Últimas notícias

Fique informado

90% das pessoas têm dificuldade com leitura de contratos e a AI é a solução

27 de novembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

À medida que o mundo se torna cada vez mais orientado pela tecnologia, novas soluções têm emergido para auxiliar diversas atividades que, tradicionalmente, são permeadas por alguns entraves. No campo jurídico, inúmeras pessoas enfrentam dificuldades ao tentar entender contratos repletos de termos, linguagem pouco acessível e cláusulas complexas.

Por Rafael Figueiredo

Rafael Figueiredo, CEO e Fundador da D4Sign

Uma pesquisa recente conduzida pela Bits, empresa especializada em legal design, revelou que a maioria dos entrevistados — tanto leigos quanto advogados — preferem documentos jurídicos mais acessíveis e com linguagem simplificada.

No levantamento, 96% dos entrevistados declararam que os documentos jurídicos precisam ser melhores, enquanto 90% afirmaram que a linguagem utilizada deveria ser mais simples.

A má leitura dos contratos gera sérios riscos para os signatários, podendo levar a interpretações errôneas das cláusulas contratuais, o que resulta em ações que não estão de acordo com as  intenções originais das partes envolvidas.

Além disso, a problemática também coloca em risco as relações comerciais, visto que a má interpretação das cláusulas pode causar problemas de conformidade, multas e penalidades legais, afetando negativamente a reputação e estabilidade das organizações.

A complexidade dos documentos pode criar barreiras significativas para as pessoas entenderem seus direitos e responsabilidades, levando a mal-entendidos e litígios desnecessários e contribuindo para a falta de transparência e confiança nas transações legais.

Neste cenário, a IA está se tornando uma solução crucial para auxiliar a leitura e análise de contratos.

Temos funcionalidades que utilizam essa tecnologia para destilar documentos extensos em resumos claros e concisos. Com isso, é possível antecipar informações importantes que estão espalhadas pelo material e destacar seus pontos-chave. Imagine receber um contrato de várias páginas e, em questão de minutos, compreender os direitos, deveres, condições e implicações, tudo apresentado de forma fácil de entender.

A utilização de chatbots alimentados por IA também é outra novidade presente no software de assinatura eletrônica. A ideia da ferramenta é desmistificar as dúvidas dos leitores no que diz respeito aos termos jurídicos e às cláusulas presentes nos documentos.

Os chatbots fornecem esclarecimentos e informações adicionais, respondendo de forma imediata as perguntas feitas pelos signatários. Além de ajudar o leitor, o recurso também tem o potencial de acelerar o processo de negociações, visto que as dúvidas são tiradas de forma instantânea.

As pessoas precisam compreender plenamente o que estão assinando e, ao tornar os contratos mais compreensíveis e acessíveis, estamos capacitando indivíduos e empresas a tomarem decisões mais conscientes. Porém, é preciso ter em mente que a IA não pode substituir a expertise de um advogado e deve ser utilizada somente como uma ferramenta de apoio e otimização.

Sobre a D4Sign

A D4Sign é uma plataforma de assinatura eletrônica e digital de documentos 100% brasileira. Rápida, segura e juridicamente válida, que pode ser usada em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. Na plataforma, é possível usar templates em Word/HTML, discutir minutas de contratos, enviar contratos em lotes personalizados, assinar e autenticar a assinatura via Certificado Digital, WhatsApp, SMS, e-mail, PIX, selfie e até vídeo-selfie. Após assinados, os documentos são guardados em um cofre no qual só o proprietário tem acesso. Usada por 500 mil empresas, entre elas Mercado Livre, Unimed, PicPay, Stone, Linx e GRUAirport, a D4Sign também é a única plataforma com integração de dados junto ao Governo Federal e pioneira em oferecer o PIX como ponto de autenticação de assinatura eletrônica. Desde a criação, mais de 80 milhões de documentos foram processados na plataforma, que reduziu em 80% os custos com assinatura e tornou o processo 97% mais rápido que os métodos tradicionais.

Acompanhe os principais conteúdos sobre Inteligência Artificial!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!