nível de segurança e confiança que o mercado nos reconhece.

Na vertente social, deveria haver uma maior conscientização pública, não apenas sobre a segurança do certificado digital, mas também acerca do impacto social positivo que ele proporciona. Os casos de uso de certificação digital existentes no Brasil, por serem referência global, deveriam ser ainda mais divulgados.

Crypto ID: O ITI está propondo uma série de alterações normativas para a ICP-Brasil. Quais são suas opiniões sobre essas propostas?

Luis Correia: As propostas do ITI são positivas e representam um passo importante para a evolução da ICP-Brasil. As mudanças irão melhorar a segurança e a confiabilidade da ICP-Brasil, tornando-a mais atraente para os usuários e contribuindo para o desenvolvimento do governo eletrônico e da economia digital no Brasil. Em particular, a AR Eletrônica e a implementação do Selo Eletrônico são mudanças importantes que irão simplificar e tornar mais eficiente o processo de identificação digital das pessoas jurídicas.

Crypto ID: A AET Europe está preparada para as mudanças propostas pelo ITI?

Luis Correia: Sim, a AET Europe está preparada para as mudanças propostas pelo ITI. Nossas soluções são compatíveis com as novas normas, e estamos prontos para oferecer suporte às novas funcionalidades, como o selo eletrônico.

Crypto ID – Você deve ter observado, pelos números apresentados pelo ITI durante o CertForum 2023, o aumento de certificados digitais em nuvem. Em sua visão, quais são as vantagens dos certificados em nuvem?

Luis Correia: A implementação do certificado em nuvem é um excelente exemplo da sinergia que deve existir entre os entes da ICP-Brasil, conforme mencionei anteriormente. O mercado demandava uma tecnologia que permitisse a utilização do certificado digital de forma mais ágil e no local mais conveniente para o usuário, que é o seu celular. O ITI ouviu, criou regulamentação, e as empresas de tecnologia se mobilizaram, desenvolvendo soluções seguras que atendessem esses requisitos. Em relação ao aumento, estamos presenciando, finalmente, a decolagem do certificado em nuvem e, certamente, ainda assistiremos a um grande aumento nos próximos anos. Observo que o mercado já oferece modelos de negócio ajustados à nuvem, o que também é muito positivo.

Crypto ID: Para terminar, a AET Europe é fornecedor de soluções para a emissão do selo digital na Europa seguindo o eIDAS?

Luis Correia: Sim, a AET Europe é fornecedora de soluções para a emissão do selo digital na Europa, seguindo as normas eIDAS e CEN/TS 419261:2015. Essas soluções são usadas tipicamente por TSP’s – Trust Service Providers, governos, empresas públicas e, também, em organizações privadas.

Saiba tudo sobre o Certificado de Atributo, a credencial mais versátil do mercado para autenticação eletrônica.

AET Europe lançou uma nova versão do SafeSign Identity Client – versão 4.0.0.0

AET Europe anuncia atualização do seu sistema de gestão de identidades eletrônicas – BlueX 8.0.0

Aet Europe anuncia o Release of BlueX 8.1.0

Sobre a AET Europe

AET EUROPE SLOGAN

AET Europe é líder global na área de soluções de segurança digital.

Fundada em 1998, é especializa na criação de soluções seguras em identificação, autenticação, assinatura digital, consentimento e gerenciamento de credenciais

Fornecemos soluções de segurança para identificação de usuários, autenticação e assinaturas digitais. Outras informações https://aeteurope.com

Leia outros excelentes artigos da AET Europe aqui!