Personalização das interações, suporte contínuo por meio de chatbots e análise preditiva são apenas algumas das inovações que estão aprimorando a jornada dos profissionais com ambientes de trabalho mais colaborativos e engajadores
A Inteligência Artificial (IA) está reescrevendo as regras do jogo no mundo corporativo, e uma das frentes mais promissoras tem sido a transformação no perfil de gestão em relação a experiência do colaborador.
Em um cenário em que o bem-estar é visto como uma peça-chave para a produtividade, a tecnologia tem se mostrado indispensável na criação de ambientes mais acolhedores, eficientes e personalizados.
Uma das grandes mudanças proporcionadas pela IA é a capacidade de antecipar as necessidades dos profissionais. Sistemas baseados em machine learning analisam dados comportamentais, identificam padrões e oferecem insights que permitem às empresas prever problemas, como a insatisfação com o trabalho, antes mesmo que se manifestem. Com isso, gestores podem tomar decisões mais assertivas e prevenir quedas de engajamento ou aumento de turnover.
Isso porque o uso da ferramenta permite identificar e compreender relações complexas entre fatores concretos, como remuneração, qualidade da comunicação e oportunidades de crescimento e indicadores amplos, como engajamento, intenção de permanência e expectativas dos colaboradores.
Por meio da análise de grandes volumes de dados, os algoritmos podem revelar correlações e padrões invisíveis a métodos tradicionais.
Exemplificando, a análise pode demonstrar como a percepção de justiça na remuneração afeta a intenção de permanência em diferentes níveis hierárquicos ou como uma comunicação interna mais clara e personalizada pode elevar o engajamento em equipes remotas.
Além disso, a solução também identifica quais dimensões da experiência do colaborador têm maior impacto no desempenho e na satisfação geral. Por exemplo, se os dados revelam que a percepção de oportunidades de crescimento é o maior impulsionador do engajamento, a empresa pode alocar recursos em programas de desenvolvimento e planos de carreira – assegurando que as ações tenham o máximo de retorno tanto para a organização quanto para os trabalhadores.
No entanto, vale lembrar que, apesar dos inúmeros benefícios, tal recurso apresenta desafios importantes. Matheus Ferreira, sócio-fundador da 7D Analytics, explica que uma das principais adversidades desta jornada está na correta interpretação das análises geradas pela Inteligência Artificial e na validação de seus impactos.
“Muitas organizações enfrentam dificuldades para traduzir os dados em insights acionáveis e prever os efeitos dessas mudanças nos processos existentes. Por isso, é essencial adotar ciclos piloto para verificar, em um ambiente controlado, como as soluções impactam as operações e quais ajustes podem ser necessários antes da implementação em larga escala”, pontua Ferreira.
Garantir a privacidade dos dados coletados e utilizados nos processos de análise também é um outro fator que exige atenção, segundo o especialista. “Empresas que pretendem adotar essas tecnologias precisam investir em políticas claras e éticas para proteger os direitos de seus funcionários. Isso inclui a criação de procedimentos de consentimento informados, onde os profissionais saibam exatamente como seus dados serão utilizados e tenham a possibilidade de optar por participar ou não de determinadas iniciativas”.
“As práticas de análise devem sempre garantir que os dados sejam tratados de forma agrupada, evitando qualquer possibilidade de exposição indevida. Desta maneira, é possível identificar padrões e comportamentos de forma precisa, sem comprometer a segurança ou a identidade dos participantes. Isso promove um ambiente de pesquisa mais transparente e ético, onde os dados são usados de maneira realmente responsável e em conformidade com as melhores práticas de governança”, ressalta o especialista.
Neste contexto, o mercado de soluções para Recursos Humanos tem apresentado ferramentas cada vez mais inteligentes e estratégicas, impulsionadas pela IA. De acordo com Ricardo Nobrega, CEO e sócio da Intelligenza IT (HR Path Brasil), sistemas como o SAP SuccessFactors oferecem uma gama de funcionalidades robustas que integram informações de diversas áreas da empresa.
“Esse fluxo contínuo de dados contribui para a criação de uma cultura organizacional mais colaborativa e flexível. Ao combinar inteligência emocional com a artificial, a ferramenta torna o caminho de tomada de decisões mais humanizado, o que pode fortalecer o vínculo do funcionário com a empresa”.
“Porém, o verdadeiro sucesso dessa revolução digital no RH está em construir uma relação de confiança entre a inovação e o ser humano. O futuro da gestão de colaboradores será baseado na sinergia entre a precisão das máquinas e a empatia das pessoas, garantindo que a IA se torne uma parceria poderosa no aprimoramento contínuo das experiências, tanto no ambiente de trabalho quanto nas interações diárias”, conclui Nobrega.
Sobre a Intelligenza IT
A Intelligenza IT é uma consultoria brasileira que entrega projetos para as áreas de Gestão de Pessoas com o uso das tecnologias dos fabricantes SAP, WorkForce Software e Qualtrics. Com mais de 16 anos de experiência e 250 profissionais, já atendeu mais de 200 empresas e 1.500 projetos em 21 regiões ao redor do globo.
Sobre a 7D Analytics
A 7D Analytics é especialista em solucionar problemas de alta complexidade, combinando expertise em negócios com Data Analytics para apoiar decisões estratégicas. A empresa desenvolve modelos matemáticos e soluções baseadas em dados e tecnologia, livres de vieses, para desafios que exigem precisão e inteligência.
Entrevista com diretor da NVIDIA sobre o futuro da Inteligência Artificial (IA)
Roubo de identidade e desinformação: NordVPN revela os novos desafios para CIOs em 2025
Inteligência Artificial e o futuro da codificação: A próxima era do desenvolvimento de software
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!