O canal do whatsapp que possui inteligência artificial é o favorito dos consumidores para ofertas, aponta pesquisa da Sinsh
O consumidor brasileiro deve movimentar intensamente o varejo neste fim de ano. Segundo pesquisa global da Sinch, empresa mundial em comunicação omnichannel, 45,4% dos brasileiros afirmam que pretendem gastar mais nas compras de Natal e Ano-Novo em comparação a 2024, percentual significativamente superior à média global, que é de 31,5%. O cenário confirma o aumento do otimismo e reforça a importância de estratégias digitais eficientes para as marcas que desejam capturar essa demanda.
A pesquisa revela ainda que, no Brasil, o WhatsApp permanece como o canal preferido para receber promoções natalinas, citado por 60% dos respondentes. A familiaridade, a sensação de proximidade e a rapidez na resposta tornam o aplicativo o ambiente ideal para marcas que buscam maior conversão e engajamento. Já o RCS (Rich Communication Services), apesar de avançar globalmente, ainda está em fase inicial de adoção no país.
Outro dado que reflete a maturidade digital do consumidor brasileiro é que 56,6% dos entrevistados afirmam confiar igualmente nas recomendações de produtos feitas por chatbots de IA e por pessoas reais, índice que supera a média global de 46%. A abertura para interações inteligentes mostra que o brasileiro está disposto a incorporar a IA em suas decisões de compra, desde que a experiência seja fluida, clara e útil.
A preferência por conteúdos mais visuais também se destaca. Globalmente, 47% dos consumidores afirmam preferir mensagens ricas — com imagens, botões e links — em vez de textos simples, indicando uma mudança na expectativa por comunicações mais imersivas e orientadas à ação. No Brasil, esse número sobe ainda mais: 71% dizem que imagens aumentam o interesse por uma oferta, reforçando o impacto que elementos visuais têm nas decisões de compra do público brasileiro.

Para a Sinch, o Natal de 2025 representa uma oportunidade única para as marcas explorarem experiências conversacionais mais completas. “O consumidor brasileiro quer conveniência, clareza e personalização. Canais como o WhatsApp, aliados a conteúdos visuais e interativos, tornam a jornada mais fluida e aumentam significativamente as chances de conversão”, afirma Mario Marchetti, diretor-geral da Sinch na América Latina.
Com a ascensão da inteligência artificial, a mensageria rica e o uso estratégico de canais móveis, a Sinch destaca que as empresas que combinarem personalização, agilidade e formatos atraentes terão vantagem competitiva no período mais aquecido do varejo. A mensagem é clara: no Natal de 2025, a experiência conversacional será tão importante quanto a própria oferta.
Sobre a Sinch
A plataforma de comunicação em nuvem da Sinch permite que as empresas cheguem a todos no planeta, em segundos ou menos, através de mensagens móveis, e-mail, voz e vídeo. Mais de 150 mil empresas, incluindo muitas das maiores empresas e operadoras móveis do mundo, usam a plataforma de tecnologia avançada da Sinch para se envolver com seus clientes. A Sinch tem sid o rentável e tem crescido rapidamente desde sua fundação em 2008. Está sediada em Estocolmo, Suécia, e tem presença local em mais de 60 países.
Empresas aceleram segurança com IA, mas expõem vulnerabilidades na proteção de dados
96% das organizações lutam para proteger o fator humano na era da IA
IA só converte quando parece “gente”, afirmam especialistas
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























