Prefeito retorna nesta terça (13/05) após intensa agenda com empresas e investidores do Vale do Silício para apresentar o projeto Rio AI City
O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, concluiu nesta segunda-feira (12/5) uma intensa agenda oficial na Costa Oeste dos Estados Unidos, com passagens por Los Angeles, São Francisco, Seattle e Washington DC.
A missão teve como principal objetivo atrair investimentos internacionais em tecnologia e promover o projeto Rio AI City junto a empresas e investidores do Vale do Silício. Paes chega ao Rio nesta terça, 13/05.

A viagem foi marcada por reuniões com os principais representantes da Big Tech, além de participação em eventos públicos voltados à promoção institucional da cidade. O saldo foi considerado positivo, com forte interesse de atores internacionais em visitar o Rio para avaliar oportunidades de investimento em tecnologia.
Entre os destaques, houve alinhamento com Google, Microsoft, NVIDIA e Amazon sobre infraestrutura de nuvem, governança de inteligência artificial e projetos-piloto de inovação urbana. As conversas também abriram caminho para parcerias no projeto Rio AI City.
Em um painel em Stanford com Alessandro Lombardi, presidente da Elea Data Centers, maior plataforma de infraestrutura de TI sustentável do Brasil, foi anunciada oficialmente a parceria entre a Elea e a Prefeitura do Rio para a criação da Rio AI City.
O projeto, que prevê a instalação de um campus de data centers na região da Barra Olímpica, terá capacidade energética inicial de 1,5 GW, podendo chegar a 3,2 GW. A infraestrutura será abastecida por energia renovável e contará com sistemas de refrigeração sem uso de água. A expectativa é de geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos e movimentação de mais de US$ 60 bilhões na próxima década na região.

“Estamos orgulhosos em construir a Rio AI City — um projeto que posiciona o Rio de Janeiro e o Brasil no protagonismo tecnológico global. Inserido nas iniciativas de revitalização urbanística da cidade, o projeto será um ecossistema inteligente, gerador de alto valor em infraestrutura de TI, inovação e sustentabilidade”, avalia Alessandro Lombardi.
O prefeito também participou de um encontro organizado pela Câmara Americana de Comércio, ao lado do Ministro das Finanças, Fernando Haddad, onde falou sobre facilidades fiscais para investimentos em data centers e sobre a importância do alinhamento entre as esferas municipal e federal para a realização de projetos de infraestrutura em inovação. Outro momento importante da missão foi a participação de Paes no painel “Rio de Janeiro: Latin America’s Silicon Valley”, na Universidade de Stanford.
Ao lado de nomes como John L. Hennessy, presidente do conselho da Alphabet Inc., e Matt Velloso, vice-presidente de produto da Google DeepMind, o prefeito apresentou a visão por trás do Rio AI City, destacando os avanços em infraestrutura, conectividade e formação de talentos no Rio.
Reuniões com empresas do Vale do Silício
Durante a série de reuniões ao longo da missão, o prefeito Eduardo Paes se encontrou com executivos do Google, destacando o Rio de Janeiro como um destino estratégico para a instalação de data centers. A empresa, referência global em inteligência artificial e sustentabilidade por meio da plataforma Google Cloud (GCP), demonstrou interesse no potencial da cidade como novo hub tecnológico.
Paes também reuniu-se com lideranças da NVIDIA, onde discutiu-se a possibilidade de inclusão do Rio no programa global AI Nations, voltado ao apoio a governos na formulação e implementação de políticas públicas de inteligência artificial, além do aprofundamento de colaborações com o Deep Learning Institute (DLI), da própria NVIDIA.
A missão também envolveu reuniões com David Levy, vice-presidente mundial do setor público da Amazon Web Services (AWS), e Michael Greenwald, chefe global de Inovação Financeira e Ativos Digitais da empresa. A pauta incluiu a apresentação do projeto Rio AI City, a iniciativa Mata Maravilha e uma agenda de serviços digitais voltados a demandas urbanas. Outro encontro relevante foi com o Chief Commercial Officer da Commonwealth Fusion Systems, voltado ao desenvolvimento de soluções de energia limpa para abastecimento de data centers no Rio.
Esses diálogos estratégicos consolidam o posicionamento do Rio de Janeiro como protagonista global na inovação urbana, na transição energética e na economia digital sustentável, em colaboração com os principais atores da tecnologia mundial.
Elea anuncia a Rio AI City, projeto para impulsionar a Inteligência Artificial no mundo
NetApp maintains push to data management for AI
Conheça mais artigos e notícias sobre Infraestrutura!

GOVERNO E TECNOLOGIA
Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.
Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!
Inteligência editorial que orienta cenários estratégicos

Desde 2014, o Crypto ID oferece conteúdo editorial sobre tecnologia, segurança e regulação. Provocamos reflexão que sustentam decisões.