A inteligência artificial poderá ser utilizada por qualquer empresa para aprimorar seus produtos e serviços
Por D.J. Castro
Em 2022, vimos o surgimento de muitas iniciativas utilizando a inteligência artificial (IA) como base.
As mídias sociais foram tomadas por exemplos de imagens criadas por sistemas generativos como o Midjourney, Dall-E, Stable Diffusion e outros.
Imagine apenas descrever textualmente uma imagem e a ferramenta entregá-la perfeitamente pronta. É isso que acontece.
Várias plataformas para geração de textos também surgiram, como Jasper, Writer e Copy.AI.
E, recentemente, foi lançado o ChatGTP, que mostrou um novo salto de utilidade, com a possibilidade de gerar inclusive linhas de código de software e interagir com dados da internet.
Essas novas tecnologias abrem uma ampla gama de possibilidades, como a criação de textos curtos e imagens específicas, o envolvimento estratégico em ações de marketing e comunicação e até mesmo o desenvolvimentode novos modelos de negócios baseados nas novas ferramentas e capacidades.
A inteligência artificial poderá ser utilizada por qualquer empresa para aprimorar produtos e serviços.
Mas, para funcionar efetivamente, precisa ser vista como um ativo estratégico e não apenas como um gimmick para gerar interação e likes nas mídias sociais.
As possibilidades de geração de negócios são reais e demandam um olhar atento e profundo. Ainda há muito a ser feito e os resultados podem ser revolucionários.
Ao mesmo tempo, é preciso ter a compreensão de que a tecnologia, por si só, não resolve nada sozinha.
As novas tecnologias são meios para atender demandas humanas, construindo e entregando valor que faça sentido para as pessoas.
A inteligência humana usando a inteligência artificial para transformar negócios. Quem compreender e aplicar esses conceitos, poderá dar um verdadeiro salto para o futuro.
Sobre o autor
D.J. Castro tem mais de 30 anos de experiência em publicidade e marketing e acredita que os segmentos sãofundamentais para a inovação real das empresas. É especialista em Marketing e Gestão de Negócios, consultor de gestão de marcas e marketing estratégico na Nexia Branding, e fundador e palestrante da Tsunami Lab. Foi sócio em empresas de marketing em São Paulo e Santa Catarina e já desenvolveu projetos para startups e marcas de atuação nacional como Natura, Estadão, Americanas.com, Unibanco, Bradesco Seguros, Telemig Celular, Amazônia Celular e Audi.
Atualmente é vice-coordenador do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Blumenau, diretor de marketing do Conselho Estadual de Núcleos de Inovação (CENI), conselheiro do SC Criativa, investidor-anjopela SC Angels e mentor dos programas de incubação do Instituto Gene e do Centro de Inovação de Blumenau.
O gargalo da Inteligência Artificial no setor financeiro brasileiro
Inteligência Artificial ajuda professores e alunos no Ensino Superior
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.