Rockwell Automation mostrou como está ajudando a indústria a transformar exigências regulatórias de cibersegurança
Com exigências regulatórias de cibersegurança cada vez mais rígidas em todo o mundo, o setor industrial enfrenta pressão para modernizar padrões de segurança e garantir presença nas cadeias de suprimentos globais.
Mas traduzir novas exigências à realidade do chão de fábrica ainda é um desafio complexo. Os impactos dessa transformação, no Brasil e no exterior, foram destaque na Automation Fair 2025, o principal evento mundial de inovação para a indústria.
Na indústria, cada operação tem suas próprias prioridades e tolerância a riscos quando o assunto é segurança cibernética. “Todo cliente com quem converso tem uma ideia diferente do que risco significa para o seu negócio,” afirma Ryan Zahn, Gerente Técnico da Rockwell Automation, maior empresa do mundo dedicada à automação industrial e transformação digital.
A complexidade de combinar necessidades únicas com novas regulações, aliada ao crescimento das ameaças cibernéticas, levou a Rockwell Automation a criar o SecureOT, uma plataforma que oferece personalização de regras e prioridades de segurança combinada com monitoramento em tempo real de equipamentos e operações no chão de fábrica.

“Com o SecureOT, garantimos uma personalização da estratégia de segurança cibernética que acompanha a integração contínua entre IT e OT e as novas regulações ao redor do mundo,” explica Maria Else, Gerente de Produtos Sênior da Rockwell Automation para projetos de cibersegurança.
Um dos diferenciais do SecureOT é seu design agnóstico, que permite a integração da plataforma com equipamentos industriais de diferentes fabricantes. Essa abordagem, oferece uma cobertura abrangente capaz de fornecer informações e alertas de segurança em tempo real para empresas do setor.
“Tudo que fazemos é modular e escalável. Não importa o tamanho ou complexidade da operação, o SecureOT é projetado para ser modular e adaptado para os objetivos do negócio,” explica Else.
A plataforma permite que clientes ajustem fórmulas de risco, selecionando entre 47 fatores de risco pré-configurados ou criando cálculos personalizados baseados em prioridades operacionais. A abordagem permite uma visibilidade unificada de todo o chão de fábrica para o gerenciamento efetivo de riscos, incluindo suporte a sistemas legado, afirma Else.
Rockwell lidera a transição da indústria para era de cibersegurança regulatória
A rápida adequação a novas regulações tornou-se pré-requisito para competitividade na indústria.
Na Europa, o Network and Information Security Directive (NIS2) ampliou significativamente o escopo de setores que devem cumprir requisitos obrigatórios de segurança cibernética, incluindo setores da manufatura, com aplicação de multas em caso de não conformidade.
Já a Lei de Resiliência Cibernética, prevista para entrar em vigor em 2027, obrigará que qualquer produto com elementos digitais, incluindo equipamentos industriais, seja projetado, mantido e atualizado com segurança contínua, responsabilizando fabricantes por vulnerabilidades não corrigidas.
A abordagem da Rockwell para cibersegurança industrial é embasada em mais de um século de experiência em automação industrial, além de 30 anos de expertise especializada em cibersegurança para operações na indústria.
“Estamos na automação industrial há mais de 100 anos, por isso entendemos o que é construir um ambiente, como mantê-lo, gerenciá-lo e, principalmente, como protegê-lo,” concluiu Else.
A 34ª edição da Automation Fair reuniu mais de 15 mil profissionais da indústria global entre os dias 17 e 20 de novembro em Chicago, nos Estados Unidos. Neste ano, a feira destacou o papel do setor para a sustentabilidade global e na formação da mão de obra para a indústria do futuro.
Sobre a Rockwell Automation
Rockwell Automation, Inc. é uma empresa global em automação industrial e transformação digital. Conectamos a imaginação das pessoas com o potencial da tecnologia para expandir o que é humanamente possível, tornando o mundo mais produtivo e sustentável. Com sede em Milwaukee, Wisconsin, a Rockwell Automation emprega cerca de 26 mil solucionadores de problemas dedicados a clientes em mais de 100 países a partir do final do ano fiscal de 2025.
Rockwell Automation lança SecureOT Solution Suite, solução que fortalece a cibersegurança industrial
Indústria de Manufatura sob ameaça: ataques cibernéticos comprometem operações e custam milhões
Setor de manufatura amadurece o uso de IA e reduz riscos, aponta pesquisa
Eventos que moldam o futuro da confiança digital
Estamos presentes nos principais palcos de tecnologia do Brasil e do mundo. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para o fortalecimento do ecossistema. Por isso, nossa cobertura destaca tendências, soluções, especialistas e empresas que lideram essa transformação.
Acompanhe os principais eventos do setor. Confira aqui!
CONTEÚDO SOBRE CYBERSEGURANÇA E TECNOLOGIA OPERACIONAL NO SETOR INDUSTRIAL VOCÊ LÊ NO CRYPTO ID. ACESSE E CONFIRA!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























