A IA é uma forte tendência para trazer para novo patamar o atendimento ao cliente, um ponto crítico para empresas dos mais variados setores
Por Rubens Netto, COO da 8D Hubify
Uma pesquisa realizada pela Consultoria McKinsey mostra que 53% das empresas brasileiras estão adotando ou planejando adotar tecnologias de inteligência artificial (IA), enquanto 57% dos brasileiros afirmam que produtos e serviços com IA tem mais benefícios do que desvantagens (Atlantico).
Essa tecnologia é uma forte tendência para trazer para um novo patamar o atendimento ao cliente, um ponto crítico para as empresas dos mais variados setores. A IA pode ser uma ferramenta que eleva a qualidade, agilidade e personalização dos serviços. Uma pesquisa da PwC apontou que 45% dos executivos brasileiros veem a automação do atendimento ao cliente como uma das principais aplicações da IA.
Automatizar o atendimento não tem aplicabilidade no nosso contexto (Atendimento Mid ou High Touch), porém estamos tendo ganhos com a implantação dessa tecnologia na 8D Hubify.
Desde o primeiro contato, construímos uma I.A personalizada para cada cliente a, alimentada com informações relevantes sobre o mesmo e que nos permitem oferecer um suporte preciso e ágil na comunicação e na revisão de materiais.
Essa abordagem não apenas proporciona um assistente virtual adaptado às necessidades específicas de cada cliente, mas também melhora significativamente a experiência.
Os resultados iniciais das ações que envolvem IA têm sido promissores. Evitamos soluções prontas, concentramos nosso trabalho em adaptar as ferramentas de IA ao nosso contexto específico. E os nossos investimentos devem se concentrar ainda mais nesse setor.
Mas essa é uma tendência já observada por grandes consultorias, como a IDC, que prevê que os gastos com IA no país devem crescer a uma taxa anual de 29,5%, alcançando US$ 3,8 bilhões até 2024, o que evidencia a crescente importância dessa tecnologia no mercado.
Acompanhamento e otimização contínua
Um ponto importante, porém, é não acreditar que basta fazer a implantação de uma ferramenta de Inteligência Artificial para acompanhar o que todo mundo está fazendo. Nós acompanhamos de forma rigorosa, com uma especialista dedicada a gerenciar e otimizar a inteligência aplicada em cada projeto, com uma rotina semanal de atualização de dados e feedbacks.
Esse ciclo de melhoria contínua garante que o aprendizado acumulado pelas máquinas seja constantemente refinado, aumentando a precisão da IA e enriquecendo a personalização do nosso serviço.
A personalização é um diferencial competitivo que precisa ser entendido pelas empresas. Só para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Salesforce, 70% dos consumidores brasileiros consideram a personalização uma expectativa fundamental em suas interações com as marcas. Na 8D Hubify, a IA não é genérica, cada solução é customizada para atender às características únicas de cada cliente, resultando em entregas mais alinhadas às expectativas.
Além disso, temos um foco em expandir o uso da IA em áreas além das entregas textuais e revisões, buscando novas oportunidades de otimização, como a inserção de ferramentas utilizando IA para acompanhar o atendimento ao cliente e acompanhamento de reuniões, mas estamos na fase de uma rigorosa avaliação de segurança e dados e, avançando, será algo sempre alinhado e consentido elas partes envolvidas
Um olhar focado para o futuro
O foco está em identificar atividades e processos que podem ser otimizados para gerar os maiores ganhos. A IA e a automação não visam substituir pessoas ou acelerar o trabalho a qualquer custo, mas sim libertar nossas equipes de tarefas repetitivas e de baixo valor agregado. Essa filosofia nos permite concentrar nossos esforços em atividades mais significativas e que gerem valor, promovendo um ambiente de trabalho produtivo e criativo.
Nosso objetivo na 8D Hubify é estar de fato na vanguarda da integração da inteligência artificial na jornada do cliente, consolidando um modelo a ser seguido no mercado. A combinação de tecnologia personalizada com uma abordagem estratégica para a otimização de processos não apenas melhora a experiência do cliente, mas também nos prepara para enfrentar os desafios futuros com confiança e inovação.
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