Últimas notícias

Fique informado

ITI homologa chip criptográfico para equipamento IoT

29 de janeiro de 2021

Spotlight

FEBRABAN TECH traz renomados keynotes internacionais e nacionais para a edição 2022

Ban Ki-moon, Paul Krugman, Makaziwe Mandela, Ilan Goldfajn, Roberto Campos Neto e o ex-jogador Cafu estão entre os destaques do tradicional evento de tecnologia, que ocorre de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo

3 de agosto de 2022

Primeiros cidadãos do país têm acesso ao RG digital no Acre

Documento de identificação dos brasileiros já está disponível digitalmente no aplicativo GOV.BR

3 de agosto de 2022

IDENTITY WEEK 2022 – O mais importante evento de Identidade e Autenticação nos USA

Identity Week: Como autenticar ou identificar cidadãos, consumidores e funcionários, em domínios físico, digital e móvel?

28 de julho de 2022

CISO Forum Brazil 2022 acontece 100% on line com o apoio do CRYPTO ID

CISO Forum Brazil 2022, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022 de forma 100% online.

25 de julho de 2022

Diversidade, metaverso, blockchain e formato de trabalho presencial são as principais tendências do Vale do Silício

Empresas e negócios devem absorver essas tendências que hoje estão no centro das discussões sobre inovações no mundo

14 de julho de 2022

NIST anuncia os primeiros quatro algoritmos criptográficos resistentes ao computador quântico

Os 4 algoritmos de criptografia selecionados farão parte do padrão criptográfico pós-quântico do NIST.

6 de julho de 2022

Novo dispositivo criptográfico homologado pelo ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) homologou o primeiro microcontrolador criptográfico para uso geral, no modelo da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

O chip criptográfico permite a utilização do certificado digital diretamente em aparelhos do tipo IoT (Internet of Things), e com isso agregar segurança para objetos ou “coisas” conectados à Internet.

Esse dispositivo tem aplicabilidade imediata para Objetos Metrológicos (OM), utilizados na geração de registros de medição legal, os quais são regulados pelo INMETRO, bem como em outros tipos de equipamentos que venham requerem maior resiliência contra fraudes.

O dispositivo microcontrolador é um chip que armazena o certificado digital localmente, com segurança para uso de acordo com as exigências internacionais e os normativos da ICP-Brasil para módulos criptográficos.

A solução permite levar a tecnologia de criptografia para quaisquer equipamentos independentemente do produto ou aplicação, com o objetivo entre outros de coibir fraudes ou acesso indevido.

O dispositivo do tipo Chip Criptográfico ” Infineon Security Controller SLE78 M7892 “, Modelo “IFX JCOS Ed. 1 – SafeSign IC“, fabricante INFINEON, da empresa INFINEON TECHNOLOGIES SOUTH AMERICA LTDA.

O equipamento foi avaliado pelo Laboratório de Ensaios e Auditoria – LEA – LSI-TEC, com relação aos requisitos técnicos de segurança e interoperabilidade descritos em plano de ensaios específico, considerando o Nível de Segurança de Homologação NSH1, e apresentou-se em conformidade com tais requisitos, conforme Relatório de Ensaio nº 0000/INFINEON-01, emitido em 04/03/2020.

O equipamento avaliado está homologado pelo ITI, no Nível de Segurança de Homologação 1, em estrita observância à legislação aplicável, atendendo em especial aos seguintes normativos:

I – Regulamento para Homologação de Sistemas e Equipamentos de Certificação Digital no Âmbito da ICP-Brasil -v.3.0 (DOC-ICP-10) – aprovado pela Resolução 96 do Comitê Gestor da ICP-Brasil, em 27.09.2012;

II – Estrutura Normativa Técnica e Níveis de Segurança de Homologação a serem utilizados nos Processos de Homologação de Sistemas e Equipamentos de Certificação Digital no âmbito da ICP-Brasil – v 3.0 (DOC-ICP-10.02) – aprovado pela Instrução Normativa 08-2010 do ITI, em 01.10.2010;

III – “Padrões e Procedimentos Técnicos a Serem Observados nos Processos de Homologação de Equipamentos Criptográficos Não Contemplados em Manual de Conduta Técnica Específicos.” – v 1.0 (DOC-ICP-10.08)

A homologação da solução foi publicada no Ato Declaratório Executivo nº 1/2021 no Diário Oficial da União de 26 de janeiro.

Com informações do ITI

Leia as publicações dos maiores players do mercado de Certificação Digital ICP-Brasil

AARB | AET EUROPE | ANCD | ATID | BRY TECNOLOGIA | CERTISIGN | CERTIFICAMINAS | DINAMO NETWORKS | ITI | QUALITYCERT | PRONOVA | SAFEWEB | SOLUTI | VALID